Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Ana Maria Porto
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Brentano, Elena Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176
Resumo: Neste trabalho, por meio da observação de aulas de professores - alunos e da proposição de atividades de aprendizagem e de ensino, examinamos as mudanças ocorridas tanto em relação ao domínio dos conceitos matemáticos pelos professores, quanto em relação à dinâmica do processo de ensinar. Os professores que participaram desta experiência eram alunos do Curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000. Durante o curso sobre componentes curriculares Ensino de Matemática I e II, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica e Estágio Supervisionado os professores – alunos foram desafiados a repensar o significado atribuído à Matemática e a seu ensino e a refletir sobre o seu saber e o seu fazer na sala de aula. Pretende-se, neste relato de experiência, socializar as atividades desenvolvidas que aliaram o trabalho dos professores formadores da área de Matemática e da área de formação pedagógica. Destaca-se a superação de dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos pelos professores – alunos e a renovação das atividades de ensino nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino fundamental em que esses professores atuavam.
id SBEM_MAT-1_98c57a930662a8713f2f52115bdefe4c
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/176
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em ServiçoNeste trabalho, por meio da observação de aulas de professores - alunos e da proposição de atividades de aprendizagem e de ensino, examinamos as mudanças ocorridas tanto em relação ao domínio dos conceitos matemáticos pelos professores, quanto em relação à dinâmica do processo de ensinar. Os professores que participaram desta experiência eram alunos do Curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000. Durante o curso sobre componentes curriculares Ensino de Matemática I e II, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica e Estágio Supervisionado os professores – alunos foram desafiados a repensar o significado atribuído à Matemática e a seu ensino e a refletir sobre o seu saber e o seu fazer na sala de aula. Pretende-se, neste relato de experiência, socializar as atividades desenvolvidas que aliaram o trabalho dos professores formadores da área de Matemática e da área de formação pedagógica. Destaca-se a superação de dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos pelos professores – alunos e a renovação das atividades de ensino nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino fundamental em que esses professores atuavam.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176Educação Matemática em Revista; Número 30 - Agosto, 2010; 04-122317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176/167Nascimento, Ana Maria PortoBrentano, Elena Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/176Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
title Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
spellingShingle Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
Nascimento, Ana Maria Porto
title_short Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
title_full Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
title_fullStr Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
title_full_unstemmed Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
title_sort Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
author Nascimento, Ana Maria Porto
author_facet Nascimento, Ana Maria Porto
Brentano, Elena Maria
author_role author
author2 Brentano, Elena Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Ana Maria Porto
Brentano, Elena Maria
description Neste trabalho, por meio da observação de aulas de professores - alunos e da proposição de atividades de aprendizagem e de ensino, examinamos as mudanças ocorridas tanto em relação ao domínio dos conceitos matemáticos pelos professores, quanto em relação à dinâmica do processo de ensinar. Os professores que participaram desta experiência eram alunos do Curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000. Durante o curso sobre componentes curriculares Ensino de Matemática I e II, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica e Estágio Supervisionado os professores – alunos foram desafiados a repensar o significado atribuído à Matemática e a seu ensino e a refletir sobre o seu saber e o seu fazer na sala de aula. Pretende-se, neste relato de experiência, socializar as atividades desenvolvidas que aliaram o trabalho dos professores formadores da área de Matemática e da área de formação pedagógica. Destaca-se a superação de dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos pelos professores – alunos e a renovação das atividades de ensino nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino fundamental em que esses professores atuavam.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176/167
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 30 - Agosto, 2010; 04-12
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127843590144