Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo,Lucas
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Giraldo,Victor, Rosistolato,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105
Resumo: Resumo Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente.
id RCAP_72e152356b728b174ed8e424aea4dd92
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84742021000500105
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemáticaformação de professoresdocência compartilhadalicenciatura em matemáticainteração entre professoresResumo Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105Melo,LucasGiraldo,VictorRosistolato,Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:21Zoai:scielo:S2182-84742021000500105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:19.821304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
title Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
spellingShingle Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
Melo,Lucas
formação de professores
docência compartilhada
licenciatura em matemática
interação entre professores
title_short Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
title_full Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
title_fullStr Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
title_full_unstemmed Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
title_sort Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
author Melo,Lucas
author_facet Melo,Lucas
Giraldo,Victor
Rosistolato,Rodrigo
author_role author
author2 Giraldo,Victor
Rosistolato,Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo,Lucas
Giraldo,Victor
Rosistolato,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
docência compartilhada
licenciatura em matemática
interação entre professores
topic formação de professores
docência compartilhada
licenciatura em matemática
interação entre professores
description Resumo Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552893161504768