Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zogaib, Simone Damm
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos-Wagner, Vânia Maria Pereira dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/732
Resumo: Este artigo traz uma releitura de dados produzidos anteriormente em experimento de ensino sobre senso espacial na educação infantil. Estudantes de Pedagogia de universidade pública do nordeste brasileiro coletaram os dados deste estudo. Nele são apresentadas novas análises sobre atividade de circuito realizada por 18 crianças entre 4 e/ou 5 anos de um semi-internato. Teve como suporte teórico Brasil (1998), Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes e Delgado (2008). Verificou-se que as crianças possuem conhecimentos prévios de orientação espacial a serem ampliados com atividades como a de circuito, que podem contribuir para o desenvolvimento do senso espacial. Há necessidade de aprofundamento do conhecimento docente sobre a temática. Por fim, esta releitura indica subsídios para compreender o desenvolvimento do senso espacial das crianças e para pensar o ensino e aprendizagem de matemática/geometria na educação infantil.
id SBEM_MAT-1_a9110025343243aba2fb8c9229c7b761
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/732
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação InfantilEste artigo traz uma releitura de dados produzidos anteriormente em experimento de ensino sobre senso espacial na educação infantil. Estudantes de Pedagogia de universidade pública do nordeste brasileiro coletaram os dados deste estudo. Nele são apresentadas novas análises sobre atividade de circuito realizada por 18 crianças entre 4 e/ou 5 anos de um semi-internato. Teve como suporte teórico Brasil (1998), Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes e Delgado (2008). Verificou-se que as crianças possuem conhecimentos prévios de orientação espacial a serem ampliados com atividades como a de circuito, que podem contribuir para o desenvolvimento do senso espacial. Há necessidade de aprofundamento do conhecimento docente sobre a temática. Por fim, esta releitura indica subsídios para compreender o desenvolvimento do senso espacial das crianças e para pensar o ensino e aprendizagem de matemática/geometria na educação infantil.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/732Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 51-612317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/732/pdfCopyright (c) 2017 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessZogaib, Simone DammSantos-Wagner, Vânia Maria Pereira dos2022-12-26T15:18:57Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/732Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-26T15:18:57Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil
title Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil
spellingShingle Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil
Zogaib, Simone Damm
title_short Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil
title_full Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil
title_fullStr Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil
title_full_unstemmed Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil
title_sort Entre caixas, bolas e bambolês: a orientação espacial na Educação Infantil
author Zogaib, Simone Damm
author_facet Zogaib, Simone Damm
Santos-Wagner, Vânia Maria Pereira dos
author_role author
author2 Santos-Wagner, Vânia Maria Pereira dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zogaib, Simone Damm
Santos-Wagner, Vânia Maria Pereira dos
description Este artigo traz uma releitura de dados produzidos anteriormente em experimento de ensino sobre senso espacial na educação infantil. Estudantes de Pedagogia de universidade pública do nordeste brasileiro coletaram os dados deste estudo. Nele são apresentadas novas análises sobre atividade de circuito realizada por 18 crianças entre 4 e/ou 5 anos de um semi-internato. Teve como suporte teórico Brasil (1998), Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes e Delgado (2008). Verificou-se que as crianças possuem conhecimentos prévios de orientação espacial a serem ampliados com atividades como a de circuito, que podem contribuir para o desenvolvimento do senso espacial. Há necessidade de aprofundamento do conhecimento docente sobre a temática. Por fim, esta releitura indica subsídios para compreender o desenvolvimento do senso espacial das crianças e para pensar o ensino e aprendizagem de matemática/geometria na educação infantil.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/732
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/732/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 22 n. 53 (2017): jan./mar.; 51-61
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050128968712192