Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Marilia Maia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629
Resumo: Mostrar as características e atividades didáticas com uso de recursos educacionais analógicos e digitais no ensino de Geometria Espacial para o ensino básico é o objetivo perseguido neste artigo. A fundamentação teórica toma como base a utilização das tecnologias digitais na educação matemática brasileira, apoiando-se, principalmente, na obra Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Os recursos educacionais explorados, neste trabalho, são o Elica-Origami Nets, um software de geometria dinâmica, e o material concreto, constituído por folha A4, cola, tesoura e lápis de cor. Por sua vez, as atividades didáticas realizadas com o uso desses recursos educacionais possibilitaram a construção de breves relatos de pesquisas que se utilizaram desses mecanismos para mostrar suas potencialidades. Concluindo, pode-se afirmar que há atividades de Geometria Dinâmica que podem ser trabalhadas em nível de ensino básico, se apoiando em recursos educacionais digitais ou analógicos.
id SBEM_MAT-1_dfd4e14b9e1450b2603a50cd5282d94d
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1629
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino BásicoAtividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico.Mostrar as características e atividades didáticas com uso de recursos educacionais analógicos e digitais no ensino de Geometria Espacial para o ensino básico é o objetivo perseguido neste artigo. A fundamentação teórica toma como base a utilização das tecnologias digitais na educação matemática brasileira, apoiando-se, principalmente, na obra Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Os recursos educacionais explorados, neste trabalho, são o Elica-Origami Nets, um software de geometria dinâmica, e o material concreto, constituído por folha A4, cola, tesoura e lápis de cor. Por sua vez, as atividades didáticas realizadas com o uso desses recursos educacionais possibilitaram a construção de breves relatos de pesquisas que se utilizaram desses mecanismos para mostrar suas potencialidades. Concluindo, pode-se afirmar que há atividades de Geometria Dinâmica que podem ser trabalhadas em nível de ensino básico, se apoiando em recursos educacionais digitais ou analógicos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAtividade de sala de aulaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 178-1872317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Marilia Maia2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1629Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
title Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
spellingShingle Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
Moreira, Marilia Maia
Atividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico.
title_short Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
title_full Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
title_fullStr Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
title_full_unstemmed Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
title_sort Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
author Moreira, Marilia Maia
author_facet Moreira, Marilia Maia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Marilia Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico.
topic Atividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico.
description Mostrar as características e atividades didáticas com uso de recursos educacionais analógicos e digitais no ensino de Geometria Espacial para o ensino básico é o objetivo perseguido neste artigo. A fundamentação teórica toma como base a utilização das tecnologias digitais na educação matemática brasileira, apoiando-se, principalmente, na obra Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Os recursos educacionais explorados, neste trabalho, são o Elica-Origami Nets, um software de geometria dinâmica, e o material concreto, constituído por folha A4, cola, tesoura e lápis de cor. Por sua vez, as atividades didáticas realizadas com o uso desses recursos educacionais possibilitaram a construção de breves relatos de pesquisas que se utilizaram desses mecanismos para mostrar suas potencialidades. Concluindo, pode-se afirmar que há atividades de Geometria Dinâmica que podem ser trabalhadas em nível de ensino básico, se apoiando em recursos educacionais digitais ou analógicos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Atividade de sala de aula
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 178-187
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050130260557824