Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105 |
Resumo: | Resumo Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente. |
id |
RCAP_72e152356b728b174ed8e424aea4dd92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742021000500105 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemáticaformação de professoresdocência compartilhadalicenciatura em matemáticainteração entre professoresResumo Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105Melo,LucasGiraldo,VictorRosistolato,Rodrigoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:21Zoai:scielo:S2182-84742021000500105Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:19.821304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática |
title |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática |
spellingShingle |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática Melo,Lucas formação de professores docência compartilhada licenciatura em matemática interação entre professores |
title_short |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática |
title_full |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática |
title_fullStr |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática |
title_full_unstemmed |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática |
title_sort |
Interações entre um Professor da Educação Básica e um Professor do Ensino Superior em uma Experiência de Docência Compartilhada em Matemática |
author |
Melo,Lucas |
author_facet |
Melo,Lucas Giraldo,Victor Rosistolato,Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Giraldo,Victor Rosistolato,Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo,Lucas Giraldo,Victor Rosistolato,Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação de professores docência compartilhada licenciatura em matemática interação entre professores |
topic |
formação de professores docência compartilhada licenciatura em matemática interação entre professores |
description |
Resumo Neste artigo analisamos as dinâmicas de interação entre um professor da Escola Básica e um professor da Universidade, lecionando juntos uma disciplina no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em formato de docência compartilhada. A experiência foi desenvolvida como parte de um projeto de pesquisa intitulado Práticas Docentes Compartilhadas. Buscamos, em particular, identificar possíveis conflitos e/ou consonâncias nessas dinâmicas. Os resultados indicam que, apesar do reconhecimento de obstáculos na implementação, o formato de docência compartilhada revela potencialidades para a formação inicial de professores de Matemática, contemplando uma dinâmica interativa de saberes de naturezas diversas e proporcionando deslocamentos na centralidade do conhecimento em um único professor. A interação entre as formas particulares de contribuição dos professores, com a autoridade de cada um sendo acionada em momentos específicos, produziu um resultado que é maior do que a simples justaposição do que cada um teria a contribuir isoladamente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500105 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552893161504768 |