CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rolim, Carmem Lucia Artioli
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
Texto Completo: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977
Resumo: O presente estudo tem por objetivo pensar o curso de pedagogia no contexto da educação superior brasileira, bem como, refletir sobre os desafios que envolvem o processo de ensino e a aprendizagem de matemática. Para sua realização, analisamos fontes bibliográficas e documentais, buscando identificar avanços e reveses construídos na historicidade do processo e incorporados pela cultura. Localizar o ensino de matemática em seu processo histórico permite observar um percurso marcado por desigualdades sociais, que são identificadas através dos baixos índices obtidos pela educação brasileira. As reflexões evidenciaram valores explícitos e implícitos perpetuados pelas relações de poder no contexto da aula, uma construção que exige mudanças, apontando para urgente necessidade de ações conjuntas das instituições de ensino, das políticas públicas, dos professores e da sociedade, tendo entre suas metas a melhoria da educação matemática nos cursos de pedagogia, o que certamente trará contribuições efetivas para a educação básica.
id UNEMAT-5_366500cf0641c214440a802fbd965d0d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3977
network_acronym_str UNEMAT-5
network_name_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository_id_str
spelling CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICAeducação matemáticacursos de pedagogiaprática social.O presente estudo tem por objetivo pensar o curso de pedagogia no contexto da educação superior brasileira, bem como, refletir sobre os desafios que envolvem o processo de ensino e a aprendizagem de matemática. Para sua realização, analisamos fontes bibliográficas e documentais, buscando identificar avanços e reveses construídos na historicidade do processo e incorporados pela cultura. Localizar o ensino de matemática em seu processo histórico permite observar um percurso marcado por desigualdades sociais, que são identificadas através dos baixos índices obtidos pela educação brasileira. As reflexões evidenciaram valores explícitos e implícitos perpetuados pelas relações de poder no contexto da aula, uma construção que exige mudanças, apontando para urgente necessidade de ações conjuntas das instituições de ensino, das políticas públicas, dos professores e da sociedade, tendo entre suas metas a melhoria da educação matemática nos cursos de pedagogia, o que certamente trará contribuições efetivas para a educação básica.UNEMAT Editora2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 83-982178-7476reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977/3188Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRolim, Carmem Lucia Artioli2019-10-11T00:21:22Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3977Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgeduPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/oairevistafaed@unemat.br2178-74761679-4273opendoar:2019-10-11T00:21:22Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false
dc.title.none.fl_str_mv CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
spellingShingle CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
Rolim, Carmem Lucia Artioli
educação matemática
cursos de pedagogia
prática social.
title_short CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_fullStr CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
title_sort CURSOS DE PEDAGOGIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA
author Rolim, Carmem Lucia Artioli
author_facet Rolim, Carmem Lucia Artioli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rolim, Carmem Lucia Artioli
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
cursos de pedagogia
prática social.
topic educação matemática
cursos de pedagogia
prática social.
description O presente estudo tem por objetivo pensar o curso de pedagogia no contexto da educação superior brasileira, bem como, refletir sobre os desafios que envolvem o processo de ensino e a aprendizagem de matemática. Para sua realização, analisamos fontes bibliográficas e documentais, buscando identificar avanços e reveses construídos na historicidade do processo e incorporados pela cultura. Localizar o ensino de matemática em seu processo histórico permite observar um percurso marcado por desigualdades sociais, que são identificadas através dos baixos índices obtidos pela educação brasileira. As reflexões evidenciaram valores explícitos e implícitos perpetuados pelas relações de poder no contexto da aula, uma construção que exige mudanças, apontando para urgente necessidade de ações conjuntas das instituições de ensino, das políticas públicas, dos professores e da sociedade, tendo entre suas metas a melhoria da educação matemática nos cursos de pedagogia, o que certamente trará contribuições efetivas para a educação básica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977
url https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3977/3188
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista da Faculdade de Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
publisher.none.fl_str_mv UNEMAT Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação; v. 21 n. 1 (2014): (JAN/JUN); 83-98
2178-7476
reponame:Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
instname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron:UNEMAT
instname_str Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
instacron_str UNEMAT
institution UNEMAT
reponame_str Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
collection Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso. Online) - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
repository.mail.fl_str_mv revistafaed@unemat.br
_version_ 1801217460355989504