Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia Silva, Angelica da Fontoura
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Tiago Augusto dos Santos, Pietropaolo, Ruy Cesar, Amorim, Marta Élid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040
Resumo: Esta pesquisa apresenta os conhecimentos profissionais docentes acerca da média, os quais foram explicitados por um grupo de professores, no início de um processo formativo, no âmbito do Observatório da Educação. Para a obtenção dos dados, houve a utilização de um questionário de caráter diagnóstico, composto por questões para determinação do perfil dos docentes. Além disso, os participantes analisaram casos de ensino que nos possibilitou identificar os seus conhecimentos acerca da citada temática e seu ensino. Teoricamente esta investigação pautou-se em estudos de Shulman para fundamentar a utilização de casos de ensino num processo formativo; Ball, Thames e Phelps como marco teórico para analisar a base de conhecimentos necessários ao professor; e, Gal para analisar questões relativas ao letramento estatístico. No geral, os resultados mostram que a maioria dos participantes tinha como foco os procedimentos técnicos de cálculo da medida, bem como enfrentava limitações acerca do domínio das propriedades da média.
id SBEM_MAT-1_b61ea392dc94bc584abefbf4c1e61702
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2040
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensinoEsta pesquisa apresenta os conhecimentos profissionais docentes acerca da média, os quais foram explicitados por um grupo de professores, no início de um processo formativo, no âmbito do Observatório da Educação. Para a obtenção dos dados, houve a utilização de um questionário de caráter diagnóstico, composto por questões para determinação do perfil dos docentes. Além disso, os participantes analisaram casos de ensino que nos possibilitou identificar os seus conhecimentos acerca da citada temática e seu ensino. Teoricamente esta investigação pautou-se em estudos de Shulman para fundamentar a utilização de casos de ensino num processo formativo; Ball, Thames e Phelps como marco teórico para analisar a base de conhecimentos necessários ao professor; e, Gal para analisar questões relativas ao letramento estatístico. No geral, os resultados mostram que a maioria dos participantes tinha como foco os procedimentos técnicos de cálculo da medida, bem como enfrentava limitações acerca do domínio das propriedades da média.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/204010.37001/emr.v0i0.2040Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 184 -2002317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040/2014Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessGarcia Silva, Angelica da FontouraAlves, Tiago Augusto dos SantosPietropaolo, Ruy CesarAmorim, Marta Élid2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2040Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
title Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
spellingShingle Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
Garcia Silva, Angelica da Fontoura
title_short Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
title_full Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
title_fullStr Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
title_full_unstemmed Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
title_sort Propriedades Da Média: um estudo sobre respostas dadas por professores para casos de ensino
author Garcia Silva, Angelica da Fontoura
author_facet Garcia Silva, Angelica da Fontoura
Alves, Tiago Augusto dos Santos
Pietropaolo, Ruy Cesar
Amorim, Marta Élid
author_role author
author2 Alves, Tiago Augusto dos Santos
Pietropaolo, Ruy Cesar
Amorim, Marta Élid
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia Silva, Angelica da Fontoura
Alves, Tiago Augusto dos Santos
Pietropaolo, Ruy Cesar
Amorim, Marta Élid
description Esta pesquisa apresenta os conhecimentos profissionais docentes acerca da média, os quais foram explicitados por um grupo de professores, no início de um processo formativo, no âmbito do Observatório da Educação. Para a obtenção dos dados, houve a utilização de um questionário de caráter diagnóstico, composto por questões para determinação do perfil dos docentes. Além disso, os participantes analisaram casos de ensino que nos possibilitou identificar os seus conhecimentos acerca da citada temática e seu ensino. Teoricamente esta investigação pautou-se em estudos de Shulman para fundamentar a utilização de casos de ensino num processo formativo; Ball, Thames e Phelps como marco teórico para analisar a base de conhecimentos necessários ao professor; e, Gal para analisar questões relativas ao letramento estatístico. No geral, os resultados mostram que a maioria dos participantes tinha como foco os procedimentos técnicos de cálculo da medida, bem como enfrentava limitações acerca do domínio das propriedades da média.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040
10.37001/emr.v0i0.2040
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040
identifier_str_mv 10.37001/emr.v0i0.2040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2040/2014
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 184 -200
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130742902784