Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogos
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1753 |
Resumo: | O presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo que envolveu dois professores, um do quarto e um do quinto ano do ensino fundamental e doze alunos de uma escola pública da educação básica de Aparecida de Goiânia - Goiás, por meio da qual se analisou in loco se o jogo favorece ou não a aprendizagem. Além da pesquisa empírica, realizou-se também uma pesquisa bibliográfica, a fim de estudar os principais teóricos do campo em questão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo e demonstrar as diferenças existentes entre eles, pois, a partir da compreensão desses conceitos, percebe-se a importância dessas atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem. Além disso, analisou-se se os professores possuem abertura para trabalhar com o jogo como um recurso metodológico para ministrar os conteúdos no decorrer das aulas e se, quando utilizado, se esta ferramenta favorece e auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, destaca-se a grande contribuição do jogo para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que este possibilita aos alunos a experiência, a descoberta e a conferência das hipóteses de aprendizagem. |
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Vivendo e Aprendendo a Jogar: ensinando matemática por meio de jogosValor Educativo do JogoIntegração Ensino-AprendizagemEducação MatemáticaO presente artigo é resultado de uma pesquisa de campo que envolveu dois professores, um do quarto e um do quinto ano do ensino fundamental e doze alunos de uma escola pública da educação básica de Aparecida de Goiânia - Goiás, por meio da qual se analisou in loco se o jogo favorece ou não a aprendizagem. Além da pesquisa empírica, realizou-se também uma pesquisa bibliográfica, a fim de estudar os principais teóricos do campo em questão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é apresentar os conceitos de brinquedo, brincadeira e jogo e demonstrar as diferenças existentes entre eles, pois, a partir da compreensão desses conceitos, percebe-se a importância dessas atividades desenvolvidas no processo de aprendizagem. Além disso, analisou-se se os professores possuem abertura para trabalhar com o jogo como um recurso metodológico para ministrar os conteúdos no decorrer das aulas e se, quando utilizado, se esta ferramenta favorece e auxilia o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Como resultado, destaca-se a grande contribuição do jogo para o processo de ensino-aprendizagem, sendo que este possibilita aos alunos a experiência, a descoberta e a conferência das hipóteses de aprendizagem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e pesquisa de campoapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/175310.37001/emr.v0i0.1753Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 63 (2019): jul./set.; 91-1072317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1753/2005Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMohn, Rodrigo Fideles FernandesRamos, Maria da Luz SantosCampos, Roziane da Costa2022-12-21T18:40:46Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1753Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:40:46Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
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