Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bairral, Marcelo Almeida
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1055
Resumo: A adoção de um modelo teórico-pedagógico que fundamenta a elaboração, a implementação e todo o processo de desenvolvimento das relações profissionais estabelecidas em um ambiente de aprendizagem, é um grande desafio de qualquer programa formativo, na medida em que nesta decisão influem, dentre outros, posicionamentos filosóficos de quem elabora. Quando nos propomos a implementar qualquer atividade formadora, devemos ter consciência disso e um importante papel para o pesquisador-formador é desenvolver estratégias metodológicas coerentes com o modelo adotado. Na perspectiva da cognição situada, apresentamos neste artigo os elementos estratégicos considerados na elaboração e implementação de um cenário virtual para o desenvolvimento profissional docente a distância em matemática pelas ferramentas da Internet.
id SBEM_MAT-1_39a6d65992be21a71005bca896156f42
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1055
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormaçãoA adoção de um modelo teórico-pedagógico que fundamenta a elaboração, a implementação e todo o processo de desenvolvimento das relações profissionais estabelecidas em um ambiente de aprendizagem, é um grande desafio de qualquer programa formativo, na medida em que nesta decisão influem, dentre outros, posicionamentos filosóficos de quem elabora. Quando nos propomos a implementar qualquer atividade formadora, devemos ter consciência disso e um importante papel para o pesquisador-formador é desenvolver estratégias metodológicas coerentes com o modelo adotado. Na perspectiva da cognição situada, apresentamos neste artigo os elementos estratégicos considerados na elaboração e implementação de um cenário virtual para o desenvolvimento profissional docente a distância em matemática pelas ferramentas da Internet.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1055Educação Matemática em Revista; Número 16 - Maio, 2004; 37-482317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1055/583Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessBairral, Marcelo Almeida2018-01-09T13:07:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1055Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T13:07:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação
title Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação
spellingShingle Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação
Bairral, Marcelo Almeida
title_short Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação
title_full Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação
title_fullStr Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação
title_full_unstemmed Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação
title_sort Atividade interativa e desenvolvimento profissional: elementos a considerar na TeleMatemáticaFormação
author Bairral, Marcelo Almeida
author_facet Bairral, Marcelo Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bairral, Marcelo Almeida
description A adoção de um modelo teórico-pedagógico que fundamenta a elaboração, a implementação e todo o processo de desenvolvimento das relações profissionais estabelecidas em um ambiente de aprendizagem, é um grande desafio de qualquer programa formativo, na medida em que nesta decisão influem, dentre outros, posicionamentos filosóficos de quem elabora. Quando nos propomos a implementar qualquer atividade formadora, devemos ter consciência disso e um importante papel para o pesquisador-formador é desenvolver estratégias metodológicas coerentes com o modelo adotado. Na perspectiva da cognição situada, apresentamos neste artigo os elementos estratégicos considerados na elaboração e implementação de um cenário virtual para o desenvolvimento profissional docente a distância em matemática pelas ferramentas da Internet.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1055
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1055
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1055/583
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 16 - Maio, 2004; 37-48
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129445814272