Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/59168 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é conhecer as perspectivas e práticas de dois professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo, através das narrativas dos próprios professores. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com paradigma interpretativo. Os dados foram recolhidos durante a formação e nos dois anos subsequentes através de entrevistas e relatórios. A análise de dados foi sustentada por conceitos relacionados à formação e prática de professores que ensinam Estatística. Os resultados mostram que os professores, inicialmente, valorizavam um ensino centrado em procedimentos matemáticos, que não evidenciava o significado dos conceitos estatísticos. Com a formação, ressignificaram a sua prática, passando a valorizar a abordagem exploratória da Estatística e a realização de investigações estatísticas. Com essa realização, os professores evidenciam práticas que favorecem o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos. |
id |
RCAP_6b0500c2125caba12a19c4b682590c32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/59168 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativoLiteratia estatísticaInvestigação estatísticaEnsino da estatísticaPrática letivaFormação de professoresO objetivo deste estudo é conhecer as perspectivas e práticas de dois professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo, através das narrativas dos próprios professores. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com paradigma interpretativo. Os dados foram recolhidos durante a formação e nos dois anos subsequentes através de entrevistas e relatórios. A análise de dados foi sustentada por conceitos relacionados à formação e prática de professores que ensinam Estatística. Os resultados mostram que os professores, inicialmente, valorizavam um ensino centrado em procedimentos matemáticos, que não evidenciava o significado dos conceitos estatísticos. Com a formação, ressignificaram a sua prática, passando a valorizar a abordagem exploratória da Estatística e a realização de investigações estatísticas. Com essa realização, os professores evidenciam práticas que favorecem o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos.Repositório da Universidade de LisboaRodrigues, BrunaPonte, João Pedro da2023-09-07T13:13:46Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/59168porRodrigues, B., & Ponte, J.P. (2022). Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(73), 865-887. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a121980-441510.1590/1980-4415v36n73a12info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:08:07Zoai:repositorio.ul.pt:10451/59168Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:09:07.527828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo |
title |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo |
spellingShingle |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo Rodrigues, Bruna Literatia estatística Investigação estatística Ensino da estatística Prática letiva Formação de professores |
title_short |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo |
title_full |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo |
title_fullStr |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo |
title_full_unstemmed |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo |
title_sort |
Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo |
author |
Rodrigues, Bruna |
author_facet |
Rodrigues, Bruna Ponte, João Pedro da |
author_role |
author |
author2 |
Ponte, João Pedro da |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Bruna Ponte, João Pedro da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatia estatística Investigação estatística Ensino da estatística Prática letiva Formação de professores |
topic |
Literatia estatística Investigação estatística Ensino da estatística Prática letiva Formação de professores |
description |
O objetivo deste estudo é conhecer as perspectivas e práticas de dois professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo, através das narrativas dos próprios professores. Utilizamos uma abordagem qualitativa, com paradigma interpretativo. Os dados foram recolhidos durante a formação e nos dois anos subsequentes através de entrevistas e relatórios. A análise de dados foi sustentada por conceitos relacionados à formação e prática de professores que ensinam Estatística. Os resultados mostram que os professores, inicialmente, valorizavam um ensino centrado em procedimentos matemáticos, que não evidenciava o significado dos conceitos estatísticos. Com a formação, ressignificaram a sua prática, passando a valorizar a abordagem exploratória da Estatística e a realização de investigações estatísticas. Com essa realização, os professores evidenciam práticas que favorecem o desenvolvimento da literacia estatística dos alunos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-01-01T00:00:00Z 2023-09-07T13:13:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/59168 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/59168 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Rodrigues, B., & Ponte, J.P. (2022). Narrativas sobre perspectivas e práticas de professores que ensinam Estatística a partir de um processo formativo. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 36(73), 865-887. https://doi.org/10.1590/1980-4415v36n73a12 1980-4415 10.1590/1980-4415v36n73a12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134647309828096 |