EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Abrêu Corrêa, Gisely
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pasolini Milli, Elcio, Reis Thiengo, Edmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451
Resumo: Os estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse direito garantido.
id IFES-1_798caaa8d6b20121677539299f7d116a
oai_identifier_str oai::article/1451
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMATEducação especial.Aprendizagem matemáticaEducação matemática inclusivaPesquisasOs estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse direito garantido.EDIFES2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/145110.36524/saladeaula.v11i1.1451Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 152316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451/1016Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Abrêu Corrêa, Gisely Pasolini Milli, ElcioReis Thiengo, Edmar2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1451Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.583142Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
spellingShingle EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
de Abrêu Corrêa, Gisely
Educação especial.
Aprendizagem matemática
Educação matemática inclusiva
Pesquisas
title_short EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title_full EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title_fullStr EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title_sort EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
author de Abrêu Corrêa, Gisely
author_facet de Abrêu Corrêa, Gisely
Pasolini Milli, Elcio
Reis Thiengo, Edmar
author_role author
author2 Pasolini Milli, Elcio
Reis Thiengo, Edmar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Abrêu Corrêa, Gisely
Pasolini Milli, Elcio
Reis Thiengo, Edmar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial.
Aprendizagem matemática
Educação matemática inclusiva
Pesquisas
topic Educação especial.
Aprendizagem matemática
Educação matemática inclusiva
Pesquisas
description Os estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse direito garantido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451
10.36524/saladeaula.v11i1.1451
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i1.1451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451/1016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 15
2316-7297
10.36524/saladeaula.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027024539648