Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Danielle Morais da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Antônio Carlos Bispo de, Grilo, Marcos, Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos, Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482
Resumo: O presente texto tem como objetivo apresentar uma tarefa investigativa voltada para a Educação Básica que envolve conceitos da Teoria dos Grafos para averiguar o possível impacto da volta às aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, inspirada no conceito de imaginação pedagógica proposto por Ole Skovsmose, e a tarefa desenvolvida segue os passos do ciclo de aprendizagem por meio da investigação proposto por Rodger Bybee. Com a tarefa procuramos mostrar que, sem um controle efetivo da pandemia assegurado por uma vacina, um retorno presencial das atividades escolares colocará em risco de contaminação as nossas crianças e adolescentes e seus familiares.
id SBEM_MAT-1_5fc10461732d11a84e6b1e61f1ff9b69
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2482
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação BásicaO presente texto tem como objetivo apresentar uma tarefa investigativa voltada para a Educação Básica que envolve conceitos da Teoria dos Grafos para averiguar o possível impacto da volta às aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, inspirada no conceito de imaginação pedagógica proposto por Ole Skovsmose, e a tarefa desenvolvida segue os passos do ciclo de aprendizagem por meio da investigação proposto por Rodger Bybee. Com a tarefa procuramos mostrar que, sem um controle efetivo da pandemia assegurado por uma vacina, um retorno presencial das atividades escolares colocará em risco de contaminação as nossas crianças e adolescentes e seus familiares.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/248210.37001/emr.v26i70.2482Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 62-752317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482/2028Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAntunes, Danielle Morais da SilvaOliveira, Antônio Carlos Bispo deGrilo, MarcosAraújo, Maria de Lourdes Haywanon SantosGrilo, Jaqueline de Souza Pereira2022-12-19T14:07:25Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2482Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:07:25Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
title Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
spellingShingle Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
Antunes, Danielle Morais da Silva
title_short Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
title_full Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
title_fullStr Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
title_full_unstemmed Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
title_sort Uso de grafos na análise do impacto da volta às aulas: : uma tarefa investigativa para a Educação Básica
author Antunes, Danielle Morais da Silva
author_facet Antunes, Danielle Morais da Silva
Oliveira, Antônio Carlos Bispo de
Grilo, Marcos
Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos
Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
author_role author
author2 Oliveira, Antônio Carlos Bispo de
Grilo, Marcos
Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos
Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Danielle Morais da Silva
Oliveira, Antônio Carlos Bispo de
Grilo, Marcos
Araújo, Maria de Lourdes Haywanon Santos
Grilo, Jaqueline de Souza Pereira
description O presente texto tem como objetivo apresentar uma tarefa investigativa voltada para a Educação Básica que envolve conceitos da Teoria dos Grafos para averiguar o possível impacto da volta às aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa exploratória, inspirada no conceito de imaginação pedagógica proposto por Ole Skovsmose, e a tarefa desenvolvida segue os passos do ciclo de aprendizagem por meio da investigação proposto por Rodger Bybee. Com a tarefa procuramos mostrar que, sem um controle efetivo da pandemia assegurado por uma vacina, um retorno presencial das atividades escolares colocará em risco de contaminação as nossas crianças e adolescentes e seus familiares.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482
10.37001/emr.v26i70.2482
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i70.2482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2482/2028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 62-75
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131076349952