Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22 |
Resumo: | A Biologia, a Física e a Química, a partir da segunda metade do século XIX, são ciências desenvolvidas a partir de aplicaçõesda Matemática, mas a articulação desses saberes não ocorre na prática dos professores no Ensino Médio da mesma forma quenas pesquisas científicas. O objetivo principal deste trabalho foi justificar e fundamentar articulações de saberes do ensino de Biologiae da Matemática do nível médio. A pesquisa de caráter teórico, com dados coletados a partir da leitura de obras de Biologia,foi realizada na biblioteca de uma escola privada de Vitória, Espírito Santo, em 2006 e 2007. A análise dos dados permitiu identificarduas categorias: a Matemática incluída na descrição de fenômenos biológicos e também na resolução de problemas da Biologia. |
id |
SBEM_MAT-1_c50083368196a4931de28209dfab51dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/22 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio?A Biologia, a Física e a Química, a partir da segunda metade do século XIX, são ciências desenvolvidas a partir de aplicaçõesda Matemática, mas a articulação desses saberes não ocorre na prática dos professores no Ensino Médio da mesma forma quenas pesquisas científicas. O objetivo principal deste trabalho foi justificar e fundamentar articulações de saberes do ensino de Biologiae da Matemática do nível médio. A pesquisa de caráter teórico, com dados coletados a partir da leitura de obras de Biologia,foi realizada na biblioteca de uma escola privada de Vitória, Espírito Santo, em 2006 e 2007. A análise dos dados permitiu identificarduas categorias: a Matemática incluída na descrição de fenômenos biológicos e também na resolução de problemas da Biologia.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22Educação Matemática em Revista; Número 27 - Agosto, 2009; 19-262317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22/21Júnior, Geraldo Bull da SilvaGazire, Eliane Scheidinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/22Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio? |
title |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio? |
spellingShingle |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio? Júnior, Geraldo Bull da Silva |
title_short |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio? |
title_full |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio? |
title_fullStr |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio? |
title_full_unstemmed |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio? |
title_sort |
Biologia e matemática dialogando no ensino médio? |
author |
Júnior, Geraldo Bull da Silva |
author_facet |
Júnior, Geraldo Bull da Silva Gazire, Eliane Scheid |
author_role |
author |
author2 |
Gazire, Eliane Scheid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Júnior, Geraldo Bull da Silva Gazire, Eliane Scheid |
description |
A Biologia, a Física e a Química, a partir da segunda metade do século XIX, são ciências desenvolvidas a partir de aplicaçõesda Matemática, mas a articulação desses saberes não ocorre na prática dos professores no Ensino Médio da mesma forma quenas pesquisas científicas. O objetivo principal deste trabalho foi justificar e fundamentar articulações de saberes do ensino de Biologiae da Matemática do nível médio. A pesquisa de caráter teórico, com dados coletados a partir da leitura de obras de Biologia,foi realizada na biblioteca de uma escola privada de Vitória, Espírito Santo, em 2006 e 2007. A análise dos dados permitiu identificarduas categorias: a Matemática incluída na descrição de fenômenos biológicos e também na resolução de problemas da Biologia. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22/21 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 27 - Agosto, 2009; 19-26 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127816327168 |