Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Provin, Sara
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Tonezer da Silva, Juliano, Ferraz Pereira , Luiz Henrique
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491
Resumo: O artigo descreve uma experiência pedagógica que analisou o potencial de uma sequência de atividades com a robótica educativa no ensino na aprendizagem de elementos básicos da geometria plana com, 11 estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal. Com as interfaces da robótica educativa, foi possível interagir e engajar os aprendizes, estimulando-os a pensar e criar situações que favoreceram suas aprendizagens sob a luz da teoria Construcionista. Além de potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências, os resultados apontaram a necessidade de novas abordagens no uso dos recursos tecnológicos, inovando o ensino dos objetos do conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular para a componente Matemática. Conclui-se que a robótica educativa propicia o envolvimento ativo dos estudantes, por proporcionar um ambiente lúdico e favorável à pesquisa, aliando a capacidade em resolver situações-problema, em desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.
id SBEM_MAT-1_7a8514fb814f2d2e3af5a1cc13bad8f2
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2491
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria planaO artigo descreve uma experiência pedagógica que analisou o potencial de uma sequência de atividades com a robótica educativa no ensino na aprendizagem de elementos básicos da geometria plana com, 11 estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal. Com as interfaces da robótica educativa, foi possível interagir e engajar os aprendizes, estimulando-os a pensar e criar situações que favoreceram suas aprendizagens sob a luz da teoria Construcionista. Além de potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências, os resultados apontaram a necessidade de novas abordagens no uso dos recursos tecnológicos, inovando o ensino dos objetos do conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular para a componente Matemática. Conclui-se que a robótica educativa propicia o envolvimento ativo dos estudantes, por proporcionar um ambiente lúdico e favorável à pesquisa, aliando a capacidade em resolver situações-problema, em desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/249110.37001/emr.v26i71.2491Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 71 (2021): abr./jun.; 46-582317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491/2031Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessProvin, SaraTonezer da Silva, Juliano Ferraz Pereira , Luiz Henrique2022-12-19T14:06:46Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2491Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:06:46Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
title Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
spellingShingle Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
Provin, Sara
title_short Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
title_full Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
title_fullStr Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
title_full_unstemmed Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
title_sort Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
author Provin, Sara
author_facet Provin, Sara
Tonezer da Silva, Juliano
Ferraz Pereira , Luiz Henrique
author_role author
author2 Tonezer da Silva, Juliano
Ferraz Pereira , Luiz Henrique
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Provin, Sara
Tonezer da Silva, Juliano
Ferraz Pereira , Luiz Henrique
description O artigo descreve uma experiência pedagógica que analisou o potencial de uma sequência de atividades com a robótica educativa no ensino na aprendizagem de elementos básicos da geometria plana com, 11 estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal. Com as interfaces da robótica educativa, foi possível interagir e engajar os aprendizes, estimulando-os a pensar e criar situações que favoreceram suas aprendizagens sob a luz da teoria Construcionista. Além de potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências, os resultados apontaram a necessidade de novas abordagens no uso dos recursos tecnológicos, inovando o ensino dos objetos do conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular para a componente Matemática. Conclui-se que a robótica educativa propicia o envolvimento ativo dos estudantes, por proporcionar um ambiente lúdico e favorável à pesquisa, aliando a capacidade em resolver situações-problema, em desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491
10.37001/emr.v26i71.2491
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i71.2491
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491/2031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 71 (2021): abr./jun.; 46-58
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131078447104