Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polegatti, Geraldo Aparecido
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356
Resumo: Este trabalho considera os Programas de Mestrado Profissional nas áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Matemática, e Matemática em Rede Nacional, com o objetivo de identificar em suas pesquisas a temática da Etnomatemática. Foram analisadas as investigações de 35 programas com avaliações da CAPES maiores ou iguais a três. Foram encontradas 330 dissertações descritas de Abril de 2003 a Março de 2018. Constatou-se que a maioria insere a metodologia da Etnomatemática no contexto do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a maior parte desses pesquisadores é professor desses níveis escolares. Destacaram-se nessas pesquisas a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a História da Matemática como parceiras metodológicas da Etnomatemática. Os autores mais citados são D’Ambrosio, Freire, Borba, Fiorentini e Knijnik. Por fim, considerou-se que direta ou indiretamente as dissertações analisadas se relacionam com a Formação de Professores, e não foi encontrada descontextualização nessas pesquisas.
id SBEM_MAT-1_c5053f88849aa2d54f22798559a72e59
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1356
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertaçõesEducação MatemáticaEnsinoEtnomatemáticaMestrado ProfissionalFormação de ProfessoresEste trabalho considera os Programas de Mestrado Profissional nas áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Matemática, e Matemática em Rede Nacional, com o objetivo de identificar em suas pesquisas a temática da Etnomatemática. Foram analisadas as investigações de 35 programas com avaliações da CAPES maiores ou iguais a três. Foram encontradas 330 dissertações descritas de Abril de 2003 a Março de 2018. Constatou-se que a maioria insere a metodologia da Etnomatemática no contexto do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a maior parte desses pesquisadores é professor desses níveis escolares. Destacaram-se nessas pesquisas a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a História da Matemática como parceiras metodológicas da Etnomatemática. Os autores mais citados são D’Ambrosio, Freire, Borba, Fiorentini e Knijnik. Por fim, considerou-se que direta ou indiretamente as dissertações analisadas se relacionam com a Formação de Professores, e não foi encontrada descontextualização nessas pesquisas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 59-742317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356/pdfCopyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessPolegatti, Geraldo AparecidoSavioli, Angela Marta Pereira das Dores2022-12-23T10:52:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1356Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-23T10:52:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
title Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
spellingShingle Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
Polegatti, Geraldo Aparecido
Educação Matemática
Ensino
Etnomatemática
Mestrado Profissional
Formação de Professores
title_short Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
title_full Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
title_fullStr Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
title_full_unstemmed Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
title_sort Quinze anos de pesquisa em Etnomatemática nos mestrados profissionais de educação matemática no Brasil: uma breve análise em suas dissertações
author Polegatti, Geraldo Aparecido
author_facet Polegatti, Geraldo Aparecido
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
author_role author
author2 Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polegatti, Geraldo Aparecido
Savioli, Angela Marta Pereira das Dores
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Ensino
Etnomatemática
Mestrado Profissional
Formação de Professores
topic Educação Matemática
Ensino
Etnomatemática
Mestrado Profissional
Formação de Professores
description Este trabalho considera os Programas de Mestrado Profissional nas áreas de Educação, Educação Matemática, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Matemática, e Matemática em Rede Nacional, com o objetivo de identificar em suas pesquisas a temática da Etnomatemática. Foram analisadas as investigações de 35 programas com avaliações da CAPES maiores ou iguais a três. Foram encontradas 330 dissertações descritas de Abril de 2003 a Março de 2018. Constatou-se que a maioria insere a metodologia da Etnomatemática no contexto do Ensino Fundamental e Médio, bem como, a maior parte desses pesquisadores é professor desses níveis escolares. Destacaram-se nessas pesquisas a Modelagem Matemática, a Resolução de Problemas e a História da Matemática como parceiras metodológicas da Etnomatemática. Os autores mais citados são D’Ambrosio, Freire, Borba, Fiorentini e Knijnik. Por fim, considerou-se que direta ou indiretamente as dissertações analisadas se relacionam com a Formação de Professores, e não foi encontrada descontextualização nessas pesquisas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1356/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 23 n. 60 (2018): out./dez.; 59-74
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130230149120