Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1984 |
Resumo: | Este artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida pela primeira autora com orientação da segunda, que procurou identificar elementos potenciais da aprendizagem conceitual de alunos com deficiência intelectual no Atendimento Educacional Especializado – AEE. Os dados empíricos foram produzidos a partir da exploração de ações de estudo algébricas durante o AEE, que foram filmadas, transcritas e, posteriormente, analisadas a partir da Análise Textual Discursiva –ATD (MORAES; GALIAZZI, 2016). Participaram do estudo três alunos com deficiência intelectual que frequentavam os anos finais do ensino fundamental. Nesta produção, elencaram-se as problemáticas: como a interdependência entre atividades principais impulsiona a formação e a transformação do psiquismo do aluno e do professor? Como essa interdependência impulsiona o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ou neoformações de alunos com deficiência intelectual? Concluiu-se que a interdependência entre atividades principais potencializa a aprendizagem conceitual algébrica, impulsiona a formação do psiquismo do aluno e do professor e o desenvolvimento dos processos mentais em alunos com deficiência intelectual. |
id |
SBEM_MAT-1_260c25c218afb249fde4b0eaabfbfd48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1984 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectualDeficiência Intelectual. Atendimento Educacional Especializado. Pensamento Algébrico. Teoria da Atividade. Perspectiva Histórico-Cultural.Este artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida pela primeira autora com orientação da segunda, que procurou identificar elementos potenciais da aprendizagem conceitual de alunos com deficiência intelectual no Atendimento Educacional Especializado – AEE. Os dados empíricos foram produzidos a partir da exploração de ações de estudo algébricas durante o AEE, que foram filmadas, transcritas e, posteriormente, analisadas a partir da Análise Textual Discursiva –ATD (MORAES; GALIAZZI, 2016). Participaram do estudo três alunos com deficiência intelectual que frequentavam os anos finais do ensino fundamental. Nesta produção, elencaram-se as problemáticas: como a interdependência entre atividades principais impulsiona a formação e a transformação do psiquismo do aluno e do professor? Como essa interdependência impulsiona o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ou neoformações de alunos com deficiência intelectual? Concluiu-se que a interdependência entre atividades principais potencializa a aprendizagem conceitual algébrica, impulsiona a formação do psiquismo do aluno e do professor e o desenvolvimento dos processos mentais em alunos com deficiência intelectual.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1984Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 312-3302317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1984/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNoronha, Adriela MariaNehring, Cátia Maria2022-12-21T18:38:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1984Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:38:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual |
title |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual |
spellingShingle |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual Noronha, Adriela Maria Deficiência Intelectual. Atendimento Educacional Especializado. Pensamento Algébrico. Teoria da Atividade. Perspectiva Histórico-Cultural. |
title_short |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual |
title_full |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual |
title_fullStr |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual |
title_sort |
Interdependência entre atividades principais no processo de desenvolvimento do pensamento algébrico em alunos com deficiência intelectual |
author |
Noronha, Adriela Maria |
author_facet |
Noronha, Adriela Maria Nehring, Cátia Maria |
author_role |
author |
author2 |
Nehring, Cátia Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Noronha, Adriela Maria Nehring, Cátia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiência Intelectual. Atendimento Educacional Especializado. Pensamento Algébrico. Teoria da Atividade. Perspectiva Histórico-Cultural. |
topic |
Deficiência Intelectual. Atendimento Educacional Especializado. Pensamento Algébrico. Teoria da Atividade. Perspectiva Histórico-Cultural. |
description |
Este artigo traz um recorte da pesquisa de mestrado desenvolvida pela primeira autora com orientação da segunda, que procurou identificar elementos potenciais da aprendizagem conceitual de alunos com deficiência intelectual no Atendimento Educacional Especializado – AEE. Os dados empíricos foram produzidos a partir da exploração de ações de estudo algébricas durante o AEE, que foram filmadas, transcritas e, posteriormente, analisadas a partir da Análise Textual Discursiva –ATD (MORAES; GALIAZZI, 2016). Participaram do estudo três alunos com deficiência intelectual que frequentavam os anos finais do ensino fundamental. Nesta produção, elencaram-se as problemáticas: como a interdependência entre atividades principais impulsiona a formação e a transformação do psiquismo do aluno e do professor? Como essa interdependência impulsiona o desenvolvimento das funções psicológicas superiores ou neoformações de alunos com deficiência intelectual? Concluiu-se que a interdependência entre atividades principais potencializa a aprendizagem conceitual algébrica, impulsiona a formação do psiquismo do aluno e do professor e o desenvolvimento dos processos mentais em alunos com deficiência intelectual. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1984 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1984/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 65 (2019): dez.; 312-330 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130716688384 |