Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2057 |
Resumo: | Este estudo objetivou elaborar um panorama dos cursos de formação de professores de matemática no Brasil. Trata-se de um estudo documental desenvolvido na abordagem quantitativa e que teve como fontes principais de dados o Censo da Educação Superior de 2017 e o relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017. Constatou-se que, em 2017, existiam no Brasil, 589 cursos de formação de professores de matemática, distribuídos de forma desproporcional, tanto em termos de extensão territorial quanto populacional, os quais disponibilizaram 113.908 novas vagas em processo seletivo, efetivando 95.004 matrículas e contabilizando 10.730 concluintes. No mesmo ano, realizaram a prova do Enade 10.904 alunos concluintes de 450 cursos de formação de professor de matemática, sendo 401 da modalidade presencial e 49 da à distância. Constatou que 15 cursos obtiveram a nota máxima (conceito 5) e que os cursos da Região Norte foram os que tiveram pior desempenho. |
id |
SBEM_MAT-1_49c199076986d9368eaa6b649c874585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2057 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no BrasilEste estudo objetivou elaborar um panorama dos cursos de formação de professores de matemática no Brasil. Trata-se de um estudo documental desenvolvido na abordagem quantitativa e que teve como fontes principais de dados o Censo da Educação Superior de 2017 e o relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017. Constatou-se que, em 2017, existiam no Brasil, 589 cursos de formação de professores de matemática, distribuídos de forma desproporcional, tanto em termos de extensão territorial quanto populacional, os quais disponibilizaram 113.908 novas vagas em processo seletivo, efetivando 95.004 matrículas e contabilizando 10.730 concluintes. No mesmo ano, realizaram a prova do Enade 10.904 alunos concluintes de 450 cursos de formação de professor de matemática, sendo 401 da modalidade presencial e 49 da à distância. Constatou que 15 cursos obtiveram a nota máxima (conceito 5) e que os cursos da Região Norte foram os que tiveram pior desempenho. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/205710.37001/emr.v0i0.2057Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 169 - 1832317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2057/2013Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Thainani Rodrigues AmorimSantos, Pâmela SilvaOliveira, Bruna Larissa Silva2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2057Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil |
title |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil |
spellingShingle |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil Nascimento, Thainani Rodrigues Amorim |
title_short |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil |
title_full |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil |
title_fullStr |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil |
title_full_unstemmed |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil |
title_sort |
Um Panorama dos Cursos de Licenciatura que Formam Professores de Matemática no Brasil |
author |
Nascimento, Thainani Rodrigues Amorim |
author_facet |
Nascimento, Thainani Rodrigues Amorim Santos, Pâmela Silva Oliveira, Bruna Larissa Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Pâmela Silva Oliveira, Bruna Larissa Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Thainani Rodrigues Amorim Santos, Pâmela Silva Oliveira, Bruna Larissa Silva |
description |
Este estudo objetivou elaborar um panorama dos cursos de formação de professores de matemática no Brasil. Trata-se de um estudo documental desenvolvido na abordagem quantitativa e que teve como fontes principais de dados o Censo da Educação Superior de 2017 e o relatório do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2017. Constatou-se que, em 2017, existiam no Brasil, 589 cursos de formação de professores de matemática, distribuídos de forma desproporcional, tanto em termos de extensão territorial quanto populacional, os quais disponibilizaram 113.908 novas vagas em processo seletivo, efetivando 95.004 matrículas e contabilizando 10.730 concluintes. No mesmo ano, realizaram a prova do Enade 10.904 alunos concluintes de 450 cursos de formação de professor de matemática, sendo 401 da modalidade presencial e 49 da à distância. Constatou que 15 cursos obtiveram a nota máxima (conceito 5) e que os cursos da Região Norte foram os que tiveram pior desempenho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2057 10.37001/emr.v0i0.2057 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2057 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v0i0.2057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2057/2013 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 169 - 183 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131030212608 |