Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073 |
Resumo: | Este artigo é baseado no relato de experiência de uma professora que participou de um curso de Psicopedagogia em que eu ministrava aulas na disciplina Dificuldades de Aprendizagem em Matemática. Durante as nove semanas de realização do curso, meus alunos, no geral professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscam refletir sobre os conhecimentos prévios das crianças dessas séries relativos a determinados temas matemáticos e sobre alternativas de abordagens na sala de aula que levem em conta as possibilidades das crianças na construção de noções matemáticas. No início do curso, os professores escolhem um tema para realizar uma pequena investigação com seus alunos e ao final do curso apresentam um trabalho em que descrevem a pesquisa realizada e analisam as atividades desenvolvida pelos seus alunos. Para este artigo escolhi uma investigação sobre os conhecimentos prévios das crianças de uma quarta série sobre construções de gráficos de colunas. |
id |
SBEM_MAT-1_4b9cab186e586fb0e49a985624796631 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1073 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta sérieEste artigo é baseado no relato de experiência de uma professora que participou de um curso de Psicopedagogia em que eu ministrava aulas na disciplina Dificuldades de Aprendizagem em Matemática. Durante as nove semanas de realização do curso, meus alunos, no geral professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscam refletir sobre os conhecimentos prévios das crianças dessas séries relativos a determinados temas matemáticos e sobre alternativas de abordagens na sala de aula que levem em conta as possibilidades das crianças na construção de noções matemáticas. No início do curso, os professores escolhem um tema para realizar uma pequena investigação com seus alunos e ao final do curso apresentam um trabalho em que descrevem a pesquisa realizada e analisam as atividades desenvolvida pelos seus alunos. Para este artigo escolhi uma investigação sobre os conhecimentos prévios das crianças de uma quarta série sobre construções de gráficos de colunas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073Educação Matemática em Revista; Número 15 - Dezembro, 2003; 47-552317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073/601Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCuri, Edda2018-01-09T14:23:37Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1073Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T14:23:37Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série |
title |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série |
spellingShingle |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série Curi, Edda |
title_short |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série |
title_full |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série |
title_fullStr |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série |
title_full_unstemmed |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série |
title_sort |
Conhecimento prévio dos alunos de uma quinta série |
author |
Curi, Edda |
author_facet |
Curi, Edda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curi, Edda |
description |
Este artigo é baseado no relato de experiência de uma professora que participou de um curso de Psicopedagogia em que eu ministrava aulas na disciplina Dificuldades de Aprendizagem em Matemática. Durante as nove semanas de realização do curso, meus alunos, no geral professores das séries iniciais do ensino fundamental, buscam refletir sobre os conhecimentos prévios das crianças dessas séries relativos a determinados temas matemáticos e sobre alternativas de abordagens na sala de aula que levem em conta as possibilidades das crianças na construção de noções matemáticas. No início do curso, os professores escolhem um tema para realizar uma pequena investigação com seus alunos e ao final do curso apresentam um trabalho em que descrevem a pesquisa realizada e analisam as atividades desenvolvida pelos seus alunos. Para este artigo escolhi uma investigação sobre os conhecimentos prévios das crianças de uma quarta série sobre construções de gráficos de colunas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1073/601 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 15 - Dezembro, 2003; 47-55 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129461542912 |