Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é analisar significados produzidos por futuros professores de Matemática, sobre a perspectiva do Ensino Exploratório, que foram mobilizados em uma prova em fases, desenvolvida no contexto de uma disciplina de Estágio Supervisionado. Para isso, analisamos as produções escritas desses futuros professores em duas fases de uma prova, utilizada como instrumento de avaliação da aprendizagem e desenvolvida após a exploração de um caso multimídia. Foi possível observar que a utilização desse instrumento de avaliação, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, possibilitou que os futuros professores explicitassem seus conhecimentos e significados a respeito da perspectiva do Ensino Exploratório. Além disso, possibilitou que eles refletissem para responder as questões propostas, parte importante do processo de aprendizagem. A utilização da prova em fases, na formação inicial, informa o futuro professor e o formador a respeito de algumas interpretações desenvolvidas durante o processo de aprendizagem, bem como possibilita a tomada de decisões a respeito de possíveis intervenções frente a essas interpretações. |
id |
SBEM_MAT-1_b696532d4fcd236d3f9a11885f161e9e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/834 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídiaO objetivo desse artigo é analisar significados produzidos por futuros professores de Matemática, sobre a perspectiva do Ensino Exploratório, que foram mobilizados em uma prova em fases, desenvolvida no contexto de uma disciplina de Estágio Supervisionado. Para isso, analisamos as produções escritas desses futuros professores em duas fases de uma prova, utilizada como instrumento de avaliação da aprendizagem e desenvolvida após a exploração de um caso multimídia. Foi possível observar que a utilização desse instrumento de avaliação, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, possibilitou que os futuros professores explicitassem seus conhecimentos e significados a respeito da perspectiva do Ensino Exploratório. Além disso, possibilitou que eles refletissem para responder as questões propostas, parte importante do processo de aprendizagem. A utilização da prova em fases, na formação inicial, informa o futuro professor e o formador a respeito de algumas interpretações desenvolvidas durante o processo de aprendizagem, bem como possibilita a tomada de decisões a respeito de possíveis intervenções frente a essas interpretações. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 17-332317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paulo HenriquePires, Magna Natalia MarinCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2022-12-23T10:54:34Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/834Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:34Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia |
title |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia |
spellingShingle |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia Rodrigues, Paulo Henrique |
title_short |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia |
title_full |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia |
title_fullStr |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia |
title_full_unstemmed |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia |
title_sort |
Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia |
author |
Rodrigues, Paulo Henrique |
author_facet |
Rodrigues, Paulo Henrique Pires, Magna Natalia Marin Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Pires, Magna Natalia Marin Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Paulo Henrique Pires, Magna Natalia Marin Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
description |
O objetivo desse artigo é analisar significados produzidos por futuros professores de Matemática, sobre a perspectiva do Ensino Exploratório, que foram mobilizados em uma prova em fases, desenvolvida no contexto de uma disciplina de Estágio Supervisionado. Para isso, analisamos as produções escritas desses futuros professores em duas fases de uma prova, utilizada como instrumento de avaliação da aprendizagem e desenvolvida após a exploração de um caso multimídia. Foi possível observar que a utilização desse instrumento de avaliação, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, possibilitou que os futuros professores explicitassem seus conhecimentos e significados a respeito da perspectiva do Ensino Exploratório. Além disso, possibilitou que eles refletissem para responder as questões propostas, parte importante do processo de aprendizagem. A utilização da prova em fases, na formação inicial, informa o futuro professor e o formador a respeito de algumas interpretações desenvolvidas durante o processo de aprendizagem, bem como possibilita a tomada de decisões a respeito de possíveis intervenções frente a essas interpretações. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 17-33 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129027432448 |