Biologia e matemática dialogando no ensino médio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Júnior, Geraldo Bull da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Gazire, Eliane Scheid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22
Resumo: A Biologia, a Física e a Química, a partir da segunda metade do século XIX, são ciências desenvolvidas a partir de aplicaçõesda Matemática, mas a articulação desses saberes não ocorre na prática dos professores no Ensino Médio da mesma forma quenas pesquisas científicas. O objetivo principal deste trabalho foi justificar e fundamentar articulações de saberes do ensino de Biologiae da Matemática do nível médio. A pesquisa de caráter teórico, com dados coletados a partir da leitura de obras de Biologia,foi realizada na biblioteca de uma escola privada de Vitória, Espírito Santo, em 2006 e 2007. A análise dos dados permitiu identificarduas categorias: a Matemática incluída na descrição de fenômenos biológicos e também na resolução de problemas da Biologia.
id SBEM_MAT-1_c50083368196a4931de28209dfab51dd
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/22
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Biologia e matemática dialogando no ensino médio?A Biologia, a Física e a Química, a partir da segunda metade do século XIX, são ciências desenvolvidas a partir de aplicaçõesda Matemática, mas a articulação desses saberes não ocorre na prática dos professores no Ensino Médio da mesma forma quenas pesquisas científicas. O objetivo principal deste trabalho foi justificar e fundamentar articulações de saberes do ensino de Biologiae da Matemática do nível médio. A pesquisa de caráter teórico, com dados coletados a partir da leitura de obras de Biologia,foi realizada na biblioteca de uma escola privada de Vitória, Espírito Santo, em 2006 e 2007. A análise dos dados permitiu identificarduas categorias: a Matemática incluída na descrição de fenômenos biológicos e também na resolução de problemas da Biologia.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22Educação Matemática em Revista; Número 27 - Agosto, 2009; 19-262317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22/21Júnior, Geraldo Bull da SilvaGazire, Eliane Scheidinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/22Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
title Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
spellingShingle Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
Júnior, Geraldo Bull da Silva
title_short Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
title_full Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
title_fullStr Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
title_full_unstemmed Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
title_sort Biologia e matemática dialogando no ensino médio?
author Júnior, Geraldo Bull da Silva
author_facet Júnior, Geraldo Bull da Silva
Gazire, Eliane Scheid
author_role author
author2 Gazire, Eliane Scheid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Júnior, Geraldo Bull da Silva
Gazire, Eliane Scheid
description A Biologia, a Física e a Química, a partir da segunda metade do século XIX, são ciências desenvolvidas a partir de aplicaçõesda Matemática, mas a articulação desses saberes não ocorre na prática dos professores no Ensino Médio da mesma forma quenas pesquisas científicas. O objetivo principal deste trabalho foi justificar e fundamentar articulações de saberes do ensino de Biologiae da Matemática do nível médio. A pesquisa de caráter teórico, com dados coletados a partir da leitura de obras de Biologia,foi realizada na biblioteca de uma escola privada de Vitória, Espírito Santo, em 2006 e 2007. A análise dos dados permitiu identificarduas categorias: a Matemática incluída na descrição de fenômenos biológicos e também na resolução de problemas da Biologia.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/22/21
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 27 - Agosto, 2009; 19-26
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127816327168