“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessôa da Silva, Karina Alessandra
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Werle de Almeida, Lourdes Maria, Lourenção Gerôlomo, Ângela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204
Resumo: A inclusão de atividades de Modelagem Matemática nas aulas de Matemática, de modo ge-ral, representa um desafio para professores e alunos. Essas atividades colocam os alunos em contato com práticas que, de forma geral, não lhes parecem corriqueiras na sala de aula, como é o caso do envolvimento com uma situação-problema e, em muitos casos, com a própria definição de um problema. O enfrentamento da situação em que é preciso sair da estabilidade em que o professor explicitamente orienta as ações dos alunos requer “colocar a mão na massa”, experimentar o novo e saber como esse novo funciona. Assim, neste tra-balho apresentamos uma configuração para a introdução da Modelagem Matemática nas aulas em que o foco é a familiarização do aluno com este tipo de atividade. Indicamos, des-se modo, que o aluno pode “aprender” a fazer modelagem, integrando-se nas atividades de forma gradativa e associamos essa familiarização do aluno a três momentos distintos.
id SBEM_MAT-1_7e05bf64197964b8ea1f45f0cfecf553
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/204
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do AlunoEducação MatemáticaModelagem MatemáticaMomentos de familiarização.A inclusão de atividades de Modelagem Matemática nas aulas de Matemática, de modo ge-ral, representa um desafio para professores e alunos. Essas atividades colocam os alunos em contato com práticas que, de forma geral, não lhes parecem corriqueiras na sala de aula, como é o caso do envolvimento com uma situação-problema e, em muitos casos, com a própria definição de um problema. O enfrentamento da situação em que é preciso sair da estabilidade em que o professor explicitamente orienta as ações dos alunos requer “colocar a mão na massa”, experimentar o novo e saber como esse novo funciona. Assim, neste tra-balho apresentamos uma configuração para a introdução da Modelagem Matemática nas aulas em que o foco é a familiarização do aluno com este tipo de atividade. Indicamos, des-se modo, que o aluno pode “aprender” a fazer modelagem, integrando-se nas atividades de forma gradativa e associamos essa familiarização do aluno a três momentos distintos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 28 - 362317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204/194Pessôa da Silva, Karina AlessandraWerle de Almeida, Lourdes MariaLourenção Gerôlomo, Ângela Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/204Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
title “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
spellingShingle “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
Pessôa da Silva, Karina Alessandra
Educação Matemática
Modelagem Matemática
Momentos de familiarização.
title_short “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
title_full “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
title_fullStr “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
title_full_unstemmed “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
title_sort “Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
author Pessôa da Silva, Karina Alessandra
author_facet Pessôa da Silva, Karina Alessandra
Werle de Almeida, Lourdes Maria
Lourenção Gerôlomo, Ângela Maria
author_role author
author2 Werle de Almeida, Lourdes Maria
Lourenção Gerôlomo, Ângela Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessôa da Silva, Karina Alessandra
Werle de Almeida, Lourdes Maria
Lourenção Gerôlomo, Ângela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Modelagem Matemática
Momentos de familiarização.
topic Educação Matemática
Modelagem Matemática
Momentos de familiarização.
description A inclusão de atividades de Modelagem Matemática nas aulas de Matemática, de modo ge-ral, representa um desafio para professores e alunos. Essas atividades colocam os alunos em contato com práticas que, de forma geral, não lhes parecem corriqueiras na sala de aula, como é o caso do envolvimento com uma situação-problema e, em muitos casos, com a própria definição de um problema. O enfrentamento da situação em que é preciso sair da estabilidade em que o professor explicitamente orienta as ações dos alunos requer “colocar a mão na massa”, experimentar o novo e saber como esse novo funciona. Assim, neste tra-balho apresentamos uma configuração para a introdução da Modelagem Matemática nas aulas em que o foco é a familiarização do aluno com este tipo de atividade. Indicamos, des-se modo, que o aluno pode “aprender” a fazer modelagem, integrando-se nas atividades de forma gradativa e associamos essa familiarização do aluno a três momentos distintos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204/194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 28 - 36
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127864561664