CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977 |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo pensar o curso de pedagogia no contexto da educação superior brasileira, bem como, refletir sobre os desafios que envolvem o processo de ensino e a aprendizagem de matemática. Para sua realização, analisamos fontes bibliográficas e documentais, buscando identificar avanços e reveses construídos na historicidade do processo e incorporados pela cultura. Localizar o ensino de matemática em seu processo histórico permite observar um percurso marcado por desigualdades sociais, que são identificadas através dos baixos índices obtidos pela educação brasileira. As reflexões evidenciaram valores explícitos e implícitos perpetuados pelas relações de poder no contexto da aula, uma construção que exige mudanças, apontando para urgente necessidade de ações conjuntas das instituições de ensino, das políticas públicas, dos professores e da sociedade, tendo entre suas metas a melhoria da educação matemática nos cursos de pedagogia, o que certamente trará contribuições efetivas para a educação básica. |
id |
UNEMAT-5_366500cf0641c214440a802fbd965d0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3977 |
network_acronym_str |
UNEMAT-5 |
network_name_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICAeducação matemáticacursos de pedagogiaprática social.O presente estudo tem por objetivo pensar o curso de pedagogia no contexto da educação superior brasileira, bem como, refletir sobre os desafios que envolvem o processo de ensino e a aprendizagem de matemática. Para sua realização, analisamos fontes bibliográficas e documentais, buscando identificar avanços e reveses construídos na historicidade do processo e incorporados pela cultura. Localizar o ensino de matemática em seu processo histórico permite observar um percurso marcado por desigualdades sociais, que são identificadas através dos baixos índices obtidos pela educação brasileira. As reflexões evidenciaram valores explícitos e implícitos perpetuados pelas relações de poder no contexto da aula, uma construção que exige mudanças, apontando para urgente necessidade de ações conjuntas das instituições de ensino, das políticas públicas, dos professores e da sociedade, tendo entre suas metas a melhoria da educação matemática nos cursos de pedagogia, o que certamente trará contribuições efetivas para a educação básica.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 83-982178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977/3188Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim, Carmem Lucia Artioli2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3977Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
spellingShingle |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA Rolim, Carmem Lucia Artioli educação matemática cursos de pedagogia prática social. |
title_short |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_fullStr |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
title_sort |
CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA |
author |
Rolim, Carmem Lucia Artioli |
author_facet |
Rolim, Carmem Lucia Artioli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rolim, Carmem Lucia Artioli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática cursos de pedagogia prática social. |
topic |
educação matemática cursos de pedagogia prática social. |
description |
O presente estudo tem por objetivo pensar o curso de pedagogia no contexto da educação superior brasileira, bem como, refletir sobre os desafios que envolvem o processo de ensino e a aprendizagem de matemática. Para sua realização, analisamos fontes bibliográficas e documentais, buscando identificar avanços e reveses construídos na historicidade do processo e incorporados pela cultura. Localizar o ensino de matemática em seu processo histórico permite observar um percurso marcado por desigualdades sociais, que são identificadas através dos baixos índices obtidos pela educação brasileira. As reflexões evidenciaram valores explícitos e implícitos perpetuados pelas relações de poder no contexto da aula, uma construção que exige mudanças, apontando para urgente necessidade de ações conjuntas das instituições de ensino, das políticas públicas, dos professores e da sociedade, tendo entre suas metas a melhoria da educação matemática nos cursos de pedagogia, o que certamente trará contribuições efetivas para a educação básica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977 |
url |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977/3188 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEMAT Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 83-98 2178-7476 reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) instacron:UNEMAT |
instname_str |
Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
instacron_str |
UNEMAT |
institution |
UNEMAT |
reponame_str |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
collection |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafaed@unemat.br |
_version_ |
1801217460355989504 |