Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Palanch, Wagner Barbosa de Lima
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/239
Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar a pesquisa diagnóstica realizada com alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, do município de São Paulo, com situações- problema referentes ao Campo Aditivo. Ela é um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada com alunos de 38 escolas públicas, da cidade de São Paulo, que realizaram uma sondagem do campo aditivo com 4 questões planejadas com base na Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados do presente trabalho apontam a necessidade de formação continuada dos professores para que, neste espaço, possam refletir sobre a sondagem (importante instrumento de coleta de dados), os encaminhamentos didáticos mais adequados para o trabalho com resolução de problemas em sala de aula e as intervenções necessárias para o avanço nas aprendizagens dos alunos.
id SBEM_MAT-1_ef59428a4f1163b042af97def69fe170
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/239
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de AlgoritmosSondagemResolução de ProblemasCampos ConceituaisEducação MatemáticaO presente artigo tem por objetivo apresentar a pesquisa diagnóstica realizada com alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, do município de São Paulo, com situações- problema referentes ao Campo Aditivo. Ela é um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada com alunos de 38 escolas públicas, da cidade de São Paulo, que realizaram uma sondagem do campo aditivo com 4 questões planejadas com base na Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados do presente trabalho apontam a necessidade de formação continuada dos professores para que, neste espaço, possam refletir sobre a sondagem (importante instrumento de coleta de dados), os encaminhamentos didáticos mais adequados para o trabalho com resolução de problemas em sala de aula e as intervenções necessárias para o avanço nas aprendizagens dos alunos.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2013-08-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/239Educação Matemática em Revista; Número 35 - Março, 2012; 05 - 152317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/239/227Palanch, Wagner Barbosa de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-22T15:39:48Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/239Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2024-04-22T15:39:48Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos
title Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos
spellingShingle Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos
Palanch, Wagner Barbosa de Lima
Sondagem
Resolução de Problemas
Campos Conceituais
Educação Matemática
title_short Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos
title_full Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos
title_fullStr Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos
title_full_unstemmed Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos
title_sort Sondagem das Ideias do Campo Aditivo: Resolução de Problemas ou Aplicabilidade de Algoritmos
author Palanch, Wagner Barbosa de Lima
author_facet Palanch, Wagner Barbosa de Lima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Palanch, Wagner Barbosa de Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Sondagem
Resolução de Problemas
Campos Conceituais
Educação Matemática
topic Sondagem
Resolução de Problemas
Campos Conceituais
Educação Matemática
description O presente artigo tem por objetivo apresentar a pesquisa diagnóstica realizada com alunos do 2º ao 4º ano do Ensino Fundamental I, do município de São Paulo, com situações- problema referentes ao Campo Aditivo. Ela é um recorte de uma pesquisa que está sendo realizada com alunos de 38 escolas públicas, da cidade de São Paulo, que realizaram uma sondagem do campo aditivo com 4 questões planejadas com base na Teoria dos Campos Conceituais. Os resultados do presente trabalho apontam a necessidade de formação continuada dos professores para que, neste espaço, possam refletir sobre a sondagem (importante instrumento de coleta de dados), os encaminhamentos didáticos mais adequados para o trabalho com resolução de problemas em sala de aula e as intervenções necessárias para o avanço nas aprendizagens dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/239
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/239
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/239/227
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; Número 35 - Março, 2012; 05 - 15
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050127906504704