Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Elizabeth Matos
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Moreira, Marília Maia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizontes (Dourados)
Texto Completo: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780
Resumo: Este relato descreve e analisa as inter-relações sobre o ensino e a aprendizagem da Geometria Espacial (GE) com uso de tecnologias digitais e material concreto. As teorias embasadoras desta proposta se reportaram à Taxonomia de Bloom (TB) e à Sequência Fedathi (SF). O público-alvo da experimentação foi composto por três turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Fortaleza (CE). Os resultados mostram que o planejamento didático da aula, com base na TB e SF, aliado à inserção de tecnologias, estimularam, dirigiram e envolveram, eficientemente, a ação docente, o objeto do saber da GE, em conformidade com os conhecimentos prévios e motivação dos estudantes.
id UFGD-8_5ffa3b3dc5e64691b2f8d3dd1e4cd2ff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8780
network_acronym_str UFGD-8
network_name_str Horizontes (Dourados)
repository_id_str
spelling Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de FortalezaEstratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental.Este relato descreve e analisa as inter-relações sobre o ensino e a aprendizagem da Geometria Espacial (GE) com uso de tecnologias digitais e material concreto. As teorias embasadoras desta proposta se reportaram à Taxonomia de Bloom (TB) e à Sequência Fedathi (SF). O público-alvo da experimentação foi composto por três turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Fortaleza (CE). Os resultados mostram que o planejamento didático da aula, com base na TB e SF, aliado à inserção de tecnologias, estimularam, dirigiram e envolveram, eficientemente, a ação docente, o objeto do saber da GE, em conformidade com os conhecimentos prévios e motivação dos estudantes.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/878010.30612/hre.v5i10.8780Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 195-2072318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780/4843Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Elizabeth MatosMoreira, Marília Maia2019-08-15T16:54:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8780Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:54:06Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
title Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
spellingShingle Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
Rocha, Elizabeth Matos
Estratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental.
title_short Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
title_full Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
title_fullStr Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
title_full_unstemmed Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
title_sort Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
author Rocha, Elizabeth Matos
author_facet Rocha, Elizabeth Matos
Moreira, Marília Maia
author_role author
author2 Moreira, Marília Maia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Elizabeth Matos
Moreira, Marília Maia
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental.
topic Estratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental.
description Este relato descreve e analisa as inter-relações sobre o ensino e a aprendizagem da Geometria Espacial (GE) com uso de tecnologias digitais e material concreto. As teorias embasadoras desta proposta se reportaram à Taxonomia de Bloom (TB) e à Sequência Fedathi (SF). O público-alvo da experimentação foi composto por três turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Fortaleza (CE). Os resultados mostram que o planejamento didático da aula, com base na TB e SF, aliado à inserção de tecnologias, estimularam, dirigiram e envolveram, eficientemente, a ação docente, o objeto do saber da GE, em conformidade com os conhecimentos prévios e motivação dos estudantes.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780
10.30612/hre.v5i10.8780
url https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780
identifier_str_mv 10.30612/hre.v5i10.8780
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780/4843
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
publisher.none.fl_str_mv Editora da Universidade Federal da Grande Dourados
dc.source.none.fl_str_mv Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 195-207
2318-1540
reponame:Horizontes (Dourados)
instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron:UFGD
instname_str Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
instacron_str UFGD
institution UFGD
reponame_str Horizontes (Dourados)
collection Horizontes (Dourados)
repository.name.fl_str_mv Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
repository.mail.fl_str_mv horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br
_version_ 1754831170577629184