Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985 |
Resumo: | Este artigo apresenta como proposta a possibilidade de se promover a Formação Continuada a professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Para tanto, sugere o compartilhamento de ideias por meio de práticas colaborativas com a elaboração de oficinas pedagógicas. Essas oficinas são promovidas a partir de produtos educacionais provenientes de pesquisas de Programas de Mestrado Profissional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso dos produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (2013-2016). Assim, o presente artigo reitera a importância da formação continuada como prática colaborativa em um movimento que representa um diálogo profissional, preconizado por Nóvoa (2009), que surge de oficinas pedagógicas, cujos instrumentos são os Produtos Educacionais advindos desses Programas. |
id |
SBEM_MAT-1_e6a2a8605cd9a0044402be680c7f29f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/985 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissionalFormação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional.Este artigo apresenta como proposta a possibilidade de se promover a Formação Continuada a professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Para tanto, sugere o compartilhamento de ideias por meio de práticas colaborativas com a elaboração de oficinas pedagógicas. Essas oficinas são promovidas a partir de produtos educacionais provenientes de pesquisas de Programas de Mestrado Profissional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso dos produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (2013-2016). Assim, o presente artigo reitera a importância da formação continuada como prática colaborativa em um movimento que representa um diálogo profissional, preconizado por Nóvoa (2009), que surge de oficinas pedagógicas, cujos instrumentos são os Produtos Educacionais advindos desses Programas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 114-1272317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Cristiane Pereira dos SantosRodrigues, Chang2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/985Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional |
title |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional |
spellingShingle |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional Couto, Cristiane Pereira dos Santos Formação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional. |
title_short |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional |
title_full |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional |
title_fullStr |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional |
title_full_unstemmed |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional |
title_sort |
Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional |
author |
Couto, Cristiane Pereira dos Santos |
author_facet |
Couto, Cristiane Pereira dos Santos Rodrigues, Chang |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Chang |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, Cristiane Pereira dos Santos Rodrigues, Chang |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional. |
topic |
Formação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional. |
description |
Este artigo apresenta como proposta a possibilidade de se promover a Formação Continuada a professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Para tanto, sugere o compartilhamento de ideias por meio de práticas colaborativas com a elaboração de oficinas pedagógicas. Essas oficinas são promovidas a partir de produtos educacionais provenientes de pesquisas de Programas de Mestrado Profissional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso dos produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (2013-2016). Assim, o presente artigo reitera a importância da formação continuada como prática colaborativa em um movimento que representa um diálogo profissional, preconizado por Nóvoa (2009), que surge de oficinas pedagógicas, cujos instrumentos são os Produtos Educacionais advindos desses Programas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 114-127 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050129401774080 |