Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1933 |
Resumo: | Na implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que completou dez anos em 2018, destaca-se uma das experiências do município de Juiz de Fora/MG, com os processos formativos contínuos e a utilização de um recurso na área de matemática – a caixa de números. Neste relato, tem-se o objetivo de apontar algumas ações realizadas na promoção da aprendizagem do professor que atua nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o aluno, em relação a conceitos numéricos. Evidencia-se a formação colaborativa, ressaltando o processo ação, reflexão, ação como fundamental para os desafios dessa política. Destaca-se, ainda, a importância do saber docente sobre a construção de conceitos numéricos para sua intervenção e organização das estratégias de aprendizagem, a partir de um dos recursos da escola. |
id |
SBEM_MAT-1_3767ce5922284cf77df96bb3ec5ff688 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1933 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemáticaAtendimento Educacional Especializado. Formação. Professor. Conceitos numéricos. MatemáticaNa implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que completou dez anos em 2018, destaca-se uma das experiências do município de Juiz de Fora/MG, com os processos formativos contínuos e a utilização de um recurso na área de matemática – a caixa de números. Neste relato, tem-se o objetivo de apontar algumas ações realizadas na promoção da aprendizagem do professor que atua nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o aluno, em relação a conceitos numéricos. Evidencia-se a formação colaborativa, ressaltando o processo ação, reflexão, ação como fundamental para os desafios dessa política. Destaca-se, ainda, a importância do saber docente sobre a construção de conceitos numéricos para sua intervenção e organização das estratégias de aprendizagem, a partir de um dos recursos da escola.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1933Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 195-2082317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1933/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga Silva, Jane MariaSantos, Ana MariaOliveira, Marta Elaine de2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1933Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática |
title |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática |
spellingShingle |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática Braga Silva, Jane Maria Atendimento Educacional Especializado. Formação. Professor. Conceitos numéricos. Matemática |
title_short |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática |
title_full |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática |
title_fullStr |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática |
title_full_unstemmed |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática |
title_sort |
Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática |
author |
Braga Silva, Jane Maria |
author_facet |
Braga Silva, Jane Maria Santos, Ana Maria Oliveira, Marta Elaine de |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ana Maria Oliveira, Marta Elaine de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga Silva, Jane Maria Santos, Ana Maria Oliveira, Marta Elaine de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atendimento Educacional Especializado. Formação. Professor. Conceitos numéricos. Matemática |
topic |
Atendimento Educacional Especializado. Formação. Professor. Conceitos numéricos. Matemática |
description |
Na implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que completou dez anos em 2018, destaca-se uma das experiências do município de Juiz de Fora/MG, com os processos formativos contínuos e a utilização de um recurso na área de matemática – a caixa de números. Neste relato, tem-se o objetivo de apontar algumas ações realizadas na promoção da aprendizagem do professor que atua nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o aluno, em relação a conceitos numéricos. Evidencia-se a formação colaborativa, ressaltando o processo ação, reflexão, ação como fundamental para os desafios dessa política. Destaca-se, ainda, a importância do saber docente sobre a construção de conceitos numéricos para sua intervenção e organização das estratégias de aprendizagem, a partir de um dos recursos da escola. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1933 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1933 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1933/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 195-208 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130686279680 |