Avaliação Formativa e a Prática de Provas: uma análise das concepções de professores de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Junior, Valdomiro Pinheiro
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Francisco Hermes Santos da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/758
Resumo: Este artigo tem por objetivo analisar as concepções de avaliação e de prática de provas em matemática e, assim, refletir sobre as possibilidades do uso de tal prática para uma avaliação formativa. Foram analisadas as respostas de 16 (dezesseis) professores de matemática da rede pública, obtidas por meio da aplicação de um questionário, que possibilitaram três sessões de análises referentes aos seguintes aspectos: a) concepção de avaliação, b) planejamento e preparação da prova e c) os critérios utilizados na avaliação e correção de provas.  O resultado da análise aponta que, em geral, as concepções dos professores se aproximam de uma ideia de avaliação de resultados e não de um processo aliado ao ensino. A prova é criticada, mas de modo superficial, já que os participantes não vislumbram a possibilidade de utilizá-la em uma avaliação formativa. Isso indica a necessidade de trabalhar, na formação dos professores de matemática, a análise de erros e a construção de conceitos em matemática.
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