Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rondini, Carina Alexandra
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2584
Resumo: Este relato de experiência foi desenvolvido a partir de atividades realizadas com professores da Educação Infantil que participaram de uma oficina versando os Blocos Lógicos, ofertada em um Congresso Internacional de Educação no interior paulista. Objetiva-se discutir respostas desses professores à atividade “Escolha um atributo e crie três atividades estruturadas, sendo: uma inicial, uma intermediária e uma avançada”, tendo como metodologia a prática reflexiva da empregabilidade (não)estruturada dos Blocos Lógicos. Como resultado, os professores não demonstraram terem metas definidas para o trabalho com os Blocos Lógicos, além de esboçarem dificuldades na proposição de gradação dentro de um mesmo atributo, comprometendo a ordem lógica de apresentação dos Blocos Lógicos, e, consequentemente, o processo de fixação da criança de determinado atributo.
id SBEM_MAT-1_73b623d71743d2ab827a3d4dc1762300
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2584
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos Este relato de experiência foi desenvolvido a partir de atividades realizadas com professores da Educação Infantil que participaram de uma oficina versando os Blocos Lógicos, ofertada em um Congresso Internacional de Educação no interior paulista. Objetiva-se discutir respostas desses professores à atividade “Escolha um atributo e crie três atividades estruturadas, sendo: uma inicial, uma intermediária e uma avançada”, tendo como metodologia a prática reflexiva da empregabilidade (não)estruturada dos Blocos Lógicos. Como resultado, os professores não demonstraram terem metas definidas para o trabalho com os Blocos Lógicos, além de esboçarem dificuldades na proposição de gradação dentro de um mesmo atributo, comprometendo a ordem lógica de apresentação dos Blocos Lógicos, e, consequentemente, o processo de fixação da criança de determinado atributo.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2022-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2584Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 101-1092317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2584/2198https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessRondini, Carina AlexandraSilva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da2022-12-19T14:02:54Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2584Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:02:54Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos
title Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos
spellingShingle Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos
Rondini, Carina Alexandra
title_short Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos
title_full Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos
title_fullStr Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos
title_full_unstemmed Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos
title_sort Reflexões de Professores da Educação Infantil no Trabalho com os Blocos Lógicos
author Rondini, Carina Alexandra
author_facet Rondini, Carina Alexandra
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
author_role author
author2 Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rondini, Carina Alexandra
Silva, Ricardo Scucuglia Rodrigues da
description Este relato de experiência foi desenvolvido a partir de atividades realizadas com professores da Educação Infantil que participaram de uma oficina versando os Blocos Lógicos, ofertada em um Congresso Internacional de Educação no interior paulista. Objetiva-se discutir respostas desses professores à atividade “Escolha um atributo e crie três atividades estruturadas, sendo: uma inicial, uma intermediária e uma avançada”, tendo como metodologia a prática reflexiva da empregabilidade (não)estruturada dos Blocos Lógicos. Como resultado, os professores não demonstraram terem metas definidas para o trabalho com os Blocos Lógicos, além de esboçarem dificuldades na proposição de gradação dentro de um mesmo atributo, comprometendo a ordem lógica de apresentação dos Blocos Lógicos, e, consequentemente, o processo de fixação da criança de determinado atributo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2584
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2584
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2584/2198
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 27 n. 76 (2022): jul./set.; 101-109
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131091030016