Os jogos como espaços reveladores da subjetividade na aprendizagem matemática
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/943 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo investigar como o professor medeia a aprendizagem matemática por meio dos jogos, a fim de favorecer a subjetividade das crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública de Brasília/DF. O trabalho investigativo apresenta constatações de como os jogos permitem maior percepção, por parte do professor, da subjetividade. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória com abordagem em estudo de caso. Esta revelou como os jogos desenvolvidos com as crianças promovem o senso de equipe, de convivência e que, além de favorecer aprendizagem de conceitos, eles permitem aos participantes o desenvolvimento de processos de reflexão sobre os sentimentos e as emoções, os acertos e os erros vivenciados, aportando valor fundamental aos processos metacognitivos e metacomunicativos. Foi possível perceber que quando o professor considera a subjetividade, ele passa a compreender e conhecer, de maneira mais profunda, embora limitada, a essência da criança e a representação do seu mundo. |
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