Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657 |
Resumo: | Neste artigo, compartilham-se histórias de experiências que constituíram as práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, vividas e contadas por professoras, nas relações individuais e sociais estabelecidas com outros nos processos formativos. O objetivo deste texto é analisar essas experiências por elas narradas e vividas nos lugares de formação em que se direcionam introspectivamente, extrospectivamente, retrospectivamente e prospectivamente. O compartilhamento dessas vivências ocorreu por meio de uma entrevista narrativa realizada com a participação de quatro professoras nos encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas xxx da xxx durante o segundo semestre de 2019. As análises dos dados possibilitaram ao grupo reviver, rememorar e partilhar experiências de suas práticas em aulas de matemática no estágio supervisionado no 1.° ano do ensino fundamental, no curso de formação em Pedagogia, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no projeto desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental e em aulas de matemática. Viver, contar e sentir essas práticas nos encontros formativos com os pares, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da matemática para (re)pensar as experiências no contexto da sala de aula. |
id |
SBEM_MAT-1_8be9be9358c91d3a0ea95ed8973fe000 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2657 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professorasNeste artigo, compartilham-se histórias de experiências que constituíram as práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, vividas e contadas por professoras, nas relações individuais e sociais estabelecidas com outros nos processos formativos. O objetivo deste texto é analisar essas experiências por elas narradas e vividas nos lugares de formação em que se direcionam introspectivamente, extrospectivamente, retrospectivamente e prospectivamente. O compartilhamento dessas vivências ocorreu por meio de uma entrevista narrativa realizada com a participação de quatro professoras nos encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas xxx da xxx durante o segundo semestre de 2019. As análises dos dados possibilitaram ao grupo reviver, rememorar e partilhar experiências de suas práticas em aulas de matemática no estágio supervisionado no 1.° ano do ensino fundamental, no curso de formação em Pedagogia, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no projeto desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental e em aulas de matemática. Viver, contar e sentir essas práticas nos encontros formativos com os pares, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da matemática para (re)pensar as experiências no contexto da sala de aula.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2021-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/265710.37001/emr.v26i73.2657Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 151 - 1692317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657/2053Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves de Oliveira , Sandra Fernandes do Carmo, AdrianaLima, Bertrand Luiz CorrêaCarneiro, Reginaldo Fernando2022-12-19T14:05:51Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2657Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:05:51Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras |
title |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras |
spellingShingle |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras Alves de Oliveira , Sandra |
title_short |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras |
title_full |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras |
title_fullStr |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras |
title_full_unstemmed |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras |
title_sort |
Narrativas de experiências de práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, contadas por professoras |
author |
Alves de Oliveira , Sandra |
author_facet |
Alves de Oliveira , Sandra Fernandes do Carmo, Adriana Lima, Bertrand Luiz Corrêa Carneiro, Reginaldo Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes do Carmo, Adriana Lima, Bertrand Luiz Corrêa Carneiro, Reginaldo Fernando |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves de Oliveira , Sandra Fernandes do Carmo, Adriana Lima, Bertrand Luiz Corrêa Carneiro, Reginaldo Fernando |
description |
Neste artigo, compartilham-se histórias de experiências que constituíram as práticas de ensino em matemática na educação básica e superior, vividas e contadas por professoras, nas relações individuais e sociais estabelecidas com outros nos processos formativos. O objetivo deste texto é analisar essas experiências por elas narradas e vividas nos lugares de formação em que se direcionam introspectivamente, extrospectivamente, retrospectivamente e prospectivamente. O compartilhamento dessas vivências ocorreu por meio de uma entrevista narrativa realizada com a participação de quatro professoras nos encontros do Grupo de Estudos e Pesquisas xxx da xxx durante o segundo semestre de 2019. As análises dos dados possibilitaram ao grupo reviver, rememorar e partilhar experiências de suas práticas em aulas de matemática no estágio supervisionado no 1.° ano do ensino fundamental, no curso de formação em Pedagogia, no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no projeto desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental e em aulas de matemática. Viver, contar e sentir essas práticas nos encontros formativos com os pares, proporcionou o aprofundamento de conhecimentos teóricos e práticos da matemática para (re)pensar as experiências no contexto da sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657 10.37001/emr.v26i73.2657 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v26i73.2657 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2657/2053 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 73 (2021): out./dez.; 151 - 169 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050131097321472 |