Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Alessandra Rodrigues
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Fernandes, Karina Luiza Silva, Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714
Resumo: Este texto relata a experiência de um trabalho com probabilidade e estatística, realizado com uma turma de Educação Infantil a partir de discussões do Grupo de Estudos Professores Matematizando no Ensino Fundamental (GEProMAI), do qual as autoras fazem parte. Neste trabalho, apresentam-se alguns estudos sobre o tratamento da informação nesse nível educacional e são descritas as atividades desenvolvidas com as crianças. Para o planejamento e desenvolvimento das atividades, as autoras basearam-se na interação e no diálogo entre as crianças; e como perspectiva metodológica, adotaram-se os estudos realizados por Lopes (2008) e por Moura e Lopes (2002). O trabalho possibilitou um bom contato inicial das crianças com a Estatística por meio de atividades lúdicas e criou oportunidades para que elas pudessem levantar hipóteses, explorar informações e sistematizar dados de um modo diferente do usual utilizando gráficos.
id SBEM_MAT-1_4a8fe9c9e93186d96e4c247bd4ed914c
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/714
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação InfantilEste texto relata a experiência de um trabalho com probabilidade e estatística, realizado com uma turma de Educação Infantil a partir de discussões do Grupo de Estudos Professores Matematizando no Ensino Fundamental (GEProMAI), do qual as autoras fazem parte. Neste trabalho, apresentam-se alguns estudos sobre o tratamento da informação nesse nível educacional e são descritas as atividades desenvolvidas com as crianças. Para o planejamento e desenvolvimento das atividades, as autoras basearam-se na interação e no diálogo entre as crianças; e como perspectiva metodológica, adotaram-se os estudos realizados por Lopes (2008) e por Moura e Lopes (2002). O trabalho possibilitou um bom contato inicial das crianças com a Estatística por meio de atividades lúdicas e criou oportunidades para que elas pudessem levantar hipóteses, explorar informações e sistematizar dados de um modo diferente do usual utilizando gráficos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-07-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 98-1052317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Almeida, Alessandra RodriguesFernandes, Karina Luiza SilvaMegid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade2022-12-26T15:18:21Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/714Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:21Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil
title Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil
spellingShingle Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil
de Almeida, Alessandra Rodrigues
title_short Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil
title_full Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil
title_fullStr Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil
title_full_unstemmed Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil
title_sort Vamos ao bosque? Problematizações e tratamento da informação na Educação Infantil
author de Almeida, Alessandra Rodrigues
author_facet de Almeida, Alessandra Rodrigues
Fernandes, Karina Luiza Silva
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
author_role author
author2 Fernandes, Karina Luiza Silva
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Alessandra Rodrigues
Fernandes, Karina Luiza Silva
Megid, Maria Auxiliadora Bueno Andrade
description Este texto relata a experiência de um trabalho com probabilidade e estatística, realizado com uma turma de Educação Infantil a partir de discussões do Grupo de Estudos Professores Matematizando no Ensino Fundamental (GEProMAI), do qual as autoras fazem parte. Neste trabalho, apresentam-se alguns estudos sobre o tratamento da informação nesse nível educacional e são descritas as atividades desenvolvidas com as crianças. Para o planejamento e desenvolvimento das atividades, as autoras basearam-se na interação e no diálogo entre as crianças; e como perspectiva metodológica, adotaram-se os estudos realizados por Lopes (2008) e por Moura e Lopes (2002). O trabalho possibilitou um bom contato inicial das crianças com a Estatística por meio de atividades lúdicas e criou oportunidades para que elas pudessem levantar hipóteses, explorar informações e sistematizar dados de um modo diferente do usual utilizando gráficos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/714/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 54 (2017): abr./jun.; 98-105
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128962420736