Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Bruna
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ponte, João Pedro da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/59168
Resumo: O objetivo deste estudo é conhecer as perspectivas e práticas de dois professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo, através das narrativas dos próprios professores. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com paradigma interpretativo. Os dados foram recolhidos durante a formação e nos dois anos subsequentes através de entrevistas e relatórios. A análise de dados foi sustentada por conceitos relacionados à formação e prática de professores que ensinam Estatística. Os resultados mostram que os professores, inicialmente, valorizavam um ensino centrado em procedimentos matemáticos, que não evidenciava o significado dos conceitos estatísticos. Com a formação, ressignificaram a sua prática, passando a valorizar a abordagem exploratória da Estatística e a realização de investigações estatísticas. Com essa realização, os professores evidenciam práticas que favorecem o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos.
id RCAP_6b0500c2125caba12a19c4b682590c32
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/59168
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativoLiteratia estatísticaInvestigação estatísticaEnsino da estatísticaPrática letivaFormação de professoresO objetivo deste estudo é conhecer as perspectivas e práticas de dois professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo, através das narrativas dos próprios professores. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com paradigma interpretativo. Os dados foram recolhidos durante a formação e nos dois anos subsequentes através de entrevistas e relatórios. A análise de dados foi sustentada por conceitos relacionados à formação e prática de professores que ensinam Estatística. Os resultados mostram que os professores, inicialmente, valorizavam um ensino centrado em procedimentos matemáticos, que não evidenciava o significado dos conceitos estatísticos. Com a formação, ressignificaram a sua prática, passando a valorizar a abordagem exploratória da Estatística e a realização de investigações estatísticas. Com essa realização, os professores evidenciam práticas que favorecem o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos.Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, BrunaPonte, João Pedro da2023-09-07T13:13:46Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59168porRodrigues, B., & Ponte, J.P. (2022). Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(73), 865-887. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a121980-441510.1590/1980-4415v36n73a12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.527828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
title Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
spellingShingle Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
Rodrigues, Bruna
Literatia estatística
Investigação estatística
Ensino da estatística
Prática letiva
Formação de professores
title_short Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
title_full Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
title_fullStr Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
title_full_unstemmed Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
title_sort Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
author Rodrigues, Bruna
author_facet Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
author_role author
author2 Ponte, João Pedro da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Bruna
Ponte, João Pedro da
dc.subject.por.fl_str_mv Literatia estatística
Investigação estatística
Ensino da estatística
Prática letiva
Formação de professores
topic Literatia estatística
Investigação estatística
Ensino da estatística
Prática letiva
Formação de professores
description O objetivo deste estudo é conhecer as perspectivas e práticas de dois professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo, através das narrativas dos próprios professores. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com paradigma interpretativo. Os dados foram recolhidos durante a formação e nos dois anos subsequentes através de entrevistas e relatórios. A análise de dados foi sustentada por conceitos relacionados à formação e prática de professores que ensinam Estatística. Os resultados mostram que os professores, inicialmente, valorizavam um ensino centrado em procedimentos matemáticos, que não evidenciava o significado dos conceitos estatísticos. Com a formação, ressignificaram a sua prática, passando a valorizar a abordagem exploratória da Estatística e a realização de investigações estatísticas. Com essa realização, os professores evidenciam práticas que favorecem o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
2023-09-07T13:13:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/59168
url http://hdl.handle.net/10451/59168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Rodrigues, B., & Ponte, J.P. (2022). Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(73), 865-887. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a12
1980-4415
10.1590/1980-4415v36n73a12
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134647309828096