Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo apresentar uma tarefa investigativa voltada para a Educação Básica que envolve conceitos da Teoria dos Grafos para averiguar o possível impacto da volta às aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, inspirada no conceito de imaginação pedagógica proposto por Ole Skovsmose, e a tarefa desenvolvida segue os passos do ciclo de aprendizagem por meio da investigação proposto por Rodger Bybee. Com a tarefa procuramos mostrar que, sem um controle efetivo da pandemia assegurado por uma vacina, um retorno presencial das atividades escolares colocará em risco de contaminação as nossas crianças e adolescentes e seus familiares. |
id |
SBEM_MAT-1_5fc10461732d11a84e6b1e61f1ff9b69 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2482 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação BásicaO presente texto tem como objetivo apresentar uma tarefa investigativa voltada para a Educação Básica que envolve conceitos da Teoria dos Grafos para averiguar o possível impacto da volta às aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, inspirada no conceito de imaginação pedagógica proposto por Ole Skovsmose, e a tarefa desenvolvida segue os passos do ciclo de aprendizagem por meio da investigação proposto por Rodger Bybee. Com a tarefa procuramos mostrar que, sem um controle efetivo da pandemia assegurado por uma vacina, um retorno presencial das atividades escolares colocará em risco de contaminação as nossas crianças e adolescentes e seus familiares.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/248210.37001/emr.v26i70.2482Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 62-752317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482/2028Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Danielle Morais da SilvaOliveira, Antônio Carlos Bispo deGrilo, MarcosAraújo, Maria de Lourdes Haywanon SantosGrilo, Jaqueline de Souza Pereira2022-12-19T14:07:25Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2482Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:07:25Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica |
title |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica |
spellingShingle |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica Antunes, Danielle Morais da Silva |
title_short |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica |
title_full |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica |
title_fullStr |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica |
title_full_unstemmed |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica |
title_sort |
Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica |
author |
Antunes, Danielle Morais da Silva |
author_facet |
Antunes, Danielle Morais da Silva Oliveira, Antônio Carlos Bispo de Grilo, Marcos Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos Grilo, Jaqueline de Souza Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Antônio Carlos Bispo de Grilo, Marcos Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos Grilo, Jaqueline de Souza Pereira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antunes, Danielle Morais da Silva Oliveira, Antônio Carlos Bispo de Grilo, Marcos Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos Grilo, Jaqueline de Souza Pereira |
description |
O presente texto tem como objetivo apresentar uma tarefa investigativa voltada para a Educação Básica que envolve conceitos da Teoria dos Grafos para averiguar o possível impacto da volta às aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, inspirada no conceito de imaginação pedagógica proposto por Ole Skovsmose, e a tarefa desenvolvida segue os passos do ciclo de aprendizagem por meio da investigação proposto por Rodger Bybee. Com a tarefa procuramos mostrar que, sem um controle efetivo da pandemia assegurado por uma vacina, um retorno presencial das atividades escolares colocará em risco de contaminação as nossas crianças e adolescentes e seus familiares. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482 10.37001/emr.v26i70.2482 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v26i70.2482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482/2028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 62-75 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131076349952 |