Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ramos, Maria da Luz Santos, Campos, Roziane da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1753
Resumo: O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo que envolveu dois professores, um do quarto e um do quinto ano do ensino fundamental e doze alunos de uma escola pública da educação básica de Aparecida de Goiânia - Goiás, por meio da qual se analisou in loco se o jogo favorece ou não a aprendizagem. Além da pesquisa empírica, realizou-se também uma pesquisa bibliográfica, a fim de estudar os principais teóricos do campo em questão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo e demonstrar as diferenças existentes entre eles, pois, a partir da compreensão desses conceitos, percebe-se a importância dessas atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem. Além disso, analisou-se se os professores possuem abertura para trabalhar com o jogo como um recurso metodológico para ministrar os conteúdos no decorrer das aulas e se, quando utilizado, se esta ferramenta favorece e auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, destaca-se a grande contribuição do jogo para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que este possibilita aos alunos a experiência, a descoberta e a conferência das hipóteses de aprendizagem.
id SBEM_MAT-1_c633f5966c5712f588731bb5b858906d
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1753
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogosValor Educativo do JogoIntegração Ensino-AprendizagemEducação MatemáticaO presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo que envolveu dois professores, um do quarto e um do quinto ano do ensino fundamental e doze alunos de uma escola pública da educação básica de Aparecida de Goiânia - Goiás, por meio da qual se analisou in loco se o jogo favorece ou não a aprendizagem. Além da pesquisa empírica, realizou-se também uma pesquisa bibliográfica, a fim de estudar os principais teóricos do campo em questão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo e demonstrar as diferenças existentes entre eles, pois, a partir da compreensão desses conceitos, percebe-se a importância dessas atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem. Além disso, analisou-se se os professores possuem abertura para trabalhar com o jogo como um recurso metodológico para ministrar os conteúdos no decorrer das aulas e se, quando utilizado, se esta ferramenta favorece e auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, destaca-se a grande contribuição do jogo para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que este possibilita aos alunos a experiência, a descoberta e a conferência das hipóteses de aprendizagem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e pesquisa de campoapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/175310.37001/emr.v0i0.1753Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 91-1072317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1753/2005Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMohn, Rodrigo Fideles FernandesRamos, Maria da Luz SantosCampos, Roziane da Costa2022-12-21T18:40:46Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1753Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:40:46Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
title Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
spellingShingle Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Valor Educativo do Jogo
Integração Ensino-Aprendizagem
Educação Matemática
title_short Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
title_full Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
title_fullStr Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
title_full_unstemmed Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
title_sort Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
author Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
author_facet Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Ramos, Maria da Luz Santos
Campos, Roziane da Costa
author_role author
author2 Ramos, Maria da Luz Santos
Campos, Roziane da Costa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mohn, Rodrigo Fideles Fernandes
Ramos, Maria da Luz Santos
Campos, Roziane da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Valor Educativo do Jogo
Integração Ensino-Aprendizagem
Educação Matemática
topic Valor Educativo do Jogo
Integração Ensino-Aprendizagem
Educação Matemática
description O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo que envolveu dois professores, um do quarto e um do quinto ano do ensino fundamental e doze alunos de uma escola pública da educação básica de Aparecida de Goiânia - Goiás, por meio da qual se analisou in loco se o jogo favorece ou não a aprendizagem. Além da pesquisa empírica, realizou-se também uma pesquisa bibliográfica, a fim de estudar os principais teóricos do campo em questão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo e demonstrar as diferenças existentes entre eles, pois, a partir da compreensão desses conceitos, percebe-se a importância dessas atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem. Além disso, analisou-se se os professores possuem abertura para trabalhar com o jogo como um recurso metodológico para ministrar os conteúdos no decorrer das aulas e se, quando utilizado, se esta ferramenta favorece e auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, destaca-se a grande contribuição do jogo para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que este possibilita aos alunos a experiência, a descoberta e a conferência das hipóteses de aprendizagem.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1753
10.37001/emr.v0i0.1753
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1753
identifier_str_mv 10.37001/emr.v0i0.1753
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1753/2005
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 91-107
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130641190912