A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43221 |
Resumo: | Este fascículo foi concebido para subsidiar o Atendimento Educacional Especializado voltado para os alunos com deficiência intelectual. Detalha o trabalho desse professor o qual gravita em torno de três pólos: gestão dos processos de aprendizagem, avaliação e acompanhamento. A gestão da aprendizagem inclui os processos de aprendizagem de seu aluno no interior da sala multifuncional e fora dela; a avaliação incide sobre as possibilidades e as dificuldades de aprendizagem em interação com o meio escolar e familiar; o acompanhamento implica no desenvolvimento de ações específicas visando à evolução do aluno e à transformação das ações dos diferentes atores que atuam com esse aluno. Este fascículo se divide em duas partes. Na primeira parte, o leitor é levado a se inclinar sobre um tipo de pedagogia freqüente nos meios educacionais, especialmente quando se refere aos alunos com deficiência intelectual. Trata-se da pedagogia da negação. Posteriormente, o texto aborda sobre as diversas funções as quais o professor que atua no âmbito do Atendimento Educacional Especializado deve assumir na sala de recursos multifuncional, na sua interlocução com a sala de aula regular, com a escola e na interface com a família. Quais são essas funções? Como elas deveriam ser assumidas? São essas questões que esta primeira parte deste fascículo tenta responder, propondo sugestões e ilustrações capazes de guiar o professor nas suas intervenções no quotidiano da sala de recurso multifuncional. Este último aspecto é tratado através de um estudo de caso. A segunda parte aborda as bases conceituais relativas ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. Trata das principais características do desenvolvimento e da aprendizagem desses alunos, discutindo, inclusive, a definição da deficiência intelectual e sua implicação nas ações pedagógicas voltadas para o aluno que apresenta esse tipo de deficiência. [...] |
id |
UFC-7_9394039485c25a29f82e7243bc99ae0a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/43221 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectualAtendimento Educacional Especializado - deficiência intelectual (AEE) - Educação básicaAtendimento Educacional Especializado - recursos multifuncionaisAtendimento Educacional Especializado - deficiência intelectualEste fascículo foi concebido para subsidiar o Atendimento Educacional Especializado voltado para os alunos com deficiência intelectual. Detalha o trabalho desse professor o qual gravita em torno de três pólos: gestão dos processos de aprendizagem, avaliação e acompanhamento. A gestão da aprendizagem inclui os processos de aprendizagem de seu aluno no interior da sala multifuncional e fora dela; a avaliação incide sobre as possibilidades e as dificuldades de aprendizagem em interação com o meio escolar e familiar; o acompanhamento implica no desenvolvimento de ações específicas visando à evolução do aluno e à transformação das ações dos diferentes atores que atuam com esse aluno. Este fascículo se divide em duas partes. Na primeira parte, o leitor é levado a se inclinar sobre um tipo de pedagogia freqüente nos meios educacionais, especialmente quando se refere aos alunos com deficiência intelectual. Trata-se da pedagogia da negação. Posteriormente, o texto aborda sobre as diversas funções as quais o professor que atua no âmbito do Atendimento Educacional Especializado deve assumir na sala de recursos multifuncional, na sua interlocução com a sala de aula regular, com a escola e na interface com a família. Quais são essas funções? Como elas deveriam ser assumidas? São essas questões que esta primeira parte deste fascículo tenta responder, propondo sugestões e ilustrações capazes de guiar o professor nas suas intervenções no quotidiano da sala de recurso multifuncional. Este último aspecto é tratado através de um estudo de caso. A segunda parte aborda as bases conceituais relativas ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. Trata das principais características do desenvolvimento e da aprendizagem desses alunos, discutindo, inclusive, a definição da deficiência intelectual e sua implicação nas ações pedagógicas voltadas para o aluno que apresenta esse tipo de deficiência. [...]Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial2019-06-28T15:48:11Z2019-06-28T15:48:11Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfGOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 31p.978 85 60331 29 1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43221Gomes, Adriana Leite LimaverdePoulin, Jean-RobertFigueiredo, Rita Vieira deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-08-14T11:53:40Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/43221Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:44.211292Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual |
title |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual |
spellingShingle |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual Gomes, Adriana Leite Limaverde Atendimento Educacional Especializado - deficiência intelectual (AEE) - Educação básica Atendimento Educacional Especializado - recursos multifuncionais Atendimento Educacional Especializado - deficiência intelectual |
title_short |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual |
title_full |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual |
title_fullStr |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual |
title_full_unstemmed |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual |
title_sort |
A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual |
author |
Gomes, Adriana Leite Limaverde |
author_facet |
Gomes, Adriana Leite Limaverde Poulin, Jean-Robert Figueiredo, Rita Vieira de |
author_role |
author |
author2 |
Poulin, Jean-Robert Figueiredo, Rita Vieira de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Adriana Leite Limaverde Poulin, Jean-Robert Figueiredo, Rita Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado - deficiência intelectual (AEE) - Educação básica Atendimento Educacional Especializado - recursos multifuncionais Atendimento Educacional Especializado - deficiência intelectual |
topic |
Atendimento Educacional Especializado - deficiência intelectual (AEE) - Educação básica Atendimento Educacional Especializado - recursos multifuncionais Atendimento Educacional Especializado - deficiência intelectual |
description |
Este fascículo foi concebido para subsidiar o Atendimento Educacional Especializado voltado para os alunos com deficiência intelectual. Detalha o trabalho desse professor o qual gravita em torno de três pólos: gestão dos processos de aprendizagem, avaliação e acompanhamento. A gestão da aprendizagem inclui os processos de aprendizagem de seu aluno no interior da sala multifuncional e fora dela; a avaliação incide sobre as possibilidades e as dificuldades de aprendizagem em interação com o meio escolar e familiar; o acompanhamento implica no desenvolvimento de ações específicas visando à evolução do aluno e à transformação das ações dos diferentes atores que atuam com esse aluno. Este fascículo se divide em duas partes. Na primeira parte, o leitor é levado a se inclinar sobre um tipo de pedagogia freqüente nos meios educacionais, especialmente quando se refere aos alunos com deficiência intelectual. Trata-se da pedagogia da negação. Posteriormente, o texto aborda sobre as diversas funções as quais o professor que atua no âmbito do Atendimento Educacional Especializado deve assumir na sala de recursos multifuncional, na sua interlocução com a sala de aula regular, com a escola e na interface com a família. Quais são essas funções? Como elas deveriam ser assumidas? São essas questões que esta primeira parte deste fascículo tenta responder, propondo sugestões e ilustrações capazes de guiar o professor nas suas intervenções no quotidiano da sala de recurso multifuncional. Este último aspecto é tratado através de um estudo de caso. A segunda parte aborda as bases conceituais relativas ao funcionamento cognitivo dos alunos que apresentam deficiência intelectual. Trata das principais características do desenvolvimento e da aprendizagem desses alunos, discutindo, inclusive, a definição da deficiência intelectual e sua implicação nas ações pedagógicas voltadas para o aluno que apresenta esse tipo de deficiência. [...] |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2019-06-28T15:48:11Z 2019-06-28T15:48:11Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 31p. 978 85 60331 29 1 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43221 |
identifier_str_mv |
GOMES, Adriana Leite Limaverde; POULIN, Jean-Robert; FIGUEIREDO, Rita Vieira de. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar. O atendimento educacional especializado para alunos com deficiência intelectual. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial, 2010. 31p. 978 85 60331 29 1 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/43221 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial |
publisher.none.fl_str_mv |
Ministério da Educação; Secretaria de Educação Especial |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028750514716672 |