Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves de Oliveira , Sandra
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes do Carmo, Adriana, Lima, Bertrand Luiz Corrêa, Carneiro, Reginaldo Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657
Resumo: Neste artigo, compartilham-se histórias de experiências que constituíram as práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, vividas e contadas por professoras, nas relações individuais e sociais estabelecidas com outros nos processos formativos. O objetivo deste texto é analisar essas experiências por elas narradas e vividas nos lugares de formação em que se direcionam introspectivamente, extrospectivamente, retrospectivamente e prospectivamente.  O compartilhamento dessas vivências ocorreu por meio de uma entrevista narrativa realizada com a participação de quatro professoras nos encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas xxx da xxx durante o segundo semestre de 2019. As análises dos dados possibilitaram ao grupo reviver, rememorar e partilhar experiências de suas práticas em aulas de matemática no estágio supervisionado no 1.° ano do ensino fundamental, no curso de formação em Pedagogia, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no projeto desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental e em aulas de matemática. Viver, contar e sentir essas práticas nos encontros formativos com os pares, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da matemática para (re)pensar as experiências no contexto da sala de aula.
id SBEM_MAT-1_8be9be9358c91d3a0ea95ed8973fe000
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2657
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professorasNeste artigo, compartilham-se histórias de experiências que constituíram as práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, vividas e contadas por professoras, nas relações individuais e sociais estabelecidas com outros nos processos formativos. O objetivo deste texto é analisar essas experiências por elas narradas e vividas nos lugares de formação em que se direcionam introspectivamente, extrospectivamente, retrospectivamente e prospectivamente.  O compartilhamento dessas vivências ocorreu por meio de uma entrevista narrativa realizada com a participação de quatro professoras nos encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas xxx da xxx durante o segundo semestre de 2019. As análises dos dados possibilitaram ao grupo reviver, rememorar e partilhar experiências de suas práticas em aulas de matemática no estágio supervisionado no 1.° ano do ensino fundamental, no curso de formação em Pedagogia, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no projeto desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental e em aulas de matemática. Viver, contar e sentir essas práticas nos encontros formativos com os pares, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da matemática para (re)pensar as experiências no contexto da sala de aula.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/265710.37001/emr.v26i73.2657Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 151 - 1692317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657/2053Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Oliveira , Sandra Fernandes do Carmo, AdrianaLima, Bertrand Luiz CorrêaCarneiro, Reginaldo Fernando2022-12-19T14:05:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2657Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:05:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
title Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
spellingShingle Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
Alves de Oliveira , Sandra
title_short Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
title_full Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
title_fullStr Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
title_full_unstemmed Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
title_sort Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
author Alves de Oliveira , Sandra
author_facet Alves de Oliveira , Sandra
Fernandes do Carmo, Adriana
Lima, Bertrand Luiz Corrêa
Carneiro, Reginaldo Fernando
author_role author
author2 Fernandes do Carmo, Adriana
Lima, Bertrand Luiz Corrêa
Carneiro, Reginaldo Fernando
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves de Oliveira , Sandra
Fernandes do Carmo, Adriana
Lima, Bertrand Luiz Corrêa
Carneiro, Reginaldo Fernando
description Neste artigo, compartilham-se histórias de experiências que constituíram as práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, vividas e contadas por professoras, nas relações individuais e sociais estabelecidas com outros nos processos formativos. O objetivo deste texto é analisar essas experiências por elas narradas e vividas nos lugares de formação em que se direcionam introspectivamente, extrospectivamente, retrospectivamente e prospectivamente.  O compartilhamento dessas vivências ocorreu por meio de uma entrevista narrativa realizada com a participação de quatro professoras nos encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas xxx da xxx durante o segundo semestre de 2019. As análises dos dados possibilitaram ao grupo reviver, rememorar e partilhar experiências de suas práticas em aulas de matemática no estágio supervisionado no 1.° ano do ensino fundamental, no curso de formação em Pedagogia, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no projeto desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental e em aulas de matemática. Viver, contar e sentir essas práticas nos encontros formativos com os pares, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da matemática para (re)pensar as experiências no contexto da sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657
10.37001/emr.v26i73.2657
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i73.2657
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657/2053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 151 - 169
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131097321472