Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, Cristiane Pereira dos Santos
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Rodrigues, Chang
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985
Resumo: Este artigo apresenta como proposta a possibilidade de se promover a Formação Continuada a professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Para tanto, sugere o compartilhamento de ideias por meio de práticas colaborativas com a elaboração de oficinas pedagógicas. Essas oficinas são promovidas a partir de produtos educacionais provenientes de pesquisas de Programas de Mestrado Profissional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso dos produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (2013-2016). Assim, o presente artigo reitera a importância da formação continuada como prática colaborativa em um movimento que representa um diálogo profissional, preconizado por Nóvoa (2009), que surge de oficinas pedagógicas, cujos instrumentos são os Produtos Educacionais advindos desses Programas.
id SBEM_MAT-1_e6a2a8605cd9a0044402be680c7f29f3
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/985
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissionalFormação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional.Este artigo apresenta como proposta a possibilidade de se promover a Formação Continuada a professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Para tanto, sugere o compartilhamento de ideias por meio de práticas colaborativas com a elaboração de oficinas pedagógicas. Essas oficinas são promovidas a partir de produtos educacionais provenientes de pesquisas de Programas de Mestrado Profissional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso dos produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (2013-2016). Assim, o presente artigo reitera a importância da formação continuada como prática colaborativa em um movimento que representa um diálogo profissional, preconizado por Nóvoa (2009), que surge de oficinas pedagógicas, cujos instrumentos são os Produtos Educacionais advindos desses Programas.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 114-1272317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessCouto, Cristiane Pereira dos SantosRodrigues, Chang2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/985Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
title Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
spellingShingle Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
Couto, Cristiane Pereira dos Santos
Formação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional.
title_short Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
title_full Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
title_fullStr Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
title_full_unstemmed Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
title_sort Oficinas de formação continuada para professores de matemática: uma contribuição do mestrado profissional
author Couto, Cristiane Pereira dos Santos
author_facet Couto, Cristiane Pereira dos Santos
Rodrigues, Chang
author_role author
author2 Rodrigues, Chang
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, Cristiane Pereira dos Santos
Rodrigues, Chang
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional.
topic Formação Continuada. Práticas Colaborativas. Professor de Matemática. Mestrado Profissional.
description Este artigo apresenta como proposta a possibilidade de se promover a Formação Continuada a professores de Matemática que atuam na Educação Básica. Para tanto, sugere o compartilhamento de ideias por meio de práticas colaborativas com a elaboração de oficinas pedagógicas. Essas oficinas são promovidas a partir de produtos educacionais provenientes de pesquisas de Programas de Mestrado Profissional. Este estudo tem uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso dos produtos educacionais disponíveis no último quadriênio do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências da Universidade do Grande Rio (2013-2016). Assim, o presente artigo reitera a importância da formação continuada como prática colaborativa em um movimento que representa um diálogo profissional, preconizado por Nóvoa (2009), que surge de oficinas pedagógicas, cujos instrumentos são os Produtos Educacionais advindos desses Programas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/985/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 114-127
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129401774080