Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2016 |
Resumo: | Com o objetivo de identificar o cenário nacional de pesquisas que envolvem estudantes com autismo a partir das investigações com foco na Educação Especial, desenvolvidas até o momento na área da Educação Matemática, este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, que também utiliza elementos de uma abordagem quantitativa. Na pesquisa, foram identificados artigos publicados em periódicos brasileiros, sendo assumido como corpus empírico um total de 103 artigos que focam a Educação Especial e 5 artigos que focam o autismo. Este estudo conclui que as pesquisas sobre o autismo são as menos produzidas e têm se caracterizado por um movimento de pesquisadores que se ocupam com esta temática a partir da segunda década do século XX, com uma busca por estratégias e articulações que favoreçam o processo educativo de matemática. |
id |
SBEM_MAT-1_62097f9a1f8cc22532aef5340fdc023d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2016 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação MatemáticaAutismo. Educação Matemática Inclusiva. Educação Especial. Levantamento de pesquisasCom o objetivo de identificar o cenário nacional de pesquisas que envolvem estudantes com autismo a partir das investigações com foco na Educação Especial, desenvolvidas até o momento na área da Educação Matemática, este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, que também utiliza elementos de uma abordagem quantitativa. Na pesquisa, foram identificados artigos publicados em periódicos brasileiros, sendo assumido como corpus empírico um total de 103 artigos que focam a Educação Especial e 5 artigos que focam o autismo. Este estudo conclui que as pesquisas sobre o autismo são as menos produzidas e têm se caracterizado por um movimento de pesquisadores que se ocupam com esta temática a partir da segunda década do século XX, com uma busca por estratégias e articulações que favoreçam o processo educativo de matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2016Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 252-2682317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2016/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Elton de AndradeManrique, Ana Lucia2022-12-21T18:39:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2016Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:39:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática |
title |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática |
spellingShingle |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática Viana, Elton de Andrade Autismo. Educação Matemática Inclusiva. Educação Especial. Levantamento de pesquisas |
title_short |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática |
title_full |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática |
title_fullStr |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática |
title_full_unstemmed |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática |
title_sort |
Cenário das pesquisas sobre o autismo na Educação Matemática |
author |
Viana, Elton de Andrade |
author_facet |
Viana, Elton de Andrade Manrique, Ana Lucia |
author_role |
author |
author2 |
Manrique, Ana Lucia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Elton de Andrade Manrique, Ana Lucia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo. Educação Matemática Inclusiva. Educação Especial. Levantamento de pesquisas |
topic |
Autismo. Educação Matemática Inclusiva. Educação Especial. Levantamento de pesquisas |
description |
Com o objetivo de identificar o cenário nacional de pesquisas que envolvem estudantes com autismo a partir das investigações com foco na Educação Especial, desenvolvidas até o momento na área da Educação Matemática, este trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa, que também utiliza elementos de uma abordagem quantitativa. Na pesquisa, foram identificados artigos publicados em periódicos brasileiros, sendo assumido como corpus empírico um total de 103 artigos que focam a Educação Especial e 5 artigos que focam o autismo. Este estudo conclui que as pesquisas sobre o autismo são as menos produzidas e têm se caracterizado por um movimento de pesquisadores que se ocupam com esta temática a partir da segunda década do século XX, com uma busca por estratégias e articulações que favoreçam o processo educativo de matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2016 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2016/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 64 (2019): out./dez.; 252-268 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130739757056 |