Robótica educativa no ensino de subprogramas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varanda, Fábio Manuel Serôdio Pereira Delgado, 1985-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/7016
Resumo: Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_8607d82cdd7247b33e65a40866a478e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/7016
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Robótica educativa no ensino de subprogramasEnsino da informáticaRobóticaResolução de problemasRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2012Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A prática de ensino supervisionada decorreu na Escola Secundária D. Pedro V, numa turma de 10º ano do curso profissional de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, disciplina de Programação e Sistemas de Informação, no módulo de Estruturas de Dados Estáticas. O módulo tem como objetivo dar uma visão global da estruturação de programas, compreendendo que a utilização de subprogramas possibilita a reutilização de código. A Robótica Educativa (RE) pode ser definida como a exploração de um ambiente cujos componentes proporcionam a construção e programação de dispositivos automatizados com o objetivo de explorar conceitos das diversas áreas do conhecimento (Ribeiro, Coutinho e Costa, 2009). A RE pode ser uma forte aliada para motivar os alunos face a um leque de potencialidades e inúmeros benefícios. Durante a intervenção os alunos trabalharam em grupo de quatro elementos, utilizando a metodologia Problem Based Learning. O problema em causa tinha que ver com o estacionamento autónomo de um carro (robô) num parque de estacionamento, que os alunos ultrapassaram resolvendo desafios (subprogramas) de dificuldade crescente. Para além de testar a metodologia apresentada com os alunos, propus-me a investigar sobre as potencialidades e limitações da utilização de robôs no ensino específico dos subprogramas. Por forma a avaliar os alunos, as estratégias e a responder à questão de investigação foram desenvolvidas três grelhas de avaliação e um questionário. Os resultados atingidos pelos alunos foram muito bons e a análise ao questionário permitiu concluir que o trabalho foi esclarecedor e motivador, apresentando os robôs como um recurso lúdico que torna as aulas interessantes e que, graças à linguagem por blocos, apresenta uma menor complexidade.The supervised teaching practice took place in the Secondary School D. Pedro V, in a first-year class of the professional Management and Programming Computer Systems course, involving Programming and Information Systems, which is part of the Static Data Structures module. This module aims to give an overview of the structure of programs, including the use of subprograms, which enables the reuse of programming code. Robotics in Education (RE) can be defined as the exploration of an environment whose components enable the construction and programming of automated devices in order to explore concepts from different areas of knowledge (Ribeiro and Costa Coutinho, 2009). RE can be of great help in motivating students, as it has a range of capabilities, and numerous benefits. During the session the students worked in groups of four, using Problem Based Learning methodology. The problem to be solved involved the programming of a car (robot) to park automatically in a parking space. To achieve this, the students had to solve challenges (subprograms) of increasing difficulty. In addition to testing the proposed methodology with students, I set myself the task of investigating the potential, and limitations of the use of robots in teaching specific subprograms. Three evaluation grids and a questionnaire were designed in order to assess the students, the strategies they used, and the overall answer to the research question. The results achieved by the pupils were very good and the questionnaire analysis showed that the work was enlightening and motivating. It also showed that using robots as a recreational resource makes lessons interesting and, thanks to the modular nature of the language used, has a lower complexity.Reis, Pedro, 1965-Repositório da Universidade de LisboaVaranda, Fábio Manuel Serôdio Pereira Delgado, 1985-2012-10-01T15:26:58Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/7016porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:49:57Zoai:repositorio.ul.pt:10451/7016Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:56.803161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Robótica educativa no ensino de subprogramas
title Robótica educativa no ensino de subprogramas
spellingShingle Robótica educativa no ensino de subprogramas
Varanda, Fábio Manuel Serôdio Pereira Delgado, 1985-
Ensino da informática
Robótica
Resolução de problemas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
title_short Robótica educativa no ensino de subprogramas
title_full Robótica educativa no ensino de subprogramas
title_fullStr Robótica educativa no ensino de subprogramas
title_full_unstemmed Robótica educativa no ensino de subprogramas
title_sort Robótica educativa no ensino de subprogramas
author Varanda, Fábio Manuel Serôdio Pereira Delgado, 1985-
author_facet Varanda, Fábio Manuel Serôdio Pereira Delgado, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Pedro, 1965-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Varanda, Fábio Manuel Serôdio Pereira Delgado, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da informática
Robótica
Resolução de problemas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
topic Ensino da informática
Robótica
Resolução de problemas
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2012
description Relatório da prática de ensino supervisionada, Ensino de informática, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-01T15:26:58Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/7016
url http://hdl.handle.net/10451/7016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134210008547328