Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Paulo Henrique
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pires, Magna Natalia Marin, Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar significados produzidos por futuros professores de Matemática, sobre a perspectiva do Ensino Exploratório, que foram mobilizados em uma prova em fases, desenvolvida no contexto de uma disciplina de Estágio Supervisionado. Para isso, analisamos as produções escritas desses futuros professores em duas fases de uma prova, utilizada como instrumento de avaliação da aprendizagem e desenvolvida após a exploração de um caso multimídia. Foi possível observar que a utilização desse instrumento de avaliação, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, possibilitou que os futuros professores explicitassem seus conhecimentos e significados a respeito da perspectiva do Ensino Exploratório. Além disso, possibilitou que eles refletissem para responder as questões propostas, parte importante do processo de aprendizagem. A utilização da prova em fases, na formação inicial, informa o futuro professor e o formador a respeito de algumas interpretações desenvolvidas durante o processo de aprendizagem, bem como possibilita a tomada de decisões a respeito de possíveis intervenções frente a essas interpretações. 
id SBEM_MAT-1_b696532d4fcd236d3f9a11885f161e9e
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/834
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídiaO objetivo desse artigo é analisar significados produzidos por futuros professores de Matemática, sobre a perspectiva do Ensino Exploratório, que foram mobilizados em uma prova em fases, desenvolvida no contexto de uma disciplina de Estágio Supervisionado. Para isso, analisamos as produções escritas desses futuros professores em duas fases de uma prova, utilizada como instrumento de avaliação da aprendizagem e desenvolvida após a exploração de um caso multimídia. Foi possível observar que a utilização desse instrumento de avaliação, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, possibilitou que os futuros professores explicitassem seus conhecimentos e significados a respeito da perspectiva do Ensino Exploratório. Além disso, possibilitou que eles refletissem para responder as questões propostas, parte importante do processo de aprendizagem. A utilização da prova em fases, na formação inicial, informa o futuro professor e o formador a respeito de algumas interpretações desenvolvidas durante o processo de aprendizagem, bem como possibilita a tomada de decisões a respeito de possíveis intervenções frente a essas interpretações. Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-03-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 17-332317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Paulo HenriquePires, Magna Natalia MarinCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade2022-12-23T10:54:34Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/834Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:54:34Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
title Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
spellingShingle Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
Rodrigues, Paulo Henrique
title_short Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
title_full Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
title_fullStr Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
title_full_unstemmed Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
title_sort Significados produzidos por futuros professores de matemática sobre o ensino exploratório: prova em fases como instrumento de avaliação após exploração de um caso multimídia
author Rodrigues, Paulo Henrique
author_facet Rodrigues, Paulo Henrique
Pires, Magna Natalia Marin
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author_role author
author2 Pires, Magna Natalia Marin
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Paulo Henrique
Pires, Magna Natalia Marin
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade
description O objetivo desse artigo é analisar significados produzidos por futuros professores de Matemática, sobre a perspectiva do Ensino Exploratório, que foram mobilizados em uma prova em fases, desenvolvida no contexto de uma disciplina de Estágio Supervisionado. Para isso, analisamos as produções escritas desses futuros professores em duas fases de uma prova, utilizada como instrumento de avaliação da aprendizagem e desenvolvida após a exploração de um caso multimídia. Foi possível observar que a utilização desse instrumento de avaliação, no contexto da formação inicial de professores de Matemática, possibilitou que os futuros professores explicitassem seus conhecimentos e significados a respeito da perspectiva do Ensino Exploratório. Além disso, possibilitou que eles refletissem para responder as questões propostas, parte importante do processo de aprendizagem. A utilização da prova em fases, na formação inicial, informa o futuro professor e o formador a respeito de algumas interpretações desenvolvidas durante o processo de aprendizagem, bem como possibilita a tomada de decisões a respeito de possíveis intervenções frente a essas interpretações. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/834/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 57 (2018): jan./mar.; 17-33
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129027432448