Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176 |
Resumo: | Neste trabalho, por meio da observação de aulas de professores - alunos e da proposição de atividades de aprendizagem e de ensino, examinamos as mudanças ocorridas tanto em relação ao domínio dos conceitos matemáticos pelos professores, quanto em relação à dinâmica do processo de ensinar. Os professores que participaram desta experiência eram alunos do Curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000. Durante o curso sobre componentes curriculares Ensino de Matemática I e II, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica e Estágio Supervisionado os professores – alunos foram desafiados a repensar o significado atribuído à Matemática e a seu ensino e a refletir sobre o seu saber e o seu fazer na sala de aula. Pretende-se, neste relato de experiência, socializar as atividades desenvolvidas que aliaram o trabalho dos professores formadores da área de Matemática e da área de formação pedagógica. Destaca-se a superação de dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos pelos professores – alunos e a renovação das atividades de ensino nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino fundamental em que esses professores atuavam. |
id |
SBEM_MAT-1_98c57a930662a8713f2f52115bdefe4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/176 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em ServiçoNeste trabalho, por meio da observação de aulas de professores - alunos e da proposição de atividades de aprendizagem e de ensino, examinamos as mudanças ocorridas tanto em relação ao domínio dos conceitos matemáticos pelos professores, quanto em relação à dinâmica do processo de ensinar. Os professores que participaram desta experiência eram alunos do Curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000. Durante o curso sobre componentes curriculares Ensino de Matemática I e II, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica e Estágio Supervisionado os professores – alunos foram desafiados a repensar o significado atribuído à Matemática e a seu ensino e a refletir sobre o seu saber e o seu fazer na sala de aula. Pretende-se, neste relato de experiência, socializar as atividades desenvolvidas que aliaram o trabalho dos professores formadores da área de Matemática e da área de formação pedagógica. Destaca-se a superação de dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos pelos professores – alunos e a renovação das atividades de ensino nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino fundamental em que esses professores atuavam.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176Educação Matemática em Revista; Número 30 - Agosto, 2010; 04-122317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176/167Nascimento, Ana Maria PortoBrentano, Elena Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/176Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço |
title |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço |
spellingShingle |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço Nascimento, Ana Maria Porto |
title_short |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço |
title_full |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço |
title_fullStr |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço |
title_full_unstemmed |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço |
title_sort |
Ensino de Matemática no Curso de Pedagogia: Um Desafio na Formação Continuada em Serviço |
author |
Nascimento, Ana Maria Porto |
author_facet |
Nascimento, Ana Maria Porto Brentano, Elena Maria |
author_role |
author |
author2 |
Brentano, Elena Maria |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Ana Maria Porto Brentano, Elena Maria |
description |
Neste trabalho, por meio da observação de aulas de professores - alunos e da proposição de atividades de aprendizagem e de ensino, examinamos as mudanças ocorridas tanto em relação ao domínio dos conceitos matemáticos pelos professores, quanto em relação à dinâmica do processo de ensinar. Os professores que participaram desta experiência eram alunos do Curso de Pedagogia do Programa Rede UNEB 2000. Durante o curso sobre componentes curriculares Ensino de Matemática I e II, Fundamentos Teóricos da Ação Pedagógica e Estágio Supervisionado os professores – alunos foram desafiados a repensar o significado atribuído à Matemática e a seu ensino e a refletir sobre o seu saber e o seu fazer na sala de aula. Pretende-se, neste relato de experiência, socializar as atividades desenvolvidas que aliaram o trabalho dos professores formadores da área de Matemática e da área de formação pedagógica. Destaca-se a superação de dificuldades de compreensão de conceitos matemáticos pelos professores – alunos e a renovação das atividades de ensino nas turmas dos Anos Iniciais do Ensino fundamental em que esses professores atuavam. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176/167 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 30 - Agosto, 2010; 04-12 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127843590144 |