Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040 |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta os conhecimentos profissionais docentes acerca da média, os quais foram explicitados por um grupo de professores, no início de um processo formativo, no âmbito do Observatório da Educação. Para a obtenção dos dados, houve a utilização de um questionário de caráter diagnóstico, composto por questões para determinação do perfil dos docentes. Além disso, os participantes analisaram casos de ensino que nos possibilitou identificar os seus conhecimentos acerca da citada temática e seu ensino. Teoricamente esta investigação pautou-se em estudos de Shulman para fundamentar a utilização de casos de ensino num processo formativo; Ball, Thames e Phelps como marco teórico para analisar a base de conhecimentos necessários ao professor; e, Gal para analisar questões relativas ao letramento estatístico. No geral, os resultados mostram que a maioria dos participantes tinha como foco os procedimentos técnicos de cálculo da medida, bem como enfrentava limitações acerca do domínio das propriedades da média. |
id |
SBEM_MAT-1_b61ea392dc94bc584abefbf4c1e61702 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/2040 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensinoEsta pesquisa apresenta os conhecimentos profissionais docentes acerca da média, os quais foram explicitados por um grupo de professores, no início de um processo formativo, no âmbito do Observatório da Educação. Para a obtenção dos dados, houve a utilização de um questionário de caráter diagnóstico, composto por questões para determinação do perfil dos docentes. Além disso, os participantes analisaram casos de ensino que nos possibilitou identificar os seus conhecimentos acerca da citada temática e seu ensino. Teoricamente esta investigação pautou-se em estudos de Shulman para fundamentar a utilização de casos de ensino num processo formativo; Ball, Thames e Phelps como marco teórico para analisar a base de conhecimentos necessários ao professor; e, Gal para analisar questões relativas ao letramento estatístico. No geral, os resultados mostram que a maioria dos participantes tinha como foco os procedimentos técnicos de cálculo da medida, bem como enfrentava limitações acerca do domínio das propriedades da média.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204010.37001/emr.v0i0.2040Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 184 -2002317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040/2014Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Silva, Angelica da FontouraAlves, Tiago Augusto dos SantosPietropaolo, Ruy CesarAmorim, Marta Élid2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2040Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino |
title |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino |
spellingShingle |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino Garcia Silva, Angelica da Fontoura |
title_short |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino |
title_full |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino |
title_fullStr |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino |
title_full_unstemmed |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino |
title_sort |
Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino |
author |
Garcia Silva, Angelica da Fontoura |
author_facet |
Garcia Silva, Angelica da Fontoura Alves, Tiago Augusto dos Santos Pietropaolo, Ruy Cesar Amorim, Marta Élid |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Tiago Augusto dos Santos Pietropaolo, Ruy Cesar Amorim, Marta Élid |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia Silva, Angelica da Fontoura Alves, Tiago Augusto dos Santos Pietropaolo, Ruy Cesar Amorim, Marta Élid |
description |
Esta pesquisa apresenta os conhecimentos profissionais docentes acerca da média, os quais foram explicitados por um grupo de professores, no início de um processo formativo, no âmbito do Observatório da Educação. Para a obtenção dos dados, houve a utilização de um questionário de caráter diagnóstico, composto por questões para determinação do perfil dos docentes. Além disso, os participantes analisaram casos de ensino que nos possibilitou identificar os seus conhecimentos acerca da citada temática e seu ensino. Teoricamente esta investigação pautou-se em estudos de Shulman para fundamentar a utilização de casos de ensino num processo formativo; Ball, Thames e Phelps como marco teórico para analisar a base de conhecimentos necessários ao professor; e, Gal para analisar questões relativas ao letramento estatístico. No geral, os resultados mostram que a maioria dos participantes tinha como foco os procedimentos técnicos de cálculo da medida, bem como enfrentava limitações acerca do domínio das propriedades da média. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040 10.37001/emr.v0i0.2040 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040 |
identifier_str_mv |
10.37001/emr.v0i0.2040 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040/2014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 184 -200 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130742902784 |