Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Thainani Rodrigues Amorim
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Pâmela Silva, Oliveira, Bruna Larissa Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2057
Resumo: Este estudo objetivou elaborar um panorama dos cursos de formação de professores de matemática no Brasil. Trata-se de um estudo documental desenvolvido na abordagem quantitativa e que teve como fontes principais de dados o Censo da Educação Superior de 2017 e o relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017. Constatou-se que, em 2017, existiam no Brasil, 589 cursos de formação de professores de matemática, distribuídos de forma desproporcional, tanto em termos de extensão territorial quanto populacional, os quais disponibilizaram 113.908 novas vagas em processo seletivo, efetivando 95.004 matrículas e contabilizando 10.730 concluintes. No mesmo ano, realizaram a prova do Enade 10.904 alunos concluintes de 450 cursos de formação de professor de matemática, sendo 401 da modalidade presencial e 49 da à distância. Constatou que 15 cursos obtiveram a nota máxima (conceito 5) e que os cursos da Região Norte foram os que tiveram pior desempenho. 
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