Novos significados para o ensino e aprendizagem de inglês: o letramento crítico em uma turma de aceleração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gasperim Ramalho de Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MGSS-9R3NER
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, um estudo de caso, teve como objetivo identificar e refletir sobre possíveis contribuições do letramento crítico para o ensino e aprendizagem de inglês em uma turma de aceleração do Projeto Acelerar para Vencer (PAV), uma política da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. A pesquisa, portanto, foi realizada em uma escola da rede estadual de ensino, em Belo Horizonte. Para tanto, foram elaboradas e implementadas atividades fundamentadas nas teorias sobre letramento crítico. Os dados foram coletados por meio de observação de aulas, entrevistas e questionários. Foi também constituído um grupo focal para a coleta de dados com os alunos participantes. A implementação das atividades favoreceu uma tendência de ressignificação das perspectivas de alunos e professores em relação ao ensino e aprendizagem de inglês no contexto estudado. No caso do professor, essa ressignificação diz respeito aos papéis por ele desempenhados. No caso dos alunos, observou-se que os mesmos se desvincularam dos estigmas de repetência e fracasso escolar, a partir do momento que houve a ressignificação das visões sobre a aprendizagem de inglês na escola pública, assim como das trajetórias escolares, marcadas pela exclusão. Além disso, os resultados da análise revelaram que o professor, diante das atividades implementadas, pôde sentir-se mais motivado a ensinar e tornar-se mais crítico e sensível às necessidades dos alunos. Com relação aos alunos, os resultados mostraram que eles não só se sentiram mais motivados a participar das atividades, como também aprenderam mais inglês, lançaram mão de seu conhecimento prévio e estratégias de leitura. Os alunos passaram a enxergar a aprendizagem de inglês como um espaço de práticas sociais comunicativas e diálogo com os problemas do mundo real e do próprio PAV. Além disso, diante de seu bom desempenho nas atividades, os alunos se mostraram mais confiantes e otimistas com relação ao seu futuro escolar e profissional. Esses resultados apontam para a necessidade de investimento na formação crítica de professores para a escola pública, sobretudo visando ao trabalho personalizado para alunos estigmatizados ou com trajetória de exclusão escolar.
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A implementação das atividades favoreceu uma tendência de ressignificação das perspectivas de alunos e professores em relação ao ensino e aprendizagem de inglês no contexto estudado. No caso do professor, essa ressignificação diz respeito aos papéis por ele desempenhados. No caso dos alunos, observou-se que os mesmos se desvincularam dos estigmas de repetência e fracasso escolar, a partir do momento que houve a ressignificação das visões sobre a aprendizagem de inglês na escola pública, assim como das trajetórias escolares, marcadas pela exclusão. Além disso, os resultados da análise revelaram que o professor, diante das atividades implementadas, pôde sentir-se mais motivado a ensinar e tornar-se mais crítico e sensível às necessidades dos alunos. Com relação aos alunos, os resultados mostraram que eles não só se sentiram mais motivados a participar das atividades, como também aprenderam mais inglês, lançaram mão de seu conhecimento prévio e estratégias de leitura. Os alunos passaram a enxergar a aprendizagem de inglês como um espaço de práticas sociais comunicativas e diálogo com os problemas do mundo real e do próprio PAV. Além disso, diante de seu bom desempenho nas atividades, os alunos se mostraram mais confiantes e otimistas com relação ao seu futuro escolar e profissional. Esses resultados apontam para a necessidade de investimento na formação crítica de professores para a escola pública, sobretudo visando ao trabalho personalizado para alunos estigmatizados ou com trajetória de exclusão escolar.This qualitative research, a case study, aimed at identifying and reflecting on possible contributions of critical literacy for the teaching and learning of English in an acceleration class belonging to the project called Acelerar para Vencer (PAV), which is a policy of the State Secretary of Education of Minas Gerais. The research, therefore, was held in a state school in Belo Horizonte. For this purpose activities based on critical literacy theories have been designed and implemented. The data were collected through observation of classes, interviews and questionnaires. In addition, a focus-group was formed for the collection of data from participating students. The implementation of the activities favored a tendency of resignification of the perspectives of students and teachers towards teaching and learning English within the context studied. In the case of the teacher, this resignification concerns the roles he played. Regarding students, it has been observed that they were able to free themselves from stigmas of flunking and school failure, from the moment when there was a resignification of their views about learning English in a state school as well as of their school trajectory, marked by exclusion. Furthermore, the results of the analysis have revealed that, when working with the activities implemented, the teacher felt more motivated to teach and became more self-critical and sensitive to students needs. As for the students, the results have showed that not only did they feel more motivated to participate in the activities but also learned English better, and made use of their previous knowledge and reading strategies. Students started to view English learning as a space for social communicative practices and dialogue with the real world problems, including the ones related to PAV itself. Moreover, considering their good performance in the activities, students were more confident and optimistic about their school and professional future. These results have pointed to the need for the investment in state school teachers critical formation, especially aiming at the personalized practice for stigmatized students or those who hold a trajectory of school exclusion.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLetramentoAprendizagemLíngua inglesa Estudo e ensino Falantes estrangeirosEducação de adultosLetramento Crítico- Ensino e Aprendizagem de Inglês- Novos Significados- Estigmatização- PAVNovos significados para o ensino e aprendizagem de inglês: o letramento crítico em uma turma de aceleraçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL1598m.pdfapplication/pdf3946080https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9R3NER/1/1598m.pdfc24a712dbbd869d07f65654fc4e23e72MD51TEXT1598m.pdf.txt1598m.pdf.txtExtracted texttext/plain544354https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-9R3NER/2/1598m.pdf.txt847ab9ef710de6321c43589deedf49b2MD521843/MGSS-9R3NER2019-11-14 04:46:17.593oai:repositorio.ufmg.br:1843/MGSS-9R3NERRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:46:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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