Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356 |
Resumo: | Este trabalho considera os Programas de Mestrado Profissional nas áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Matemática, e Matemática em Rede Nacional, com o objetivo de identificar em suas pesquisas a temática da Etnomatemática. Foram analisadas as investigações de 35 programas com avaliações da CAPES maiores ou iguais a três. Foram encontradas 330 dissertações descritas de Abril de 2003 a Março de 2018. Constatou-se que a maioria insere a metodologia da Etnomatemática no contexto do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a maior parte desses pesquisadores é professor desses níveis escolares. Destacaram-se nessas pesquisas a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a História da Matemática como parceiras metodológicas da Etnomatemática. Os autores mais citados são D’Ambrosio, Freire, Borba, Fiorentini e Knijnik. Por fim, considerou-se que direta ou indiretamente as dissertações analisadas se relacionam com a Formação de Professores, e não foi encontrada descontextualização nessas pesquisas. |
id |
SBEM_MAT-1_c5053f88849aa2d54f22798559a72e59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1356 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertaçõesEducação MatemáticaEnsinoEtnomatemáticaMestrado ProfissionalFormação de ProfessoresEste trabalho considera os Programas de Mestrado Profissional nas áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Matemática, e Matemática em Rede Nacional, com o objetivo de identificar em suas pesquisas a temática da Etnomatemática. Foram analisadas as investigações de 35 programas com avaliações da CAPES maiores ou iguais a três. Foram encontradas 330 dissertações descritas de Abril de 2003 a Março de 2018. Constatou-se que a maioria insere a metodologia da Etnomatemática no contexto do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a maior parte desses pesquisadores é professor desses níveis escolares. Destacaram-se nessas pesquisas a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a História da Matemática como parceiras metodológicas da Etnomatemática. Os autores mais citados são D’Ambrosio, Freire, Borba, Fiorentini e Knijnik. Por fim, considerou-se que direta ou indiretamente as dissertações analisadas se relacionam com a Formação de Professores, e não foi encontrada descontextualização nessas pesquisas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 59-742317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPolegatti, Geraldo AparecidoSavioli, Angela Marta Pereira das Dores2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1356Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações |
title |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações |
spellingShingle |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações Polegatti, Geraldo Aparecido Educação Matemática Ensino Etnomatemática Mestrado Profissional Formação de Professores |
title_short |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações |
title_full |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações |
title_fullStr |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações |
title_full_unstemmed |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações |
title_sort |
Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações |
author |
Polegatti, Geraldo Aparecido |
author_facet |
Polegatti, Geraldo Aparecido Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
author_role |
author |
author2 |
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polegatti, Geraldo Aparecido Savioli, Angela Marta Pereira das Dores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Ensino Etnomatemática Mestrado Profissional Formação de Professores |
topic |
Educação Matemática Ensino Etnomatemática Mestrado Profissional Formação de Professores |
description |
Este trabalho considera os Programas de Mestrado Profissional nas áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Matemática, e Matemática em Rede Nacional, com o objetivo de identificar em suas pesquisas a temática da Etnomatemática. Foram analisadas as investigações de 35 programas com avaliações da CAPES maiores ou iguais a três. Foram encontradas 330 dissertações descritas de Abril de 2003 a Março de 2018. Constatou-se que a maioria insere a metodologia da Etnomatemática no contexto do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a maior parte desses pesquisadores é professor desses níveis escolares. Destacaram-se nessas pesquisas a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a História da Matemática como parceiras metodológicas da Etnomatemática. Os autores mais citados são D’Ambrosio, Freire, Borba, Fiorentini e Knijnik. Por fim, considerou-se que direta ou indiretamente as dissertações analisadas se relacionam com a Formação de Professores, e não foi encontrada descontextualização nessas pesquisas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 59-74 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130230149120 |