CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damm Zogaib, Simone
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
Texto Completo: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/107
Resumo: Aqui se relata uma pesquisa qualitativa que analisa o registro do pensamento matemático da criança na resolução de problemas por meio de desenhos. Esse estudo aconteceu em uma escola de educação infantil. Os procedimentos metodológicos envolveram observação participante, entrevista, análise documental, gravações de informações em áudio e diários de campo. Crianças de idade entre quatro e seis anos, de um semi-internato em Aracaju-SE, participaram da pesquisa. Ao concluir o estudo, pesquisadores constataram que as crianças conseguiram resolver problemas e representar soluções por meio do desenho. As crianças fizeram isso mesmo sem o domínio da leitura e da escrita, bem como do conhecimento sistematizado das operações matemáticas. Portanto, os pesquisadores observaram que o desenho, além de expressão dos pensamentos e sentimentos infantis, constituiu-se em um instrumento de amplo valor pedagógico para o educador em sua prática diária.
id IFES-1_f56565d18bc9eee648bb455770224341
oai_identifier_str oai::article/107
network_acronym_str IFES-1
network_name_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository_id_str
spelling CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTILDesenhoConcepção de criançaResolução de problemas matemáticosEducação infantilAqui se relata uma pesquisa qualitativa que analisa o registro do pensamento matemático da criança na resolução de problemas por meio de desenhos. Esse estudo aconteceu em uma escola de educação infantil. Os procedimentos metodológicos envolveram observação participante, entrevista, análise documental, gravações de informações em áudio e diários de campo. Crianças de idade entre quatro e seis anos, de um semi-internato em Aracaju-SE, participaram da pesquisa. Ao concluir o estudo, pesquisadores constataram que as crianças conseguiram resolver problemas e representar soluções por meio do desenho. As crianças fizeram isso mesmo sem o domínio da leitura e da escrita, bem como do conhecimento sistematizado das operações matemáticas. Portanto, os pesquisadores observaram que o desenho, além de expressão dos pensamentos e sentimentos infantis, constituiu-se em um instrumento de amplo valor pedagógico para o educador em sua prática diária.Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)2019-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/10710.36524/dect.v5i02.107Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 150-1702236-215010.36524/dect.v5i02reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)instacron:IFESporhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/107/104Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológicainfo:eu-repo/semantics/openAccessDamm Zogaib, SimonePereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria2019-12-06T16:59:41Zoai::article/107Revistahttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/indexPUBhttps://ojs.ifes.edu.br/index.php/index/oairevistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com2236-21502179-6955opendoar:2024-03-06T12:57:02.638396Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)false
dc.title.none.fl_str_mv CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
spellingShingle CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Damm Zogaib, Simone
Desenho
Concepção de criança
Resolução de problemas matemáticos
Educação infantil
title_short CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_fullStr CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_full_unstemmed CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
title_sort CRIANÇAS, DESENHOS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
author Damm Zogaib, Simone
author_facet Damm Zogaib, Simone
Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
author_role author
author2 Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damm Zogaib, Simone
Pereira dos Santos-Wagner, Vânia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Concepção de criança
Resolução de problemas matemáticos
Educação infantil
topic Desenho
Concepção de criança
Resolução de problemas matemáticos
Educação infantil
description Aqui se relata uma pesquisa qualitativa que analisa o registro do pensamento matemático da criança na resolução de problemas por meio de desenhos. Esse estudo aconteceu em uma escola de educação infantil. Os procedimentos metodológicos envolveram observação participante, entrevista, análise documental, gravações de informações em áudio e diários de campo. Crianças de idade entre quatro e seis anos, de um semi-internato em Aracaju-SE, participaram da pesquisa. Ao concluir o estudo, pesquisadores constataram que as crianças conseguiram resolver problemas e representar soluções por meio do desenho. As crianças fizeram isso mesmo sem o domínio da leitura e da escrita, bem como do conhecimento sistematizado das operações matemáticas. Portanto, os pesquisadores observaram que o desenho, além de expressão dos pensamentos e sentimentos infantis, constituiu-se em um instrumento de amplo valor pedagógico para o educador em sua prática diária.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/107
10.36524/dect.v5i02.107
url https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/107
identifier_str_mv 10.36524/dect.v5i02.107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/107/104
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
publisher.none.fl_str_mv Editora do Instituto Federal do Espírito Santo (Edifes)
dc.source.none.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica; v. 5 n. 02 (2015): 2015 - 02; 150-170
2236-2150
10.36524/dect.v5i02
reponame:Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron:IFES
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
instacron_str IFES
institution IFES
reponame_str Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
collection Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES)
repository.mail.fl_str_mv revistadect@gmail.com||sidneiquezada@gmail.com
_version_ 1798948027572944896