EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Morais, Juliana Marcondes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Barreto, Maria Auxiliadora Motta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1760
Resumo: Os jogos ganharam grande visibilidade no ensino como ferramenta de apoio didático. O uso de jogos na EJA dos anos iniciais ainda carece de estudos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar com base nos pressupostos da Andragogia, se o uso de jogos como estratégia didático-pedagógica facilita a aprendizagem de adultos. A pesquisa foi realizada numa escola municipal, localizada no Estado de São Paulo, numa classe de EJA anos iniciais, 5ª fase, totalizando 15 alunos, com idades entre 23 e 62 anos. Foi aplicada uma sequência didática com jogos matemáticos, que envolviam os conteúdos de algoritmos da multiplicação e divisão e do raciocínio lógico-matemático. Os dados coletados constituíram dos resultados das avaliações realizadas antes e depois da aplicação da sequência didática. Dos resultados obtidos até o momento, pode-se afirmar que o uso dos jogos aliado aos pressupostos da Andragogia no ensino de Matemática para adultos foi um facilitador na aprendizagem.
id SBEM_MAT-1_db08bd24fe222d0895c24d6352886dd0
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1760
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultosOs jogos ganharam grande visibilidade no ensino como ferramenta de apoio didático. O uso de jogos na EJA dos anos iniciais ainda carece de estudos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar com base nos pressupostos da Andragogia, se o uso de jogos como estratégia didático-pedagógica facilita a aprendizagem de adultos. A pesquisa foi realizada numa escola municipal, localizada no Estado de São Paulo, numa classe de EJA anos iniciais, 5ª fase, totalizando 15 alunos, com idades entre 23 e 62 anos. Foi aplicada uma sequência didática com jogos matemáticos, que envolviam os conteúdos de algoritmos da multiplicação e divisão e do raciocínio lógico-matemático. Os dados coletados constituíram dos resultados das avaliações realizadas antes e depois da aplicação da sequência didática. Dos resultados obtidos até o momento, pode-se afirmar que o uso dos jogos aliado aos pressupostos da Andragogia no ensino de Matemática para adultos foi um facilitador na aprendizagem.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2020-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/176010.37001/emr.v0i0.1760Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 39- 512317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1760/2006Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Morais, Juliana MarcondesBarreto, Maria Auxiliadora Motta2022-12-19T14:10:35Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1760Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:10:35Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
title EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
spellingShingle EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
de Morais, Juliana Marcondes
title_short EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
title_full EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
title_fullStr EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
title_full_unstemmed EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
title_sort EJA e o Ensino de Matemática: o uso de jogos como facilitador na aprendizagem de adultos
author de Morais, Juliana Marcondes
author_facet de Morais, Juliana Marcondes
Barreto, Maria Auxiliadora Motta
author_role author
author2 Barreto, Maria Auxiliadora Motta
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Morais, Juliana Marcondes
Barreto, Maria Auxiliadora Motta
description Os jogos ganharam grande visibilidade no ensino como ferramenta de apoio didático. O uso de jogos na EJA dos anos iniciais ainda carece de estudos. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar com base nos pressupostos da Andragogia, se o uso de jogos como estratégia didático-pedagógica facilita a aprendizagem de adultos. A pesquisa foi realizada numa escola municipal, localizada no Estado de São Paulo, numa classe de EJA anos iniciais, 5ª fase, totalizando 15 alunos, com idades entre 23 e 62 anos. Foi aplicada uma sequência didática com jogos matemáticos, que envolviam os conteúdos de algoritmos da multiplicação e divisão e do raciocínio lógico-matemático. Os dados coletados constituíram dos resultados das avaliações realizadas antes e depois da aplicação da sequência didática. Dos resultados obtidos até o momento, pode-se afirmar que o uso dos jogos aliado aos pressupostos da Andragogia no ensino de Matemática para adultos foi um facilitador na aprendizagem.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1760
10.37001/emr.v0i0.1760
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1760
identifier_str_mv 10.37001/emr.v0i0.1760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1760/2006
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 25 n. 66 (2020): jan./mar.; 39- 51
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130645385216