Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Heron Miguez Gonzalez
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Souza, Antônio Carlos de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2514
Resumo: Esse estudo tem por objetivo revisar, categorizar e analisar a produção científica em periódicos brasileiros sobre o Ensino de Probabilidade na Educação Básica. Tendo em vista a relevância do Ensino de Probabilidade dentro da Educação Estatística na constituição, uma matemática não determinística nas aulas de Matemática da Educação Básica, realizamos uma revisão sistemática de literatura, em que selecionamos de forma sistematizada, sintetizamos e categorizamos um total de 24 artigos de forma a procurar convergências significativas. Encontramos poucos trabalhos em Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, uma maioria de estudos de origem nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, uma concentração de publicação de pesquisas em números temáticos e uma prevalência das metodologias qualitativas, com poucos relatos de experiência e muitas pesquisas com intervenção em sala de aula e trabalhos teóricos. Observamos também uma baixa quantidade de pesquisas que referenciam ou discutem a BNCC. Consideramos que essa caracterização expõe uma série de espaços em aberto para novas pesquisas na área, além de um sinal de sucesso dos números temáticos em impulsionar as pesquisas em ensino de probabilidade
id SBEM_MAT-1_ef13d208c1c6cb1ffa20ff2f627f97f1
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/2514
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação BásicaEsse estudo tem por objetivo revisar, categorizar e analisar a produção científica em periódicos brasileiros sobre o Ensino de Probabilidade na Educação Básica. Tendo em vista a relevância do Ensino de Probabilidade dentro da Educação Estatística na constituição, uma matemática não determinística nas aulas de Matemática da Educação Básica, realizamos uma revisão sistemática de literatura, em que selecionamos de forma sistematizada, sintetizamos e categorizamos um total de 24 artigos de forma a procurar convergências significativas. Encontramos poucos trabalhos em Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, uma maioria de estudos de origem nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, uma concentração de publicação de pesquisas em números temáticos e uma prevalência das metodologias qualitativas, com poucos relatos de experiência e muitas pesquisas com intervenção em sala de aula e trabalhos teóricos. Observamos também uma baixa quantidade de pesquisas que referenciam ou discutem a BNCC. Consideramos que essa caracterização expõe uma série de espaços em aberto para novas pesquisas na área, além de um sinal de sucesso dos números temáticos em impulsionar as pesquisas em ensino de probabilidadeSociedade Brasileira de Educação Matemática2021-10-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/251410.37001/emr.v26i72.2514Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 72 (2021): jul./set.; 125 - 1402317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2514/1998Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess Gomes, Heron Miguez GonzalezSouza, Antônio Carlos de2022-12-19T14:02:32Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/2514Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-19T14:02:32Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
title Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
spellingShingle Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
Gomes, Heron Miguez Gonzalez
title_short Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
title_full Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
title_fullStr Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
title_full_unstemmed Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
title_sort Um estudo sobre trabalhos publicados em periódicos brasileiros que abordam o ensino de probabilidade na Educação Básica
author Gomes, Heron Miguez Gonzalez
author_facet Gomes, Heron Miguez Gonzalez
Souza, Antônio Carlos de
author_role author
author2 Souza, Antônio Carlos de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Heron Miguez Gonzalez
Souza, Antônio Carlos de
description Esse estudo tem por objetivo revisar, categorizar e analisar a produção científica em periódicos brasileiros sobre o Ensino de Probabilidade na Educação Básica. Tendo em vista a relevância do Ensino de Probabilidade dentro da Educação Estatística na constituição, uma matemática não determinística nas aulas de Matemática da Educação Básica, realizamos uma revisão sistemática de literatura, em que selecionamos de forma sistematizada, sintetizamos e categorizamos um total de 24 artigos de forma a procurar convergências significativas. Encontramos poucos trabalhos em Educação Inclusiva e Educação de Jovens e Adultos, uma maioria de estudos de origem nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, uma concentração de publicação de pesquisas em números temáticos e uma prevalência das metodologias qualitativas, com poucos relatos de experiência e muitas pesquisas com intervenção em sala de aula e trabalhos teóricos. Observamos também uma baixa quantidade de pesquisas que referenciam ou discutem a BNCC. Consideramos que essa caracterização expõe uma série de espaços em aberto para novas pesquisas na área, além de um sinal de sucesso dos números temáticos em impulsionar as pesquisas em ensino de probabilidade
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2514
10.37001/emr.v26i72.2514
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2514
identifier_str_mv 10.37001/emr.v26i72.2514
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/2514/1998
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 26 n. 72 (2021): jul./set.; 125 - 140
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050131082641408