“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204 |
Resumo: | A inclusão de atividades de Modelagem Matemática nas aulas de Matemática, de modo ge-ral, representa um desafio para professores e alunos. Essas atividades colocam os alunos em contato com práticas que, de forma geral, não lhes parecem corriqueiras na sala de aula, como é o caso do envolvimento com uma situação-problema e, em muitos casos, com a própria definição de um problema. O enfrentamento da situação em que é preciso sair da estabilidade em que o professor explicitamente orienta as ações dos alunos requer “colocar a mão na massa”, experimentar o novo e saber como esse novo funciona. Assim, neste tra-balho apresentamos uma configuração para a introdução da Modelagem Matemática nas aulas em que o foco é a familiarização do aluno com este tipo de atividade. Indicamos, des-se modo, que o aluno pode “aprender” a fazer modelagem, integrando-se nas atividades de forma gradativa e associamos essa familiarização do aluno a três momentos distintos. |
id |
SBEM_MAT-1_7e05bf64197964b8ea1f45f0cfecf553 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/204 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do AlunoEducação MatemáticaModelagem MatemáticaMomentos de familiarização.A inclusão de atividades de Modelagem Matemática nas aulas de Matemática, de modo ge-ral, representa um desafio para professores e alunos. Essas atividades colocam os alunos em contato com práticas que, de forma geral, não lhes parecem corriqueiras na sala de aula, como é o caso do envolvimento com uma situação-problema e, em muitos casos, com a própria definição de um problema. O enfrentamento da situação em que é preciso sair da estabilidade em que o professor explicitamente orienta as ações dos alunos requer “colocar a mão na massa”, experimentar o novo e saber como esse novo funciona. Assim, neste tra-balho apresentamos uma configuração para a introdução da Modelagem Matemática nas aulas em que o foco é a familiarização do aluno com este tipo de atividade. Indicamos, des-se modo, que o aluno pode “aprender” a fazer modelagem, integrando-se nas atividades de forma gradativa e associamos essa familiarização do aluno a três momentos distintos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 28 - 362317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204/194Pessôa da Silva, Karina AlessandraWerle de Almeida, Lourdes MariaLourenção Gerôlomo, Ângela Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/204Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno |
title |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno |
spellingShingle |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno Pessôa da Silva, Karina Alessandra Educação Matemática Modelagem Matemática Momentos de familiarização. |
title_short |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno |
title_full |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno |
title_fullStr |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno |
title_full_unstemmed |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno |
title_sort |
“Aprendendo” a Fazer Modelagem Matemática: A Vez do Aluno |
author |
Pessôa da Silva, Karina Alessandra |
author_facet |
Pessôa da Silva, Karina Alessandra Werle de Almeida, Lourdes Maria Lourenção Gerôlomo, Ângela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Werle de Almeida, Lourdes Maria Lourenção Gerôlomo, Ângela Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessôa da Silva, Karina Alessandra Werle de Almeida, Lourdes Maria Lourenção Gerôlomo, Ângela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Modelagem Matemática Momentos de familiarização. |
topic |
Educação Matemática Modelagem Matemática Momentos de familiarização. |
description |
A inclusão de atividades de Modelagem Matemática nas aulas de Matemática, de modo ge-ral, representa um desafio para professores e alunos. Essas atividades colocam os alunos em contato com práticas que, de forma geral, não lhes parecem corriqueiras na sala de aula, como é o caso do envolvimento com uma situação-problema e, em muitos casos, com a própria definição de um problema. O enfrentamento da situação em que é preciso sair da estabilidade em que o professor explicitamente orienta as ações dos alunos requer “colocar a mão na massa”, experimentar o novo e saber como esse novo funciona. Assim, neste tra-balho apresentamos uma configuração para a introdução da Modelagem Matemática nas aulas em que o foco é a familiarização do aluno com este tipo de atividade. Indicamos, des-se modo, que o aluno pode “aprender” a fazer modelagem, integrando-se nas atividades de forma gradativa e associamos essa familiarização do aluno a três momentos distintos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204/194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 28 - 36 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127864561664 |