Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação Matemática em Revista |
Texto Completo: | https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/71 |
Resumo: | O presente artigo é o relato de uma experiência com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do Paraná. A experiência realizada é conseqüência do interesse dos alunos por uma situação descrita por um deles em sala de aula envolvendo o conceito de proporcionalidade. Na perspectiva da Educação Matemática Crítica, o problema que motivou o estudo do conceito de proporcio-nalidade tinha como meta determinar qual embalagem é mais "vantajosa" para o consumidor, considerando certo produto, de uma determi-nada marca, em suas diferentes apresentações e embalagens, em relação à quantidade e ao preço. Os alunos pesquisaram os preços de dife-rentes produtos, levantaram e testaram hipóteses, elaboraram e resolveram problemas. A experiência de ensino propiciou a aprendizagem de conteúdos matemáticos, bem como aproximações a um conhecimento reflexivo. Experiências como a descrita podem colaborar para uma postura crítica dos alunos enquanto consumidores. |
id |
SBEM_MAT-1_e6b7c780c8873e0eb049a8ccde7eebf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:emr.www.sbem.com.br:article/71 |
network_acronym_str |
SBEM_MAT-1 |
network_name_str |
Educação Matemática em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula.O presente artigo é o relato de uma experiência com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do Paraná. A experiência realizada é conseqüência do interesse dos alunos por uma situação descrita por um deles em sala de aula envolvendo o conceito de proporcionalidade. Na perspectiva da Educação Matemática Crítica, o problema que motivou o estudo do conceito de proporcio-nalidade tinha como meta determinar qual embalagem é mais "vantajosa" para o consumidor, considerando certo produto, de uma determi-nada marca, em suas diferentes apresentações e embalagens, em relação à quantidade e ao preço. Os alunos pesquisaram os preços de dife-rentes produtos, levantaram e testaram hipóteses, elaboraram e resolveram problemas. A experiência de ensino propiciou a aprendizagem de conteúdos matemáticos, bem como aproximações a um conhecimento reflexivo. Experiências como a descrita podem colaborar para uma postura crítica dos alunos enquanto consumidores.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/71Educação Matemática em Revista; Número 28 - Novembro, 2009; 7-122317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/71/65Silva, Marcia Cristina NagyCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:47Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/71Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:47Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. |
title |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. |
spellingShingle |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. Silva, Marcia Cristina Nagy |
title_short |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. |
title_full |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. |
title_fullStr |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. |
title_sort |
Educação matemática crítica e o conceito de proporcionalidade em sala de aula. |
author |
Silva, Marcia Cristina Nagy |
author_facet |
Silva, Marcia Cristina Nagy Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author_role |
author |
author2 |
Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Marcia Cristina Nagy Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade |
description |
O presente artigo é o relato de uma experiência com alunos de 8ª série do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual do Paraná. A experiência realizada é conseqüência do interesse dos alunos por uma situação descrita por um deles em sala de aula envolvendo o conceito de proporcionalidade. Na perspectiva da Educação Matemática Crítica, o problema que motivou o estudo do conceito de proporcio-nalidade tinha como meta determinar qual embalagem é mais "vantajosa" para o consumidor, considerando certo produto, de uma determi-nada marca, em suas diferentes apresentações e embalagens, em relação à quantidade e ao preço. Os alunos pesquisaram os preços de dife-rentes produtos, levantaram e testaram hipóteses, elaboraram e resolveram problemas. A experiência de ensino propiciou a aprendizagem de conteúdos matemáticos, bem como aproximações a um conhecimento reflexivo. Experiências como a descrita podem colaborar para uma postura crítica dos alunos enquanto consumidores. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/71 |
url |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/71 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/71/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista; Número 28 - Novembro, 2009; 7-12 2317-904X 1517-3941 reponame:Educação Matemática em Revista instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) instacron:SBEM_MAT |
instname_str |
Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
instacron_str |
SBEM_MAT |
institution |
SBEM_MAT |
reponame_str |
Educação Matemática em Revista |
collection |
Educação Matemática em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF) |
repository.mail.fl_str_mv |
emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br |
_version_ |
1797050127826812928 |