A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Adriana Leite Limaverde
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Poulin, Jean-Robert, Figueiredo, Rita Vieira de
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43221
Resumo: Este fascículo foi concebido para subsidiar o Atendimento Educacional Especializado voltado para os alunos com deficiência intelectual. Detalha o trabalho desse professor o qual gravita em torno de três pólos: gestão dos processos de aprendizagem, avaliação e acompanhamento. A gestão da aprendizagem inclui os processos de aprendizagem de seu aluno no interior da sala multifuncional e fora dela; a avaliação incide sobre as possibilidades e as dificuldades de aprendizagem em interação com o meio escolar e familiar; o acompanhamento implica no desenvolvimento de ações específicas visando à evolução do aluno e à transformação das ações dos diferentes atores que atuam com esse aluno. Este fascículo se divide em duas partes. Na primeira parte, o leitor é levado a se inclinar sobre um tipo de pedagogia freqüente nos meios educacionais, especialmente quando se refere aos alunos com deficiência intelectual. Trata-se da pedagogia da negação. Posteriormente, o texto aborda sobre as diversas funções as quais o professor que atua no âmbito do Atendimento Educacional Especializado deve assumir na sala de recursos multifuncional, na sua interlocução com a sala de aula regular, com a escola e na interface com a família. Quais são essas funções? Como elas deveriam ser assumidas? São essas questões que esta primeira parte deste fascículo tenta responder, propondo sugestões e ilustrações capazes de guiar o professor nas suas intervenções no quotidiano da sala de recurso multifuncional. Este último aspecto é tratado através de um estudo de caso. A segunda parte aborda as bases conceituais relativas ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. Trata das principais características do desenvolvimento e da aprendizagem desses alunos, discutindo, inclusive, a definição da deficiência intelectual e sua implicação nas ações pedagógicas voltadas para o aluno que apresenta esse tipo de deficiência. [...]
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