Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizontes (Dourados) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780 |
Resumo: | Este relato descreve e analisa as inter-relações sobre o ensino e a aprendizagem da Geometria Espacial (GE) com uso de tecnologias digitais e material concreto. As teorias embasadoras desta proposta se reportaram à Taxonomia de Bloom (TB) e à Sequência Fedathi (SF). O público-alvo da experimentação foi composto por três turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Fortaleza (CE). Os resultados mostram que o planejamento didático da aula, com base na TB e SF, aliado à inserção de tecnologias, estimularam, dirigiram e envolveram, eficientemente, a ação docente, o objeto do saber da GE, em conformidade com os conhecimentos prévios e motivação dos estudantes. |
id |
UFGD-8_5ffa3b3dc5e64691b2f8d3dd1e4cd2ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8780 |
network_acronym_str |
UFGD-8 |
network_name_str |
Horizontes (Dourados) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de FortalezaEstratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental.Este relato descreve e analisa as inter-relações sobre o ensino e a aprendizagem da Geometria Espacial (GE) com uso de tecnologias digitais e material concreto. As teorias embasadoras desta proposta se reportaram à Taxonomia de Bloom (TB) e à Sequência Fedathi (SF). O público-alvo da experimentação foi composto por três turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Fortaleza (CE). Os resultados mostram que o planejamento didático da aula, com base na TB e SF, aliado à inserção de tecnologias, estimularam, dirigiram e envolveram, eficientemente, a ação docente, o objeto do saber da GE, em conformidade com os conhecimentos prévios e motivação dos estudantes.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/878010.30612/hre.v5i10.8780Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 195-2072318-1540reponame:Horizontes (Dourados)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780/4843Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃOinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Elizabeth MatosMoreira, Marília Maia2019-08-15T16:54:06Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8780Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/PUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/oaihorizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br2318-15402318-1540opendoar:2019-08-15T16:54:06Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza |
title |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza |
spellingShingle |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza Rocha, Elizabeth Matos Estratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental. |
title_short |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza |
title_full |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza |
title_fullStr |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza |
title_full_unstemmed |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza |
title_sort |
Estratégias didáticas no ensino de geometria: relato de experiência em uma escola pública de Fortaleza |
author |
Rocha, Elizabeth Matos |
author_facet |
Rocha, Elizabeth Matos Moreira, Marília Maia |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Marília Maia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Elizabeth Matos Moreira, Marília Maia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental. |
topic |
Estratégias didáticas. Recursos educacionais. Geometria Espacial. Ensino Fundamental. |
description |
Este relato descreve e analisa as inter-relações sobre o ensino e a aprendizagem da Geometria Espacial (GE) com uso de tecnologias digitais e material concreto. As teorias embasadoras desta proposta se reportaram à Taxonomia de Bloom (TB) e à Sequência Fedathi (SF). O público-alvo da experimentação foi composto por três turmas do sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada em Fortaleza (CE). Os resultados mostram que o planejamento didático da aula, com base na TB e SF, aliado à inserção de tecnologias, estimularam, dirigiram e envolveram, eficientemente, a ação docente, o objeto do saber da GE, em conformidade com os conhecimentos prévios e motivação dos estudantes. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780 10.30612/hre.v5i10.8780 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780 |
identifier_str_mv |
10.30612/hre.v5i10.8780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/8780/4843 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 HORIZONTES - REVISTA DE EDUCAÇÃO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizontes - Revista de Educação; v. 5 n. 10 (2017); 195-207 2318-1540 reponame:Horizontes (Dourados) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Horizontes (Dourados) |
collection |
Horizontes (Dourados) |
repository.name.fl_str_mv |
Horizontes (Dourados) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
horizontesrevistadeeducacao@gmail.com || editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1754831170577629184 |