Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629 |
Resumo: | Mostrar as características e atividades didáticas com uso de recursos educacionais analógicos e digitais no ensino de Geometria Espacial para o ensino básico é o objetivo perseguido neste artigo. A fundamentação teórica toma como base a utilização das tecnologias digitais na educação matemática brasileira, apoiando-se, principalmente, na obra Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Os recursos educacionais explorados, neste trabalho, são o Elica-Origami Nets, um software de geometria dinâmica, e o material concreto, constituído por folha A4, cola, tesoura e lápis de cor. Por sua vez, as atividades didáticas realizadas com o uso desses recursos educacionais possibilitaram a construção de breves relatos de pesquisas que se utilizaram desses mecanismos para mostrar suas potencialidades. Concluindo, pode-se afirmar que há atividades de Geometria Dinâmica que podem ser trabalhadas em nível de ensino básico, se apoiando em recursos educacionais digitais ou analógicos. |
id |
SBEM_MAT-1_dfd4e14b9e1450b2603a50cd5282d94d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/1629 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino BásicoAtividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico.Mostrar as características e atividades didáticas com uso de recursos educacionais analógicos e digitais no ensino de Geometria Espacial para o ensino básico é o objetivo perseguido neste artigo. A fundamentação teórica toma como base a utilização das tecnologias digitais na educação matemática brasileira, apoiando-se, principalmente, na obra Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Os recursos educacionais explorados, neste trabalho, são o Elica-Origami Nets, um software de geometria dinâmica, e o material concreto, constituído por folha A4, cola, tesoura e lápis de cor. Por sua vez, as atividades didáticas realizadas com o uso desses recursos educacionais possibilitaram a construção de breves relatos de pesquisas que se utilizaram desses mecanismos para mostrar suas potencialidades. Concluindo, pode-se afirmar que há atividades de Geometria Dinâmica que podem ser trabalhadas em nível de ensino básico, se apoiando em recursos educacionais digitais ou analógicos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAtividade de sala de aulaapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 178-1872317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Marilia Maia2022-12-21T18:41:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1629Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:41:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico |
title |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico |
spellingShingle |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico Moreira, Marilia Maia Atividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico. |
title_short |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico |
title_full |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico |
title_fullStr |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico |
title_sort |
Atividades didáticas de geometria espacial baseadas no uso de recursos educacionais para discentes do Ensino Básico |
author |
Moreira, Marilia Maia |
author_facet |
Moreira, Marilia Maia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moreira, Marilia Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico. |
topic |
Atividades didáticas. Geometria espacial. Recursos educacionais. Ensino básico. |
description |
Mostrar as características e atividades didáticas com uso de recursos educacionais analógicos e digitais no ensino de Geometria Espacial para o ensino básico é o objetivo perseguido neste artigo. A fundamentação teórica toma como base a utilização das tecnologias digitais na educação matemática brasileira, apoiando-se, principalmente, na obra Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. Os recursos educacionais explorados, neste trabalho, são o Elica-Origami Nets, um software de geometria dinâmica, e o material concreto, constituído por folha A4, cola, tesoura e lápis de cor. Por sua vez, as atividades didáticas realizadas com o uso desses recursos educacionais possibilitaram a construção de breves relatos de pesquisas que se utilizaram desses mecanismos para mostrar suas potencialidades. Concluindo, pode-se afirmar que há atividades de Geometria Dinâmica que podem ser trabalhadas em nível de ensino básico, se apoiando em recursos educacionais digitais ou analógicos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Atividade de sala de aula |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1629/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 62 (2019): abr./jun.; 178-187 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050130260557824 |