O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242013 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_5b2c858908771562f603cac77a569d9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/242013 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI)Atendimento Educacional Especializado- AEEDeficiência Intelectual- DIProfessorTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.O objetivo deste trabalho de conclusão de curso é compreender a proposição políticopedagógica para o trabalho de professores do atendimento educacional especializado - AEE com estudantes com deficiência intelectual - DI. As perguntas que vão nortear a pesquisa são: como está proposto o trabalho de professores do Atendimento Educacional Especializado com estudantes com deficiência intelectual? O que fazem? Em que espaços? Quais suas atribuições? O objetivo geral é compreender a proposição político-pedagógica para o trabalho de professores do AEE com estudantes com deficiência intelectual. Os objetivos específicos são: discutir as atribuições dos professores do AEE; identificar os espaços educacionais propostos para a atuação dos professores do AEE; e elencar o que devem fazer os professores do AEE no desenvolvimento de seu trabalho com estudantes com deficiência intelectual a partir das proposições políticas. Os procedimentos metodológicos utilizados foram análise documental e balanço de produções acadêmicas. O documento GOMES, PAULIN, FIGUEIREDO (2010) foi analisado como a fonte principal. No balanço de produção acadêmica foram analisados sete artigos científicos. A partir do estudo podemos afirmar que o trabalho do professor do AEE é realizado prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais, mas que este professor pode estar auxiliando nas atividades da sala comum e também em atividades junto à família e outros profissionais. Em um segundo ponto discutimos as atribuições do professor do AEE e o que eles fazem: o AEE tem como função complementar o ensino do aluno com deficiência que frequenta o ensino comum. O AEE é ofertado exclusivamente para os estudantes que são o público alvo da educação especial matriculados em escolas do ensino comum. O trabalho do professor do AEE nas salas de recursos multifuncionais é baseado no uso de recursos, o que se caracteriza como um trabalho técnico do professor do AEE. O atendimento na SRM do aluno do AEE deve ser feito no contraturno em que o aluno frequenta a unidade escolar em que está matriculado no ensino comum. Foram listadas um conjunto de 17 ações ações propostas para serem realizadas pelo professor do AEE, 13 são indicadas para os alunos com DI. Além disso, com base em VAZ (2013) classificamos as atribuições em técnicas e de gestão. Das 17 ações listadas, nove ações são consideradas técnicas e oito são consideradas de gestão, com isso questionamos quais seriam as ações de ensino do professor do AEE. Mas ao final da pesquisa vimos que tanto os trabalhos do balanço como quanto o documento não indicam quais são os recursos a serem utilizados com os alunos DI.Florianópolis, SC.Garcia, Rosalba Maria CardosoUniversidade Federal de Santa Catarina.Joaquim, Liandra Camila2022-11-22T13:47:04Z2022-11-22T13:47:04Z2022-09-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis43application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242013Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2022-11-22T13:47:05Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/242013Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-11-22T13:47:05Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI) |
title |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI) |
spellingShingle |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI) Joaquim, Liandra Camila Atendimento Educacional Especializado- AEE Deficiência Intelectual- DI Professor |
title_short |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI) |
title_full |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI) |
title_fullStr |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI) |
title_full_unstemmed |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI) |
title_sort |
O trabalho de professores do atendimento educacional especializado (AEE) com estudantes com deficiência intelectual (DI) |
author |
Joaquim, Liandra Camila |
author_facet |
Joaquim, Liandra Camila |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Garcia, Rosalba Maria Cardoso Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Joaquim, Liandra Camila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado- AEE Deficiência Intelectual- DI Professor |
topic |
Atendimento Educacional Especializado- AEE Deficiência Intelectual- DI Professor |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-22T13:47:04Z 2022-11-22T13:47:04Z 2022-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242013 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/242013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
43 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651947136253952 |