De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Thiago Pedro
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Santos, João Ricardo Viola dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/267
Resumo: Neste artigo apresentamos situações de sala de aula de matemática constituídas de diálogosentre professores e alunos, caracterizadas por nós como causos, e, a partir deles, tecemosconsiderações sobre algumas possíveis atitudes de professores de matemática em sala deaula. Essas atitudes são construídas na direção de olhar o que alunos e professores falam efazem para ampliar seus modos de produzir significados. Tomamos como referência algunsconceitos do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Lins (1994), e algumasaproximações à ideia de jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein.
id SBEM_MAT-1_6c6b921fe1717a1d9e1df8364a98a113
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/267
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de MatemáticaEducação matemática e linguagemModelo dos Campos SemânticoJogos de Linguagem.Neste artigo apresentamos situações de sala de aula de matemática constituídas de diálogosentre professores e alunos, caracterizadas por nós como causos, e, a partir deles, tecemosconsiderações sobre algumas possíveis atitudes de professores de matemática em sala deaula. Essas atitudes são construídas na direção de olhar o que alunos e professores falam efazem para ampliar seus modos de produzir significados. Tomamos como referência algunsconceitos do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Lins (1994), e algumasaproximações à ideia de jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/267Educação Matemática em Revista; Número 33 - Agosto, 2011; 13 - 202317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/267/255Pinto, Thiago PedroSantos, João Ricardo Viola dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/267Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática
title De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática
spellingShingle De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática
Pinto, Thiago Pedro
Educação matemática e linguagem
Modelo dos Campos Semântico
Jogos de Linguagem.
title_short De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática
title_full De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática
title_fullStr De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática
title_full_unstemmed De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática
title_sort De Causos de Sala de Aula Para Atitudes de Professores de Matemática
author Pinto, Thiago Pedro
author_facet Pinto, Thiago Pedro
Santos, João Ricardo Viola dos
author_role author
author2 Santos, João Ricardo Viola dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Thiago Pedro
Santos, João Ricardo Viola dos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática e linguagem
Modelo dos Campos Semântico
Jogos de Linguagem.
topic Educação matemática e linguagem
Modelo dos Campos Semântico
Jogos de Linguagem.
description Neste artigo apresentamos situações de sala de aula de matemática constituídas de diálogosentre professores e alunos, caracterizadas por nós como causos, e, a partir deles, tecemosconsiderações sobre algumas possíveis atitudes de professores de matemática em sala deaula. Essas atitudes são construídas na direção de olhar o que alunos e professores falam efazem para ampliar seus modos de produzir significados. Tomamos como referência algunsconceitos do Modelo dos Campos Semânticos (MCS), proposto por Lins (1994), e algumasaproximações à ideia de jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/267
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/267/255
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 33 - Agosto, 2011; 13 - 20
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128193814528