Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491 |
Resumo: | O artigo descreve uma experiência pedagógica que analisou o potencial de uma sequência de atividades com a robótica educativa no ensino na aprendizagem de elementos básicos da geometria plana com, 11 estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal. Com as interfaces da robótica educativa, foi possível interagir e engajar os aprendizes, estimulando-os a pensar e criar situações que favoreceram suas aprendizagens sob a luz da teoria Construcionista. Além de potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências, os resultados apontaram a necessidade de novas abordagens no uso dos recursos tecnológicos, inovando o ensino dos objetos do conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular para a componente Matemática. Conclui-se que a robótica educativa propicia o envolvimento ativo dos estudantes, por proporcionar um ambiente lúdico e favorável à pesquisa, aliando a capacidade em resolver situações-problema, em desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. |
id |
SBEM_MAT-1_7a8514fb814f2d2e3af5a1cc13bad8f2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2491 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria planaO artigo descreve uma experiência pedagógica que analisou o potencial de uma sequência de atividades com a robótica educativa no ensino na aprendizagem de elementos básicos da geometria plana com, 11 estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal. Com as interfaces da robótica educativa, foi possível interagir e engajar os aprendizes, estimulando-os a pensar e criar situações que favoreceram suas aprendizagens sob a luz da teoria Construcionista. Além de potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências, os resultados apontaram a necessidade de novas abordagens no uso dos recursos tecnológicos, inovando o ensino dos objetos do conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular para a componente Matemática. Conclui-se que a robótica educativa propicia o envolvimento ativo dos estudantes, por proporcionar um ambiente lúdico e favorável à pesquisa, aliando a capacidade em resolver situações-problema, em desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/249110.37001/emr.v26i71.2491Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 71 (2021): abr./jun.; 46-582317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491/2031Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessProvin, SaraTonezer da Silva, Juliano Ferraz Pereira , Luiz Henrique2022-12-19T14:06:46Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2491Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:06:46Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana |
title |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana |
spellingShingle |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana Provin, Sara |
title_short |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana |
title_full |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana |
title_fullStr |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana |
title_full_unstemmed |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana |
title_sort |
Prática docente com a robótica educativa: ensino de elementos da geometria plana |
author |
Provin, Sara |
author_facet |
Provin, Sara Tonezer da Silva, Juliano Ferraz Pereira , Luiz Henrique |
author_role |
author |
author2 |
Tonezer da Silva, Juliano Ferraz Pereira , Luiz Henrique |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Provin, Sara Tonezer da Silva, Juliano Ferraz Pereira , Luiz Henrique |
description |
O artigo descreve uma experiência pedagógica que analisou o potencial de uma sequência de atividades com a robótica educativa no ensino na aprendizagem de elementos básicos da geometria plana com, 11 estudantes de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal. Com as interfaces da robótica educativa, foi possível interagir e engajar os aprendizes, estimulando-os a pensar e criar situações que favoreceram suas aprendizagens sob a luz da teoria Construcionista. Além de potencializar o desenvolvimento de habilidades e competências, os resultados apontaram a necessidade de novas abordagens no uso dos recursos tecnológicos, inovando o ensino dos objetos do conhecimento propostos pela Base Nacional Comum Curricular para a componente Matemática. Conclui-se que a robótica educativa propicia o envolvimento ativo dos estudantes, por proporcionar um ambiente lúdico e favorável à pesquisa, aliando a capacidade em resolver situações-problema, em desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491 10.37001/emr.v26i71.2491 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v26i71.2491 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2491/2031 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 71 (2021): abr./jun.; 46-58 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131078447104 |