A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Evandro Alexandre da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moreira, Priscila Rezende
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de recursos digitais ao desenvolvimento de habilidades matemáticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, consideramos o estudo de autores que abordam sobre o uso das mídias digitais na educação básica e a relevância de pesquisas acerca desse tema, visando a melhoria do ensino na educação básica. Assim, apresentamos aspectos da BNCC no que concernem o uso de recursos digitais na educação básica, bem como as competências e as habilidades que versam em torno do uso dessas novas tecnologias. Apresentamos 04 (quatro) possibilidades de uso de recursos digitais para o ensino da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental e reiteramos a necessidade de não utilizarmos essas mídias apenas pelo seu caráter inovador ou incentivador, mas, sim, por suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem.
id SBEM_MAT-1_7e9664ab86dbe2264919854816ee8648
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2401
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino FundamentalO presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de recursos digitais ao desenvolvimento de habilidades matemáticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, consideramos o estudo de autores que abordam sobre o uso das mídias digitais na educação básica e a relevância de pesquisas acerca desse tema, visando a melhoria do ensino na educação básica. Assim, apresentamos aspectos da BNCC no que concernem o uso de recursos digitais na educação básica, bem como as competências e as habilidades que versam em torno do uso dessas novas tecnologias. Apresentamos 04 (quatro) possibilidades de uso de recursos digitais para o ensino da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental e reiteramos a necessidade de não utilizarmos essas mídias apenas pelo seu caráter inovador ou incentivador, mas, sim, por suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/240110.37001/emr.v26i70.2401Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 5-162317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401/2024Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Evandro Alexandre da SilvaMoreira, Priscila Rezende2022-12-19T14:07:25Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2401Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:07:25Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Costa, Evandro Alexandre da Silva
title_short A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Costa, Evandro Alexandre da Silva
author_facet Costa, Evandro Alexandre da Silva
Moreira, Priscila Rezende
author_role author
author2 Moreira, Priscila Rezende
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Evandro Alexandre da Silva
Moreira, Priscila Rezende
description O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de recursos digitais ao desenvolvimento de habilidades matemáticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, consideramos o estudo de autores que abordam sobre o uso das mídias digitais na educação básica e a relevância de pesquisas acerca desse tema, visando a melhoria do ensino na educação básica. Assim, apresentamos aspectos da BNCC no que concernem o uso de recursos digitais na educação básica, bem como as competências e as habilidades que versam em torno do uso dessas novas tecnologias. Apresentamos 04 (quatro) possibilidades de uso de recursos digitais para o ensino da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental e reiteramos a necessidade de não utilizarmos essas mídias apenas pelo seu caráter inovador ou incentivador, mas, sim, por suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401
10.37001/emr.v26i70.2401
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i70.2401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401/2024
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 5-16
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131051184128