Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Leandro de Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Lopes, Celi Espasandin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/211
Resumo: Com a intenção de discutir e entender como um grupo colaborativo pode desenvolver estratégiaspara superar suas limitações com relação à formação inicial e, assim, modificar a práticadocente, este texto traz um recorte de uma pesquisa-ação, em nível de doutorado, sobreformação de professores em Estocástica. Segundo Pfannkuck et al., muitas vezes, o foco doensino se mantém apenas na mais fácil das capacidades que devem ser ensinadas: a capacidadetécnica. Com a pesquisa, concebemos um processo científico que visou estudar a práticados professores, de forma que pudéssemos orientar, corrigir e avaliar sistematicamente assuas decisões, focando a melhoria da qualidade das ações em sala de aula.
id SBEM_MAT-1_cdb511456c7d6df85b52eaf02b1c3f26
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/211
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação EstocásticaEnsino de EstatísticaFormação Colaborativa de professoresAbordagens de ensino de EstatísticaCom a intenção de discutir e entender como um grupo colaborativo pode desenvolver estratégiaspara superar suas limitações com relação à formação inicial e, assim, modificar a práticadocente, este texto traz um recorte de uma pesquisa-ação, em nível de doutorado, sobreformação de professores em Estocástica. Segundo Pfannkuck et al., muitas vezes, o foco doensino se mantém apenas na mais fácil das capacidades que devem ser ensinadas: a capacidadetécnica. Com a pesquisa, concebemos um processo científico que visou estudar a práticados professores, de forma que pudéssemos orientar, corrigir e avaliar sistematicamente assuas decisões, focando a melhoria da qualidade das ações em sala de aula.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/211Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 04 -152317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/211/201Souza, Leandro de OliveiraLopes, Celi Espasandininfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/211Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica
title Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica
spellingShingle Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica
Souza, Leandro de Oliveira
Ensino de Estatística
Formação Colaborativa de professores
Abordagens de ensino de Estatística
title_short Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica
title_full Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica
title_fullStr Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica
title_full_unstemmed Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica
title_sort Reflexões Sobre o Desenvolvimento Profissional de Professores em Educação Estocástica
author Souza, Leandro de Oliveira
author_facet Souza, Leandro de Oliveira
Lopes, Celi Espasandin
author_role author
author2 Lopes, Celi Espasandin
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Leandro de Oliveira
Lopes, Celi Espasandin
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Estatística
Formação Colaborativa de professores
Abordagens de ensino de Estatística
topic Ensino de Estatística
Formação Colaborativa de professores
Abordagens de ensino de Estatística
description Com a intenção de discutir e entender como um grupo colaborativo pode desenvolver estratégiaspara superar suas limitações com relação à formação inicial e, assim, modificar a práticadocente, este texto traz um recorte de uma pesquisa-ação, em nível de doutorado, sobreformação de professores em Estocástica. Segundo Pfannkuck et al., muitas vezes, o foco doensino se mantém apenas na mais fácil das capacidades que devem ser ensinadas: a capacidadetécnica. Com a pesquisa, concebemos um processo científico que visou estudar a práticados professores, de forma que pudéssemos orientar, corrigir e avaliar sistematicamente assuas decisões, focando a melhoria da qualidade das ações em sala de aula.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/211
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/211/201
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 32 - Março, 2011; 04 -15
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127875047424