Provas Operatórias por Meio Digital: Gargalos Cognitivos em uma Turma de Aceleração da Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Neuza Rejane Wille
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva, Eduardo Fernandes, Delou, Cristina Maria Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1251
Resumo: Como identificar possíveis entraves cognitivos no processo de aprendizagem da leitura, escrita e raciocínio lógico matemático dos estudantes de uma turma de aceleração da aprendizagem do ensino fundamental? O objetivo do presente estudo foi verificar como questões cognitivas (conservação de esquemas de raciocínio lógico) podem dificultar o desenvolvimento da aprendizagem nos estudantes do ensino fundamental I, por meio da apresentação de material digital e método de avaliação e intervenção para otimizar o desenvolvimento espontâneo do raciocínio lógico em estudantes em atraso escolar. O estudo aconteceu com cinco estudantes de 10 a 14 anos de idade da rede educacional do município de Niterói, RJ. Por meio do método crítico, avaliou-se a questão cognitiva com a aplicação de provas operatórias em meio digital, ou seja, com uma ferramenta pedagógica desenvolvida na plataforma Scratch. Ao propor atividades operatórias a serem realizadas no computador, criou-se um ambiente de aprendizagem que permitiu ao estudante refletir sobre suas ações e pensamentos, reconsiderando-os ao perceberem equívocos lógicos, o que favoreceu a construção da noção de conservação, requisito fundamental para o desenvolvimento cognitivo e a progressão escolar.
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