Atendimento Educacional Especializado: contexto, processos formativos e um recorte no ensino de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga Silva, Jane Maria
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santos, Ana Maria, Oliveira, Marta Elaine de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1933
Resumo: Na implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, que completou dez anos em 2018, destaca-se uma das experiências do município de Juiz de Fora/MG, com os processos formativos contínuos e a utilização de um recurso na área de matemática – a caixa de números. Neste relato, tem-se o objetivo de apontar algumas ações realizadas na promoção da aprendizagem do professor que atua nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas e no Atendimento Educacional Especializado (AEE), com o aluno, em relação a conceitos numéricos. Evidencia-se a formação colaborativa, ressaltando o processo ação, reflexão, ação como fundamental para os desafios dessa política. Destaca-se, ainda, a importância do saber docente sobre a construção de conceitos numéricos para sua intervenção e organização das estratégias de aprendizagem, a partir de um dos recursos da escola.
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