A importância da Linguagem no Ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuchi, Ivanete
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1056
Resumo: A comunicação é um elemento importante na vida do ser humano. Esta afirmação, válida em termos genéricos, ganha especial destaque no contexto educativo. Ensinar e aprender são atos eminentemente comunicativos, que envolvem diversos agentes, entre os quais destacam-se os professores e alunos. Neste artigo pretende-se abordar a linguagem em termos de seus componentes e suas funções; a linguagem matemática e a comunicação em sala de aula de forma inter-relacionada. Procura-se mostrar como a linguagem do discurso pode auxiliar a aprendizagem dos alunos nos contextos da linguagem simbólica da matemática. Também se apresenta um pouco da história das primeiras notações precursoras da formalização, utilizadas na linguagem matemática.
id SBEM_MAT-1_e4523a399cf09f62fd5bcb934998f063
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1056
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling A importância da Linguagem no Ensino de MatemáticaA comunicação é um elemento importante na vida do ser humano. Esta afirmação, válida em termos genéricos, ganha especial destaque no contexto educativo. Ensinar e aprender são atos eminentemente comunicativos, que envolvem diversos agentes, entre os quais destacam-se os professores e alunos. Neste artigo pretende-se abordar a linguagem em termos de seus componentes e suas funções; a linguagem matemática e a comunicação em sala de aula de forma inter-relacionada. Procura-se mostrar como a linguagem do discurso pode auxiliar a aprendizagem dos alunos nos contextos da linguagem simbólica da matemática. Também se apresenta um pouco da história das primeiras notações precursoras da formalização, utilizadas na linguagem matemática.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2018-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1056Educação Matemática em Revista; Número 16 - Maio, 2004; 49-552317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1056/584Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessZuchi, Ivanete2018-01-09T13:07:43Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1056Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2018-01-09T13:07:43Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância da Linguagem no Ensino de Matemática
title A importância da Linguagem no Ensino de Matemática
spellingShingle A importância da Linguagem no Ensino de Matemática
Zuchi, Ivanete
title_short A importância da Linguagem no Ensino de Matemática
title_full A importância da Linguagem no Ensino de Matemática
title_fullStr A importância da Linguagem no Ensino de Matemática
title_full_unstemmed A importância da Linguagem no Ensino de Matemática
title_sort A importância da Linguagem no Ensino de Matemática
author Zuchi, Ivanete
author_facet Zuchi, Ivanete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuchi, Ivanete
description A comunicação é um elemento importante na vida do ser humano. Esta afirmação, válida em termos genéricos, ganha especial destaque no contexto educativo. Ensinar e aprender são atos eminentemente comunicativos, que envolvem diversos agentes, entre os quais destacam-se os professores e alunos. Neste artigo pretende-se abordar a linguagem em termos de seus componentes e suas funções; a linguagem matemática e a comunicação em sala de aula de forma inter-relacionada. Procura-se mostrar como a linguagem do discurso pode auxiliar a aprendizagem dos alunos nos contextos da linguagem simbólica da matemática. Também se apresenta um pouco da história das primeiras notações precursoras da formalização, utilizadas na linguagem matemática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1056
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1056
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1056/584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 16 - Maio, 2004; 49-55
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129446862848