A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de recursos digitais ao desenvolvimento de habilidades matemáticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, consideramos o estudo de autores que abordam sobre o uso das mídias digitais na educação básica e a relevância de pesquisas acerca desse tema, visando a melhoria do ensino na educação básica. Assim, apresentamos aspectos da BNCC no que concernem o uso de recursos digitais na educação básica, bem como as competências e as habilidades que versam em torno do uso dessas novas tecnologias. Apresentamos 04 (quatro) possibilidades de uso de recursos digitais para o ensino da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental e reiteramos a necessidade de não utilizarmos essas mídias apenas pelo seu caráter inovador ou incentivador, mas, sim, por suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem. |
id |
SBEM_MAT-1_7e9664ab86dbe2264919854816ee8648 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2401 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino FundamentalO presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de recursos digitais ao desenvolvimento de habilidades matemáticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, consideramos o estudo de autores que abordam sobre o uso das mídias digitais na educação básica e a relevância de pesquisas acerca desse tema, visando a melhoria do ensino na educação básica. Assim, apresentamos aspectos da BNCC no que concernem o uso de recursos digitais na educação básica, bem como as competências e as habilidades que versam em torno do uso dessas novas tecnologias. Apresentamos 04 (quatro) possibilidades de uso de recursos digitais para o ensino da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental e reiteramos a necessidade de não utilizarmos essas mídias apenas pelo seu caráter inovador ou incentivador, mas, sim, por suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-07-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/240110.37001/emr.v26i70.2401Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 5-162317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401/2024Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Evandro Alexandre da SilvaMoreira, Priscila Rezende2022-12-19T14:07:25Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2401Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:07:25Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental Costa, Evandro Alexandre da Silva |
title_short |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
A Base Nacional Comum Curricular e as Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Costa, Evandro Alexandre da Silva |
author_facet |
Costa, Evandro Alexandre da Silva Moreira, Priscila Rezende |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Priscila Rezende |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Evandro Alexandre da Silva Moreira, Priscila Rezende |
description |
O presente artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades do uso de recursos digitais ao desenvolvimento de habilidades matemáticas nos primeiros anos do Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular. Para tanto, consideramos o estudo de autores que abordam sobre o uso das mídias digitais na educação básica e a relevância de pesquisas acerca desse tema, visando a melhoria do ensino na educação básica. Assim, apresentamos aspectos da BNCC no que concernem o uso de recursos digitais na educação básica, bem como as competências e as habilidades que versam em torno do uso dessas novas tecnologias. Apresentamos 04 (quatro) possibilidades de uso de recursos digitais para o ensino da matemática nos primeiros anos do ensino fundamental e reiteramos a necessidade de não utilizarmos essas mídias apenas pelo seu caráter inovador ou incentivador, mas, sim, por suas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401 10.37001/emr.v26i70.2401 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v26i70.2401 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2401/2024 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 70 (2021): jan./mar.; 5-16 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131051184128 |