EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Abrêu Corrêa, Gisely
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pasolini Milli, Elcio, Reis Thiengo, Edmar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
DOI: 10.36524/saladeaula.v11i1.1451
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451
Resumo: Os estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse direito garantido.
id IFES-1_798caaa8d6b20121677539299f7d116a
oai_identifier_str oai::article/1451
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
spelling EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMATEducação especial.Aprendizagem matemáticaEducação matemática inclusivaPesquisasOs estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse direito garantido.EDIFES2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/145110.36524/saladeaula.v11i1.1451Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 152316-729710.36524/saladeaula.v1i1reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451/1016Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Abrêu Corrêa, Gisely Pasolini Milli, ElcioReis Thiengo, Edmar2022-03-31T18:26:28Zoai::article/1451Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:56:55.583142Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
spellingShingle EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
de Abrêu Corrêa, Gisely
Educação especial.
Aprendizagem matemática
Educação matemática inclusiva
Pesquisas
de Abrêu Corrêa, Gisely
Educação especial.
Aprendizagem matemática
Educação matemática inclusiva
Pesquisas
title_short EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title_full EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title_fullStr EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
title_sort EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NO CENÁRIO CAPIXABA:: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA NO PROGRAMA EDUCIMAT
author de Abrêu Corrêa, Gisely
author_facet de Abrêu Corrêa, Gisely
de Abrêu Corrêa, Gisely
Pasolini Milli, Elcio
Reis Thiengo, Edmar
Pasolini Milli, Elcio
Reis Thiengo, Edmar
author_role author
author2 Pasolini Milli, Elcio
Reis Thiengo, Edmar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Abrêu Corrêa, Gisely
Pasolini Milli, Elcio
Reis Thiengo, Edmar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial.
Aprendizagem matemática
Educação matemática inclusiva
Pesquisas
topic Educação especial.
Aprendizagem matemática
Educação matemática inclusiva
Pesquisas
description Os estudantes público-alvo da educação especial têm o direito ao acesso, permanência e aprendizagem na escola. Os pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, do Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes, desenvolveram estudos visando condições favoráveis à aprendizagem matemática desses alunos. Utilizando como metodologia o mapeamento, o objetivo deste artigo é apresentar as pesquisas voltadas para a aprendizagem matemática dos estudantes público-alvo da educação especial, demonstrando as contribuições do Educimat no cenário da educação matemática inclusiva capixaba ao longo dos dez de existência. Os resultados apontam a diversidade do público contemplado em diferentes níveis e modalidades de ensino, bem como os materiais potentes para o ensino de matemática, enfatizando que todos podem aprender matemática, desde que esse direito garantido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451
10.36524/saladeaula.v11i1.1451
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451
identifier_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i1.1451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/1451/1016
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDIFES
publisher.none.fl_str_mv EDIFES
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco; v. 11 n. 1 (2022): 10 Anos do Programa EDUCIMAT; 15
2316-7297
10.36524/saladeaula.v1i1
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1822181075485458432
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.36524/saladeaula.v11i1.1451