Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marília Franceschinelli de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rosa, Maurício
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2876
Resumo: Esse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramos que o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticas em suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professories de matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social.  
id SBEM_MAT-1_247075e2b9b72fe755d6c56dd263ec3b
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2876
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadoraEsse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramos que o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticas em suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professories de matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social.   Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/287610.37001/emr.v26i71.2876Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 71 (2021): abr./jun.; 72-952317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2876/2055Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess Souza, Marília Franceschinelli deRosa, Maurício2022-12-19T14:06:46Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2876Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:06:46Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora
title Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora
spellingShingle Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora
Souza, Marília Franceschinelli de
title_short Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora
title_full Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora
title_fullStr Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora
title_full_unstemmed Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora
title_sort Cyberformação, produtos cinematográficos e produção de aulas de matemática: em busca de uma educação matemática libertadora
author Souza, Marília Franceschinelli de
author_facet Souza, Marília Franceschinelli de
Rosa, Maurício
author_role author
author2 Rosa, Maurício
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marília Franceschinelli de
Rosa, Maurício
description Esse artigo tem como objetivo analisar a experiência vivida por uma professora em um curso de Cyberformação com professoras/professores/professories de matemática, o qual buscava discutir e refletir sobre a responsabilidade social frente às macro/micro exclusões/inclusões na educação matemática por meio de Tecnologias Digitais (produtos cinematográficos, softwares, aplicativos). Para isso, o foco é dado nas produções realizadas por ela durante o curso, para compreendermos o movimento formativo vivenciado. Assim, consideramos que o curso de Cyberformação possibilitou repensar o ensino de matemática, encorajando-a a inserir discussões sociais e políticas em suas práticas. A experiência coloca luz à urgência de repensarmos o ser e o formar professoras/professores/professories de matemática, de forma a contribuir para uma formação docente crítica, cidadã e voltada à responsabilidade social.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2876
10.37001/emr.v26i71.2876
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2876
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i71.2876
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2876/2055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 71 (2021): abr./jun.; 72-95
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131136118784