Etnomatemática e pedagogia decolonial na Educação de Jovens e Adultos Guarani

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Gabriela dos santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1371
Resumo: O presente artigo tem como foco a Educação de Jovens e Adultos Guarani que residem na aldeia Sapukay, Angra dos Reis. É uma garantia da Constituição de 1988 que a educação escolar indígena deve ser bilíngue, multicultural e diferenciada. Neste estudo, investigam-se as contribuições da Etnomatemática na construção de uma escola com este perfil. Foi realizada uma pesquisa quase-experimental com base nos princípios de um Programa em Etnomatemática definidos por D’Ambrósio (1998) e nos pontos de aproximação deste com a Pedagogia Decolonial proposta por Walsh (2007). O trabalho apresenta e analisa a concepção inicial de Matemática dos estudantes, o processo de seleção dos conteúdos matemáticos a serem estudados e quatro atividades realizadas nas aulas. A conclusão aponta que a Etnomatemática contribuiu para a construção da escola indígena por viabilizar no campo da Matemática a desconstrução dos quatro eixos de colonialidade que vêm subalternizando os indígenas brasileiros desde seus primeiros contatos com não indígenas.
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